» Início » Notícias » Festivais » Sabores da Terra começa nesta sexta na Lagoa do Taquaral em Campinas

Sabores da Terra começa nesta sexta na Lagoa do Taquaral em Campinas

por | nov 23, 2021 | Festivais, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra lançado em 2015 na cidade de Indaiatuba, fará sua nova edição em Campinas. O evento tem percorrido diversas cidades do interior de São Paulo com o propósito de valorizar a gastronomia local e regional, além de ajudar a promover pequenos produtores do entorno.

Leia mais: 10 comidas típicas de Campinas

A festa começa no dia 26, das 18h às 22h, e dias 27 e 28 de novembro, das 12h às 22h, nos portões 5 e 7 da Lagoa do Taquaral, trazendo o melhor da gastronomia de raiz com pratos feitos em fogo de chão no disco de arado, parrilla, defumadores e fogão a lenha. Ao todo participam mais de 25 operações de gastronomia e uma alameda com artesãos, pequenos produtores e uma barraca da Morada Espírita Professor Lairi Hans com artesanato natalino, cuja renda será totalmente revertida para as obras sociais da entidade.

A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível para a campanha da Prefeitura Municipal de Campinas, intitulada “Natal Sem Fome”. Todos os alimentos doados, serão entregues ao banco de alimentos da cidade para às famílias em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com Renata Tannuri Meneghetti, idealizadora do evento, a missão do Sabores da Terra é manter viva as memórias e a cultura do lugar por meio da culinária, mostrando as riquezas da região, ingredientes e produtos artesanais. Em cada cidade que passa, o Festival consegue promover um intercâmbio entre o cozinheiro e o produtor rural. “A gastronomia e sua diversidade é sem dúvida um patrimônio que precisa ser preservado e divulgado. Encontramos receitas e técnicas culinárias valiosas que estão se perdendo na memória de antigas cozinheiras que a nova geração merece conhecer. A retomada dos eventos presenciais tem sido muito importante para todos que trabalham nesse segmento“, destaca Renata.

Resgate de tradições

Quem passar pelo local, poderá degustar uma grande variedade de pratos, muitos deles elaborados com ingredientes oriundos de pequenos produtores. Paella caipira, joelho de porco, uma ilha de costela fogo de chão, porco paraguaia com arroz biro biro e vinagrete de abacaxi, hambúrguer na parrilla, assadores com cortes especiais, torresmo de rolo, baião de dois, massas artesanais, costela com mandioca na manteiga de garrafa, lanche no corte “boquinha de anjo” – tradicional da cidade – e nhoque de banana-da-terra com ragu de camarão ou ragu de cogumelos – para atender os vegetarianos -, são algumas das opções.

Bares tradicionais e restaurantes da cidade também marcarão presença na festa como o Bar do Marcelino, Estação Marupiara, Kansas, Maria Maria e Trieste Cucina. Para harmonizar com os pratos, cerveja artesanal da melhor qualidade.

O evento conta com a “Alameda do Açúcar” com doces mineiros, sorvete, milk-shake, paletas, balas de coco, bubble waffle, muito churros, algodão-doce, pipoca doce e salgada e uma ilha de raspadinha para relembrar os anos 80. Os pratos salgados e doces custam de R$ 5 a R$ 45.

Sabores da Terra começa nesta sexta na Lagoa do Taquaral em Campinas

Foto aérea do Sabores da Terra em 2019 – Crédito: Marcelo Malorod


Cozinha Show com chefs convidados

Nesta edição o público terá a oportunidade de conhecer renomados chefs, cozinheiros e produtores da região que vão mostrar seu talento e arte por meio das aulas-show e workshops gratuitos. O comando dessa área ficará por conta do curso de gastronomia da UniMetrocamp, sob a batuta do prof. Caio Nunes. Para participar não é preciso fazer inscrição prévia.


27 de novembro
  • 12h30 – Polenta com Ragu – Aluna Ana Flávia – UniMetrocamp Wyden;
  • 13h30 – Nhoque da Mãe Bel – Prof. Caio Nunes – UniMetrocamp Wyden;
  • 14h30 – Macarrão da Vó – Profª. Elissa França;
  • 15h30 – Sabores da Terra convida: Chef Eriksen Miyasaki com Ciabatta e Sanduíche Pulled Pork;
  • 16h30 – Biscoito de Natal da Vó Corina – Prof. Caio Nunes – UniMetrocamp Wyden;
  • 17h30 – Sabores da Terra convida: Chef e assador Fabio Freitas – O blend do burger perfeito e como empreender na área.

28 de novembro
  • 12h30 – Vai um Brigadeiro Aí? – Prof. Caio Nunes e Profª. Elissa França;
  • 13h30 – Sabores Conta História: Chef e Assador Michel Diniz e os segredos de um bom Churrasco;
  • 14h30 – Nhoque de batata-roxa – Ex-aluna – UniMetrocamp Wyden;
  • 15h30 – Drinks Refrescantes – Aluno Caio Cruz – UniMetrocamp Wyden;
  • 16h30 – Sabores da Terra convida: Rob Vulcano – Cuteleiro Profissional.


Programação musical

No palco de shows, cinco bandas animam os três dias de evento.

Na sexta, a partir das 19h, quem abre o evento é o músico Fabinho Azevedo ao lado de outros músicos para uma boa noite de samba. No sábado, às 12h30, o show é com Big Chico Blues Band, considerado um dos maiores nomes do Blues e da Soul music da atualidade. À noite quem anima a festa é Roberto Tempesta & Banda, a partir das 19h.

No domingo uma grande atração aguarda o público, a Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos faz sua apresentação às 13h, com duas participações especiais: o cantor, compositor e instrumentista Mazinho Quevedo – indicado ao Grammy Latino em 2009 e considerado um dos maiores violeiros do país e também um dos maiores propagadores e estudiosos da cultura caipira -, e a dupla Camila e Gabriel, irmãos da cidade de Monte Sião que vem de uma família de músicos, de cantores e compositores e trazem na bagagem, participações com as melhores duplas sertanejas do Brasil, incluindo Milionário e José Rico, Fernando e Sorocaba, Edson e Hudson, Guilherme e Santiago, entre outras. Em 2011 eles foram finalistas do programa Ídolos, na Record TV.

Sob a regência do maestro Robson Furioso, os 24 músicos manejam 21 violas caipira, um contrabaixo, uma flauta, dois violões e um berrante, mantém exclusivamente a tradição de seu repertório com a imortal música sertaneja de raiz e tem como propósito preservar e perpetuar a essência da cultura caipira. O grupo já dividiu o palco com nomes consagrados da música sertaneja de raiz, como o próprio Mazinho Quevedo, Pena Branca, Craveiro e Cravinho e Inezita Barroso.

O encerramento será com o grande show da banda Queen Lives a partir das 19h com o músico Antônio Lobato no vocal.


Feira de produtores, área de lazer kids e comprovante de vacinação

O festival tem a tradição de valorizar o movimento slow food e abrir espaço para a produção local. Todas as edições do evento possuem uma alameda de produtores e em Campinas terá produtos como queijos, temperos, mini-legumes, licores, geleias, cachaças, especiarias, sais, queijos, frutas exóticas do mercadão e muito mais.

Para as crianças haverá atrações com personagens infantis e uma ampla área kids com muitos infláveis e outros brinquedos.

O acesso ao espaço do festival somente será permitido para quem apresentar o comprovante de vacinação, mediante apresentação da carteirinha ou do aplicativo do Governo do Estado (ConectSus).

Para quem não tomou nenhuma dose, assim como crianças com menos de 12 anos, a entrada só será permitida com a apresentação de um exame negativo de PCR realizado nas últimas 48h ou Antígeno realizado nas últimas 24h.

Dentro do evento será obrigatório o uso de máscara, exceto quando o participante estiver comendo ou bebendo. Serão disponibilizados displays de álcool em gel 70% em vários pontos, e haverá redução do público para garantir o distanciamento.


Serviço

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra
Data: 26, 27 e 28 de novembro de 2021 (sexta, sábado e domingo)
Local: Lagoa do Taquaral – Campinas – entrada portões 5 e 7
Mais Informação: Elo Produções (19) 99733-1398

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação/Sabores da Terra

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens