» Início » Cozinhas » Brasileira » 10 comidas típicas de Campinas

10 comidas típicas de Campinas

por | jan 6, 2021 | Brasileira, Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Estado de São Paulo possui uma gastronomia única e que agrada a todo tipo de pessoa. No entanto, o município de Campinas revela ser um dos melhores para se aventurar nos espetáculos de gastronomia. Confira abaixo a lista com dez comidas típicas de Campinas!

10 comidas típicas de Campinas

1 – Bolinho de Bacalhau

É possível encontrar o bolinho de bacalhau por diversos bares e restaurantes por toda Campinas, inclusive no Rancho do Pescador, que é um grande parceiro do Sabor à Vida faz muito tempo. No Rancho você encontra um dos melhores bolinhos da cidade, além da caldeirada de frutos do mar, camarão à catupiry, moqueca de abadejo com camarão, filé à parmegiana, entre outros pratos do cardápio. No geral, a receita do bolinho de bacalhau é bem simples, leva batata, ovo, azeite, temperos e, obviamente, bacalhau. É perfeito para quem está em um dia corrido, mas mesmo assim quer comer algo com sabor especial.

Leia mais: Rancho do Pescador lança novo cardápio em comemoração aos 22 anos

2 – Pastel

Seja de carne, queijo, palmito ou qualquer um dos mais de 200 sabores disponíveis na cidade, o pastel é um dos queridinhos, não somente pelos moradores de Campinas, mas também por todos os brasileiros. Uma dica é o pastel de pernil com provolone, encontrado no Bar Voga.

3 – Café

Por mais inacreditável que seja, a cidade de Campinas já foi polo cafeeiro, com direito a enormes fazendas que produziam exclusivamente café e eram responsáveis por movimentar a economia local. Por isso, o café entra nessa lista com todo mérito possível, afinal, o café segue sendo reconhecido historicamente.

4 – Cheesecake de Morango

Campinas é reconhecida por abranger diversas variedades de doces, dentre eles, o famosíssimo cheesecake de morango. O cheesecake também é super popular nos Estados Unidos, e consiste de uma torta doce de queijo com cobertura de calda de morango.

Leia mais: Receita: Cheesecake Americana

5 – Sanduíche Psicodélico

Um lanche um tanto quanto diferente e exclusivo do bar Giovannetti. O sanduíche é enorme e é recheado com mussarela, salsicha, picles, lombo, mortadela, presunto, rosbife, tomate, azeitonas pretas e salsichão lionês.

6 – Sorvete Leitinho Trufado

Esse sorvete é a opção perfeita para os dias de calor. Ele é feito à base de leite em pó e possui trufas de chocolate. Além disso, esse sorvete maravilhoso é super acessível e pode ser encontrado em diversas sorveterias de Campinas.

7 – Joelho de Porco

O joelho de porco é outro prato muito pedido na cidade. Um dos melhores joelhos de porco é o do Rei do Joelho Bar. Nesse bar, ele pode ser servido com batatas assadas, cebolas, salsichão, chucrute, salada de batata, purê de batata, arroz branco e um delicioso molho de mostarda.

8 – Pizza

A pizza não poderia estar fora dessa lista, afinal, ela está sempre presente nas casas dos campineiros, principalmente durante a noite. No entanto, também é ótima para comer fria durante a manhã. Uma dica para os vegetarianos é a pizza de abobrinha, que já vem sendo produzida por várias pizzarias na cidade.

9 – Pão na Chapa

Uma ótima opção para o café da manhã é o pão na chapa. Além de ser gostoso e de baixo custo, o pão na chapa está disponível em praticamente todas as padarias da cidade.

10 – Coxinha

A coxinha é querida em diversos lugares no Brasil, entretanto, Campinas a trata de forma quase religiosa. Além disso, é possível encontrar esse salgado em praticamente todos os bares da cidade.

 

E aí, o que achou da nossa lista? Conte pra gente nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Rancho do Pescador
Foto Destaque – Legenda: Bolinho de Bacalhau

11 Comentários

  1. Atendimento excelente no Rei do Joelho. Chopp sempre bem gelado e aquela porção de torresmo frito na hora não tem melhor. Pão na chapa ou queijo quente, o melhor nas padarias Paula Bueno e Nossa Senhora de Fátima, ambas no Taquaral. Péssimo atendimento no Bar Voga. Ligamos, reservamos mesa para um amigo secreto, não separaram as mesas e nos ficaram quase na rua e quando fui com minha esposa a experiência foi péssima. Não recomendo.

    Responder
    • Obrigado pela sua contribuição ao Sabor à Vida, Michel. Grande abraço! 🙂

      Responder
  2. Ficou faltando o icônico sorvete da Sergel Leitinho Trufado.

    Responder
    • Oi, Alessandra. Não esquecemos, é o tópico 6. Abração! =D

      Responder
  3. Faltou a original de Campinas: a torta holandesa, criação campineira!

    Responder
    • Que máximo, obrigado pela contribuição, Gustavo. Grande abraço! 🙂

      Responder
  4. Quem quiser experimentar a panceta de rolo do Santa
    Esquina Bar não vai se arrepender. =P

    Responder
    • Hummmmm, obrigado pelo comentário, Maria. =D

      Responder
  5. Faltou o cachorro quente que só tem em Campinas!

    Responder
    • Obrigado pela colaboração, Wladimir! =D

      Responder
  6. Acabei de assistir 12/7 a noite uma reportagem de um bar que trabalha com sardinha frita não consegui saber aonde ele fica…você pode me enviar o endereço ?
    Obrigado

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens