Banner Teknisa

Alimentos que ajudam na saúde bucal infantil

Banner Rancho do Pescador
Banner Curso Beca Milano

Em 2012, os dados do Ministério da Saúde indicavam que 30% das crianças brasileiras entre 1,5 e 3 anos tinham cáries; a partir dos 5 anos, esse número era de 53%. O cenário parece não ter mudado. A última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), em 2019, revelou que apenas metade dos 162 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais consultaram um dentista no ano anterior, e o que é mais alarmante: 14 milhões perderam todos os dentes.

Pequenos problemas de saúde bucal podem levar a doenças mais graves. Por isso, é importante que as crianças consultem desde cedo o dentista – profissional da faculdade de odontologia -, assim como mantenham cuidados básicos, escovação após as refeições e uso de fio dental, por exemplo, mas não só isso. Ter uma dieta saudável também pode contribuir para a saúde dos dentes. Por isso, preparamos uma lista com alguns alimentos que podem deixar os dentes das crianças mais fortes.

Banner Espaçamento

Lista de Alimentos


Frutas e Vegetais Crus

Frutas e vegetais crus, como maçã e cenoura, contêm um alto teor de fibras, que promovem a produção de bactérias saudáveis na boca e ajudam a fortalecer os dentes. Eles também estimulam a produção de saliva, que lava as partículas de alimentos e as bactérias que aderem aos dentes. Para que as crianças tenham dentes saudáveis, elas precisam mastigar alimentos duros e fibrosos. Por isso, consumir esses alimentos crus é o mais indicado.


Leite e Derivados

O cálcio do queijo e o fósforo do leite e de outros laticínios ajudam a repor os minerais que os dentes perderam. Eles também ajudam a reconstruir o esmalte dos dentes e são particularmente importantes para a formação dentária das crianças. O queijo vem do leite fermentado e, quando bem tratado, é rico em bactérias probióticas, assim como o iogurte. Além disso, estimula a salivação, ajudando a eliminar as bactérias causadoras da cárie.


Brócolis

Embora o brócolis seja mais conhecido por promover a saúde das crianças, também pode ajudar a fortalecer os dentes. O brócolis contém muitos nutrientes, como vitaminas K1, C e ácido fólico, e também é rico em fibras, que promovem o crescimento de probióticos na boca. Comer brócolis cru é melhor do que brócolis cozido, pois ao cozinhá-lo, você perde alguns nutrientes importantes. Além disso, o brócolis cru ajuda a fortalecer os dentes e as mandíbulas do seu filho.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =