» Início » Áreas » Empreendedorismo » Gastronomia: o que é e como atuar na área?

Gastronomia: o que é e como atuar na área?

por | ago 3, 2021 | Áreas, Empreendedorismo, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Muitas pessoas já ouviram falar sobre gastronomia, porém, poucas sabem exatamente do que se trata. Atualmente, para ser gastrólogo, é necessário ter um curso de formação específica, graduação ou curso de tecnólogo.

Em geral, o mercado de trabalho para o curso é interessante, pois abrange diversos segmentos do mercado e pode oferecer uma remuneração alta.

Para quem tem o objetivo profissional de atuar no ramo da gastronomia, separamos algumas dicas interessantes que podem fazer toda a diferença no momento da escolha. Veja a seguir todas as informações sobre o assunto:

Entenda o conceito de Gastronomia 

Antes de definir o objetivo profissional dentro da gastronomia, é necessário entender do que se trata este termo.

A palavra Gastronomia está ligada à língua grega e se refere a “estômago”. Ao longo dos anos, o nome foi ganhando fama e hoje as pessoas relacionam o nome aos grandes chefes de cozinha do Brasil e do mundo.

Porém, esse conceito está ligado à arte de cozinhar, ou seja, todas as práticas que envolvem o mundo da culinária. O objetivo dos profissionais da área é o de realçar os sabores, de modo que todos os ingredientes combinem entre si.

Além de estar ligado à arte de criar coisas na cozinha, o termo também se relaciona ao ato de experimentar e apreciar o alimento, bebidas e o próprio ato de servir. Desta forma, estão relacionados ao mundo gastronômico:

  • A arte de cozinhar e criar sabores que combinam entre si;
  • Usar os alimentos de forma harmoniosa;
  • Apreciação de alimentos e bebidas.

Sendo assim, a Gastronomia não é apenas uma profissão, é um universo que está relacionado ao ato de comer e beber. Pessoas envolvidas neste universo gostam de apreciar e ter boas experiências relacionadas ao alimento, é entender o ato de cozinhar como uma arte.

Porém, engana-se quem pensa que o profissional desta área atua somente em restaurantes ou cozinhando. Como esse universo envolve toda a preparação de alimentos, é possível atuar em diversos setores, como o plantio e cultivo de alimentos.


Curso superior de Gastronomia 

Existem duas formas de cursar gastronomia. A primeira delas, é por meio da graduação, que dura em média, 4 anos. Diversas universidades contam com este curso, que está ganhando cada vez mais nome no Brasil.

Além disso, quem tem o objetivo profissional de atuar na área, também pode contar com o curso de tecnólogo, que tem uma duração menor, de 2 anos.

Em ambos casos, os cursos possuem matérias práticas, para que o aluno aprenda de forma dinâmica. Porém, além das matérias práticas, é necessário aprender temas como História, Bioquímica e até mesmo Nutrição.

Sendo assim, o curso é bem completo e forma profissionais prontos para atuar no mercado de trabalho, seja em restaurantes, hotéis ou empresas.


Conteúdos ensinados do curso de gastronomia

Embora cada escola possua seu método de ensino, na maioria dos cursos de gastronomia são ensinados os seguintes conteúdos:

  • Como funciona a gastronomia brasileira, internacional, contemporânea e clássica;
  • Banqueteria, confeitaria e panificação;
  • Empreendedorismo e legislações;
  • Técnicas de cortes para diversos tipos de alimentos;
  • Uso de equipamentos dentro da profissão;
  • História;
  • Informações a respeito de higiene, com microbiologia, nutrição e até mesmo planejamento de cardápios;
  • Segurança na alimentação e tecnologias que são usadas para preparos de alimentos;
  • Projeto de realização do TCC – Trabalho de Conclusão do Curso.

Vale lembrar que cada escola ou faculdade possui a sua própria grade de matérias voltadas para a formação do profissional. Entretanto, na maioria dos casos as matérias apresentadas acima são trabalhadas em sala de aula.


Mercado de trabalho do profissional

O mercado de trabalho para quem atua nessa área é bastante amplo. É muito comum que as pessoas pensem que a única atuação possível é como Chef de Cozinha. Porém, existem diversos tipos de segmentos. Veja a seguir algumas possibilidades:

  • Consultoria: profissional que dá dicas e orientações a respeito de diversos assuntos dentro desse universo;
  • Crítica Gastronômica: profissional que avalia os pratos realizados por restaurantes em geral. Ele avalia a experiência gastronômica como um todo, desde o atendimento até o sabor do prato;
  • Chef de Cozinha: esta é a profissão mais comum para os formados na área. É este profissional que comanda tudo na cozinha, pensa no cardápio e supervisiona tudo para que as refeições saiam de forma perfeita;
  • Gestão: área de atuação voltada para profissionais que tomam conta de restaurantes, resorts e até mesmo hotéis em relação à área alimentícia. Este profissional é o que contrata, treina e prepara os profissionais para a atuação no setor de restaurante da empresa;
  • Chef Particular: conhecido comumente como Personal Chef, este profissional pode atuar em residência de pessoas, acompanhando toda a estrutura alimentar do local;
  • Segurança de Alimentos: este profissional realiza vistorias, verificando se o restaurante está realmente seguindo as regras sanitárias para o devido funcionamento.


Média salarial para Gastronomia

É muito difícil definir um valor exato que é pago para um profissional que atua nesta área. Para quem tem este objetivo profissional e quer trabalhar no setor, pode esperar boas remunerações, dependendo da área escolhida.

Para quem está começando na área e dando os primeiros passos profissionais, os primeiros salários estão em uma média de R$ 2.600.

Porém, vale lembrar que este valor é inicial. Na medida em que o gastrólogo aprende novas habilidades e vai traçando seu objetivo profissional, os salários podem aumentar de forma expressiva, principalmente em grandes centros.

É possível também fazer carreira internacional, visto que restaurantes famosos buscam sempre por profissionais qualificados e com boas experiências.


Quem deve fazer gastronomia?

Para estudar gastronomia é necessário gostar do universo descrito anteriormente: preparação e degustação dos alimentos. Por isso, o objetivo profissional deve estar voltado para o universo da cozinha e tudo o que envolve o assunto.

Além disso, é preciso ser criativo, ter persistência e paciência para aprender de forma prática. Também é necessário saber trabalhar em equipe e administrar o tempo de forma eficaz. Saber se comunicar também é muito importante para este profissional.

 

Foto Destaque: Canvas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens