» Início » Áreas » Nutrição » 5 alimentos para cuidar da saúde da pele

5 alimentos para cuidar da saúde da pele

por | dez 10, 2021 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Uma pele bonita e saudável como a das grandes estrelas do cinema é o sonho de qualquer pessoa, embora seja a realidade de poucos. Portanto, ainda mais com o repentino foco no bem-estar e autocuidado proporcionado pela pandemia, é de se esperar que os produtos de skin care sejam cada vez mais procurados e divulgados.

Leia mais: Melhores cursos de nutrição online

Porém acredite: apenas produtos tópicos, como cremes, pomadas e óleos, não são suficientes para conquistar a pele dos sonhos. A dieta também desempenha um papel muito importante nessa jornada e se apresenta como uma opção muito saudável para o resto do corpo como benefício. Falando em pele, não deixe de conferir o melhor anticoncepcional para pele.

Leia mais: Confira os alimentos que podem prolongar o bronzeamento na sua pele

Muita gente não sabe, mas a pele é o maior órgão do corpo humano e representa cerca de 15% de todo nosso peso corporal. Em um adulto, pode chegar a pesar 10 quilos. E, assim como qualquer outro órgão do corpo, ela precisa de um tratamento adequado e uma dieta balanceada para seguir firme, forte e bonita.

Como são muitos os alimentos que trazem benefícios para a saúde da pele, separamos algumas opções e seus benefícios. Confira!

Alimentos para cuidar da saúde da pele


1 – Cenoura

As cenouras, além de serem um prato prático para se comer quente ou frio, cozido ou até mesmo cru, são uma ótima fonte de betacarotenos. É esse o nutriente responsável pela cor alaranjada do tubérculo e, quando ingerido, pode auxiliar na proteção da pele dos raios UVA e UVB, o que ajuda a impedir o envelhecimento precoce pelos raios solares. Outros alimentos ricos em betacarotenos são o brócolis e o mamão.


2 – Frutas ricas em vitamina C

A vitamina C é muito conhecida pelo fortalecimento da imunidade, mas pouca gente sabe que ela também é fundamental para a saúde da pele. Essa vitamina pode contribuir para a formação do colágeno, que é responsável por trazer firmeza à tez. Os principais alimentos ricos em vitamina C são as frutas cítricas, como laranja, limão, kiwi e tangerina.


3 – Abóbora

As abóboras, de todos os tipos, são ricas em enzimas e alfa-hidroxiácidos, que têm a função de suavizar a pele e restaurar seu pH. Como contém uma abundância de fibras e zinco, o alimento ajuda a regular a quantidade de oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas presentes na pele, o que evita o aparecimento de cravos e acne no rosto.


4 – Mamão

Rico em nutrientes como potássio, magnésio e vitamina A e C, o mamão ajuda a recuperar a elasticidade e a firmeza da pele, reduzindo a aparência de rugas e linhas de expressão. Além disso, a fruta possui uma enzima chamada papaína, que é capaz de promover a renovação celular, desobstruir poros, hidratar a pele e prevenir o aparecimento de cravos e acne.


5 – Cacau

O cacau é o principal ingrediente na preparação do chocolate e também pode ajudar na beleza da pele. Ele possui uma substância chamada teobromina, que tem ação protetora e age na prevenção e suavização de manchas.


Além da alimentação

A alimentação é um segmento importante no cuidado com a pele, mas não o único. É sempre importante fazer um acompanhamento com um dermatologista e aplicar com regularidade cremes e pomadas compatíveis ao tipo de pele, além de fazer uso de outros apetrechos desenvolvidos para o skin care, como pedras de massagem, máscaras e seus ventiladores para secar os produtos, esfoliantes, argilas, etc.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens