Automação Comercial

Alimentos que ajudam na saúde bucal infantil

Banner Sinergia Brazil
Banner Rancho do Pescador
Banner Melhores Cursos Online

Em 2012, os dados do Ministério da Saúde indicavam que 30% das crianças brasileiras entre 1,5 e 3 anos tinham cáries; a partir dos 5 anos, esse número era de 53%. O cenário parece não ter mudado. A última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), em 2019, revelou que apenas metade dos 162 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais consultaram um dentista no ano anterior, e o que é mais alarmante: 14 milhões perderam todos os dentes.

Pequenos problemas de saúde bucal podem levar a doenças mais graves. Por isso, é importante que as crianças consultem desde cedo o dentista – profissional da faculdade de odontologia -, assim como mantenham cuidados básicos, escovação após as refeições e uso de fio dental, por exemplo, mas não só isso. Ter uma dieta saudável também pode contribuir para a saúde dos dentes. Por isso, preparamos uma lista com alguns alimentos que podem deixar os dentes das crianças mais fortes.

Banner Espaçamento

Lista de Alimentos


Frutas e Vegetais Crus

Frutas e vegetais crus, como maçã e cenoura, contêm um alto teor de fibras, que promovem a produção de bactérias saudáveis na boca e ajudam a fortalecer os dentes. Eles também estimulam a produção de saliva, que lava as partículas de alimentos e as bactérias que aderem aos dentes. Para que as crianças tenham dentes saudáveis, elas precisam mastigar alimentos duros e fibrosos. Por isso, consumir esses alimentos crus é o mais indicado.


Leite e Derivados

O cálcio do queijo e o fósforo do leite e de outros laticínios ajudam a repor os minerais que os dentes perderam. Eles também ajudam a reconstruir o esmalte dos dentes e são particularmente importantes para a formação dentária das crianças. O queijo vem do leite fermentado e, quando bem tratado, é rico em bactérias probióticas, assim como o iogurte. Além disso, estimula a salivação, ajudando a eliminar as bactérias causadoras da cárie.


Brócolis

Embora o brócolis seja mais conhecido por promover a saúde das crianças, também pode ajudar a fortalecer os dentes. O brócolis contém muitos nutrientes, como vitaminas K1, C e ácido fólico, e também é rico em fibras, que promovem o crescimento de probióticos na boca. Comer brócolis cru é melhor do que brócolis cozido, pois ao cozinhá-lo, você perde alguns nutrientes importantes. Além disso, o brócolis cru ajuda a fortalecer os dentes e as mandíbulas do seu filho.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

Banner Melhores Cursos Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − 1 =