» Início » Parceiros » Vale a pena estudar Gastronomia no Senac?

Vale a pena estudar Gastronomia no Senac?

por | ago 6, 2021 | Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Você já se viu trabalhando em uma cozinha, talvez até mesmo na posição de chef? Se sim, então é importante entender se vale a pena estudar Gastronomia no Senac. Afinal de contas, esse é um dos cursos mais populares para quem quer entrar no segmento e trabalhar nos melhores restaurantes do Brasil ou empreender e abrir o próprio negócio para vender seus pratos em aplicativos de delivery como o Rappi.

Mas será que essa é uma boa estratégia? É importante considerar isso com atenção para saber se entrar nesse setor é realmente interessante ou não. Por exemplo, será que entrar no mercado gastronômico agora é uma boa? Só em São Paulo, foram 12 mil bares e restaurantes fechados por causa da pandemia do novo coronavírus. E o Senac é o melhor local para aprender sobre o assunto ou existem outros cursos melhores?

Se você quer se tornar um chef, precisa entender se vale a pena estudar Gastronomia no Senac. Confira abaixo alguns fatores que vão ajudar você a tomar sua decisão!

Vale a pena estudar Gastronomia no Senac: 5 pontos para considerar


1 – Curso técnico x bacharelado

Um dos primeiros pontos a se levar em consideração na hora de pensar se vale a pena fazer Gastronomia no Senac é que o curso não é um bacharelado, mas sim um curso de Tecnologia em Gastronomia.

Qual a diferença entre eles? Bom, ambos são considerados cursos de Ensino Superior pelo MEC, mas com diferenças em suas abordagens. Um bacharelado é sempre um pouco mais teórico (e dura mais para isso), enquanto um tecnólogo (como esse) é mais focado na experiência prática e treinamento para o mercado de trabalho.

Se você quer a sensação de realmente estar em uma faculdade e aprender mais a teoria da Gastronomia, um bacharelado ou licenciatura é a sua melhor opção. Já se o objetivo é ter uma formação mais prática, com maior foco no mercado de trabalho, o curso do Senac pode valer a pena sim.


2 – Saída de mercado

Como mencionado, um tecnólogo é um tipo de formação mais focada na saída para o mercado de trabalho. Nesse ponto, o curso do Senac costuma ser muito positivo, já que ele é composto por membros do mercado de trabalho e sua grade curricular é pensada justamente para fornecer experiência prática de cenários reais que um profissional da área possa enfrentar.

No geral, o curso do Senac prepara o estudante para atuar em áreas como:

  • Abrir um próprio empreendimento;
  • Trabalhar em restaurantes diversos;
  • Ser personal chef;
  • Trabalhar de apoio na indústria alimentícia;
  • Trabalhar em navios;
  • Operar em eventos diversos;
  • Fazer parte da equipe de hotéis e spas.

3 – Infraestrutura

A área da Gastronomia é um segmento do mercado que exige não só experiência prática durante o aprendizado, como também pede uma estrutura de qualidade para que o aluno possa aprender as melhores técnicas do setor.

No caso do curso do Senac, esse é um ponto positivo para considerar. Todos os campos do Senac com esse curso contam com estrutura de primeira para os alunos, permitindo que eles possam aprender com os melhores equipamentos possíveis, como se familiarizar com o que há de melhor no mercado atualmente. Em termos estruturais, o Senac não perde para nenhuma faculdade no Brasil e, em muitos casos, é melhor equipado do que várias delas.


4 – Reconhecimento do curso

Outro ponto positivo para se levar em consideração na hora de avaliar se vale a pena fazer Gastronomia no Senac é que o curso é muito bem reconhecido no mercado de trabalho.

É claro que depende bastante do nicho gastronômico que você pretende alcançar. Para trabalhar em restaurantes de alta cozinha, talvez não seja a melhor opção, já que cursos mais específicos e focados em alta cozinha são mais valorizados na área. No entanto, para colocações um pouco mais amplas, a formação do Senac costuma ser muito bem vista.

Além disso, sua grade curricular é muito boa para quem quer empreender e se tornar dono de um restaurante ou personal chef.


5 – Preço

Por fim, vale lembrar que o preço do curso no Senac tende a ser menor do que na maior parte das faculdades ou escolas especializadas. Em primeiro lugar, a duração é bem menor. Além disso, existem certos subsídios que reduzem o preço.

Para completar, é importante ter em mente que o próprio Senac facilita o pagamento com a opção de parcelamento, além de distribuir diferentes tipos de bolsas para os seus alunos.

 

Agora que você viu esses fatores, já pode decidir se, para você, vale a pena estudar Gastronomia no Senac ou não. Lembre-se de que a decisão final depende de vários contextos. Pode ser que, no seu caso, não valha a pena fazer o curso, mas no caso de outra pessoa, sim. Ou pode ser o contrário: para você, o curso é interessante, mas para outros, não. Portanto, leve em consideração todos os fatores antes de se decidir.

E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo nas suas mídias sociais e ajude amigos que estão com a mesma dúvida que você!

 

Foto Destaque: Canva

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens