Hoje vamos conversar sobre a gastronomia em motéis, para que você saiba como isso pode aumentar a rentabilidade do seu negócio, inovando e, ainda assim, lucrando.
No fim dos anos 90 houve certa decadência quando o assunto era o ramo de motéis, muitos do ramo fecharam por dificuldades financeiras em manter o seu negócio.
Com isso, no início dos anos 2000 este mercado teve a necessidade de se reinventar, levando para os seus clientes tendências que o fizessem se sentir cada vez mais em casa. Esta mudança partiu desde ambientes melhores, passando uma alimentação mais gostosa e chegando até aos valores.
Busca por tendências
Para que um motel se insira novamente no mercado e consiga ter ganhos, é fundamental ir em busca de algumas tendências. No ano de 2021, em especial, tendências tem um apelo pela busca de novas experiências.
Segurança
A maior das tendências é a segurança, tanto física quanto da saúde. Os motéis com protocolos de segurança em quartos, restaurantes e nas suas próprias cozinhas têm um ponto a mais com o cliente.
Busca por novas experiências
Com a necessidade por viver está cada vez mais perceptível, os clientes de motéis tem a necessidade de viverem novas experiências e buscam por isso neste ambiente.
A gastronomia em motéis pode ser inclusa neste ponto com toda certeza, elevando a experiência do cliente a um patamar diferente, levando a momentos inesquecíveis e que se eternizam.
Sustentabilidade
Esta é outra tendência importantíssima que podemos encontrar, a sustentabilidade pode estar totalmente inserida quando o assunto é a gastronomia.
Gastronomia em motel pode ter a sustentabilidade através do uso de alimentos nutritivos e naturais, redução de desperdício e diminuição na produção de resíduos, por exemplo.
Com estes três pontos apresentados podemos ver que, a inclusão da gastronomia em motel pode proporcionar para o cliente uma experiência diferente, atraindo o público e ainda reduzindo os custos de funcionamento das instalações.
Como a gastronomia em motel pode ser um diferencial?
Como foi dito, a inovação é a chave para ajudar no sucesso e uma das ferramentas que estão à mão é a gastronomia em motel. Isso pode ocorrer porque ela oferta para o cliente uma experiência totalmente diferente, tornando seus momentos inesquecíveis.
Não acredita? Então veja a seguir algumas coisas que a gastronomia pode agregar a um motel e que podem ser um diferencial.
Convite de chefs
Imagine ir a um motel e ter um superchef convidado para fazer a comida? Isso seria incrível, não é? Este tipo de atitude torna a visita ao motel mais especial e inesquecível.
Com este tipo de atitude o motel passa a ter uma maior visibilidade na mídia, além de fidelizar o cliente com a experiência incrível, pratos deliciosos e especiais.
Parcerias
Para estabelecimentos que tem interesse em ter opções gastronômicas, é interessante, sendo uma condição viável, fechar uma parceria.
É possível fazer dias específicos para determinados pratos, como por exemplo, “Terça da massa”, com pratos de restaurantes de massa da sua região, ajudando a movimentar a economia do lugar, além de ofertar um diferencial para o cliente.
É importante lembrar que, quando o assunto é parcerias gastronômicas existe uma boa variedade, portanto, cabe a equipe do motel analisá-las e escolher as opções que mais tem a ver com o seu público.
Datas comemorativas
Durante o ano existem diversas datas comemorativas como Dia da Mulher, Dia dos Namorados e Páscoa, por exemplo.
A gastronomia em motel pode ser utilizada claramente neste tipo de ocasião, ofertando, por exemplo, descontos ou lançando novidades no âmbito gastronômico. Pode ter certeza, será um sucesso.
Flexibilidade
É comum que em restaurantes os pratos sejam preestabelecidos no cardápio, mas que tal ofertar um atendimento diferenciado?
Isso pode ser feito através de um cardápio mais flexível e com mais opções, como, por exemplo, do cliente compor o prato com o que deseja.
Como fazer a gastronomia em motel ser rentável?
A rentabilidade de um estabelecimento é de grande importância. Para que um motel tenha diferencial e ainda seja rentável são necessárias algumas dicas, veja mais sobre elas a seguir.
Saiba por onde começar
Servir comida à la carte? Bistrô? Fast-food? Tomar este tipo de decisão é fundamental. Por isso, é importante conhecer o cliente. Saiba qual o tipo de alimento o cliente prefere e que a sua região aceita melhor.
Tenha os equipamentos corretos
É possível trabalhar com gastronomia tendo os itens básicos, mas dependendo do tipo de comida escolhida para servir, ter os equipamentos corretos faz toda diferença. Por isso, após definir o que será servido, é necessário que o motel tenha uma cozinha bem equipada.
Tempo de preparo
Ninguém gosta de esperar horas pela comida, no motel o máximo de tempo recomendado pela espera de um prato é 15 minutos.
Por isso, é fundamental que os itens do prato estejam preparados, com uma mise en place planejada, isso agilizará o tempo de preparo, fazendo com que a comida chegue fresca e saborosa para o cliente.
Organização
Para que a experiência da implantação da gastronomia em motel seja bem-feita é necessário que a equipe seja organizada e se adapte bem a situação.
Para que isso ocorra, basta fazer um treinamento com estes, predeterminando um manual com instruções de pré-preparação, rendimento e movimentação dentro da cozinha, isso ajudará bastante a equipe.
Conclusão
A gastronomia em motel é um diferencial cada vez maior para os amantes dos prazeres. Tendo uma melhor experiência o cliente tende a passar mais tempo no estabelecimento, podendo até voltar, melhorando a receita do local.
Gostou do texto de hoje? Quer saber mais sobre assuntos ligados a gastronomia? Continue a nos acompanhar! Até a próxima!
Foto Destaque: Canva Pro
0 comentários