» Início » Receitas » Doces » 2 receitas fáceis de pão para fazer em casa

2 receitas fáceis de pão para fazer em casa

por | dez 21, 2021 | Doces, Receitas, Salgadas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O pão é um dos alimentos mais populares (e versáteis) do mundo. Pode ser feito em receitas doces e salgadas, ser consumido quente ou, se amanhecido, pode ser aproveitado em outras receitas, além de protagonizar, à sua maneira, todas as refeições do nosso dia. Confira a seguir as duas receitas fáceis de pão para fazer em casa!

Eis um pequeno fato histórico: conhecido como o primeiro alimento manufaturado da humanidade, o pão é consumido há mais de 30 mil anos, mas foi no Egito Antigo que sua versão fermentada, semelhante a que comemos hoje, ganhou fama. Os egípcios consumiam o pão moderno já por volta de 4000 a.C. E vale destacar que, no antigo Egito, o alimento era a forma de salário padrão: os camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho.

Leia mais: Egito Antigo (3.500 A.C. – 1.100 A.C.): Cultura e Gastronomia

Hoje, esse alimento é um dos mais consumidos no planeta e pode ser feito de várias maneiras em casa. Portanto, para celebrar essa maravilha gastronômica, conheça duas receitas fáceis de pão caseiro quentinho e delicioso.

1 – Pão Italiano

Diferentemente do que se imagina, o pão italiano é uma das receitas mais conhecidas do mundo e simples de se fazer em casa – e evita pagar caro na padaria.


Insumos

– 1kg de Farinha de Trigo;
– 2 colheres (sopa) de Fermento Biológico Fresco;
– 1 colher (sopa) de Sal;
– 3 e 1/4 xícaras de Água;
– 350g de Linguiça Calabresa fresca (opcional).


Modo de Preparo

Misture a farinha e a água, sove bem a massa e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, acrescente o fermento e o sal, misturando tudo muito bem, e deixe descansar por mais 20 minutos. Depois, fracione em 3 porções de 600g de massa, faça três bolinhas e deixe descansar por mais 30 minutos. Abra a massa, faça uma dobra e enrole no formato de filão ou deixe redondinho.

Caso deseje rechear o pão, com a massa aberta, disponha os pedaços de linguiça calabresa como um recheio de rocambole. Em seguida, modele os pães e coloque para descansar em um pano untado com farinha. Quando perceber que a massa quase dobrou de tamanho, está na hora de assar – já deixe o forno preaquecido a 200ºC. É importante criar vapor no forno antes de colocar a massa; para isso, basta borrifar água ou deixar uma assadeira quente com líquido dentro do forno.

O tempo de forno é em torno de 40 minutos. Quando estiver com cheiro de pão assado e bem douradinho, é só retirar e se deliciar.


2 – Pão de Milho

O pão de milho também é uma receita de pão doce bem fácil, muito utilizada no café da manhã. Acompanhe a receita e veja como é simples.


Insumos

– 500g de Farinha de Trigo;
– 150g de Milho Verde;
– 150ml de Água gelada;
– 2 Ovos;
– 100g de Fubá Mimoso;
– 75g de Açúcar Refinado;
– 50g de Leite Condensado;
– 30g de Fermento Biológico Fresco;
– 25g de Manteiga;
– 12g de Sal;
– 10g de Reforçador de Farinha;
– 8g de Erva-doce;
– 5ml de Essência de Milho Verde.


Modo de Preparo

Coloque em uma vasilha ou bancada todos os ingredientes secos e misture-os bem com auxílio de uma espátula. Em seguida, acrescente ovos, margarina e leite condensado e continue mexendo por mais ou menos três minutos. Junte à massa o milho batido com 50% da água, juntamente com a essência, e misture bem. Logo após, acrescente o restante da água aos poucos e vá sovando até a massa atingir o ponto de véu. Faça cortes de 150g, faça bolinhas de massa e deixe descansar por 15 minutos.

Depois, abra-a com cuidado e enrole. Junte três massas e trance para depois passar no fubá. Coloque em formas de pão e deixe descansar por mais ou menos 50 minutos. Leve ao forno preaquecido a 170ºC até ficar dourado.

 

Vale lembrar que o tempo que os pães levam para assar pode variar, dependendo da temperatura ambiente, do tamanho do forno e de marcas diferentes de fogão, o que pode também resultar em tempos diferentes de cozimento. O ideal é ir acompanhando enquanto o pão é assado para evitar que fique cru ou então que passe do ponto.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens