» Início » Cozinhas » Internacional » Gastronomia do Panamá

Gastronomia do Panamá

por | set 3, 2021 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Panamá – cuja capital é Cidade do Panamá – é um país localizado no istmo e que liga a América Central à do Sul. O país contém longas costas marítimas, tanto banhadas pelo oceano Atlântico quanto pelo Pacífico, gerando rotas de navegação muito importantes.

O famoso Canal que liga os dois grandes oceanos traz uma enorme visibilidade ao país, já que diversas outras nações dependem da prestação de serviços no local.

Por mais que sua extensão territorial seja menor que o estado de Santa Catarina, o país possui uma boa área cultivável, com plantações de banana, cana-de-açúcar, arroz, milho e café.

Turistas de todas as partes do mundo são atraídos pelas belíssimas praias do mar caribenho que banha o país. Além disso, a gastronomia do Panamá é rica em frutos do mar frescos, que dá uma graça a mais à cultura local.

Os mercados panamenhos são abastecidos principalmente por produtos importados, já que o país não tem área cultivável suficiente para abastecer toda a população.

Comidas típicas do Panamá

Ceviche

O ceviche merece a primeira posição na lista de comidas típicas que compõem a gastronomia do Panamá, afinal, o prato é considerado o principal e mais tradicional do país. Ele é composto por um mix de peixes e frutos do mar crus, curtidos em limão, cebola e outras especiarias. Por ser um prato gelado, ele é muito solicitado nas tardes de calor do país tropical, trazendo um frescor aos nativos e aos turistas que apreciam o prato.

Sancocho

O sancocho é um prato muito apreciado em todos os países da América Central, inclusive no Panamá. Ele consiste em um caldo com ingredientes específicos, sendo eles: frango, inhame, cebola, alho, sal, pimenta, chicória e orégano. Qualquer alteração na receita dará origem a um novo prato, não ao sancocho. Por mais que o país seja tropical e os termômetros atinjam temperaturas absurdas, os panamenhos têm os caldos e sopas como pratos do dia a dia.

Manga Verde com Sal

A manga verde com sal não é considerada uma refeição no Brasil, mas sim um tira gosto comum. No entanto, no Panamá é possível encontrar vendedores ambulantes que vendem tal iguaria já picada em porções individuais.

Gallo Pinto

O nome é diferente, mas a composição é bem conhecida pelos brasileiros. O gallo pinto é um prato composto principalmente por arroz e feijão, que pode ser adicionado ovos, banana, queijo ou tortilhas. No Brasil, o arroz com feijão é a base do almoço, no entanto, é muito consumido no café da manhã panamenho. A mistura de ingredientes lembra o “baião de dois”, prato muito consumido nos jantares das cidades do interior de Minas Gerais e Goiás.

Bebidas típicas do Panamá

Além de vários pratos típicos maravilhosos, o país conta com bebidas variadas que agradam a todos os tipos de paladar.

O rum é a bebida mais popular em toda a região, sendo o Abuelo um dos mais indicados pela população. Além dos destilados, também é possível encontrar variados tipos de cervejas, mas as principais são a Panamá, Balboa, Atlas e Soberana.

Na praia é comum servirem drinks de frutas tropicais adicionadas de água de coco e rum, com diversas combinações únicas.

 

Fizemos um breve texto e sabemos que há outras coisas a se falar sobre a gastronomia do Panamá. Por isso, se você já visitou o país, conte para nós nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock
Foto Destaque – Legenda: Cidade do Panamá

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens