» Início » Cozinhas » Conheça flores que talvez você não sabia que são comestíveis

Conheça flores que talvez você não sabia que são comestíveis

por | fev 7, 2022 | Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Certamente, muitos de nós já viram fotos antigas de festas de batizado, noivado, casamento, aniversário, entre outras comemorações, em que os bolos eram de vários andares e decorados com flores confeccionadas por confeiteiros altamente habilidosos, com técnicas, ingredientes e utensílios adaptados para que essas fossem as mais perfeitas, um trabalho realmente artístico.

Utilizar flores na culinária não é uma ideia que nasceu nos dias de hoje. Na verdade, encontramos registros de que, desde a Idade Média, os pratos já recebiam essa decoração. Até mesmo o cultivo de rosas e violetas, com a função destinada para o emprego na cozinha, era feito pelos romanos. Vale ressaltar que atualmente muitas plantas são consideradas comestíveis, porém o cuidado tem que ser tomado, já que muitas são tóxicas. O ideal é utilizar sempre as orgânicas e de fornecedor confiável, e somente ser colocada no prato no momento da degustação, para não tirar suas características, como a forma, a cor e a delicadeza.

Entre tantos pratos, as flores se adequam perfeitamente ao cardápio salgado e ao doce, como um belo ceviche de salmão decorado com calêndula, capuchinha e cravina, ou uma omelete com sementes e folhas de capuchinha. E, para incrementar ainda mais, que tal servir uma maravilhosa salada de frutas decorada com amor-perfeito comestível, ou quem sabe um sorvete de creme e frutas vermelhas com um toque de óleo essencial de lavanda e decorado com as flores secas de lavanda. Enfim, uma infinidade de sugestões pode ser adotada para que o alimento seja muito mais valorizado e nutritivo; afinal, comemos também pelo olhar.

Outras flores sugeridas são os dentes-de-leão, muito saborosos em saladas, geleias e sobremesas, com propriedades antioxidantes e antirreumáticas; o amor-perfeito, ressaltado pela sua delicadeza, pode ser utilizado em bebidas e sopas, com destaque na decoração de qualquer prato; as tagetes, com seu gosto levemente amargo, substituem o açafrão e dão um toque ideal para saladas, sopas, molhos, bolos e pães; remetendo ao sabor do agrião e levemente com gosto apimentado, a capuchinha é ideal para aromatizar o vinagre e acompanhar saladas e pratos frios, já que pode ser inteiramente digerida.

Para aqueles que buscam um alto nível de nutrientes, a acácia-branca é ideal, pois apresenta muitos nutrientes, aminoácidos e vitaminas, podendo ser utilizada em sopas, refogados e chás.

Podemos destacar ainda: a flor-de-mel, a cravina, a borragem, a calêndula e a violeta, entre outras, mas nunca podemos esquecer que as flores são fundamentais para todos os momentos, principalmente os de comemoração, como as flores de aniversário que oferecemos às pessoas especiais. Portanto, na próxima oportunidade que tiver, pense com criatividade. Com um buquê ou uma cesta de flores, pode-se oferecer um prato requintado com flores comestíveis.

 

Foto Destaque: iStock/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens