» Início » Cozinhas » Brasileira » 10 comidas típicas de Santos

10 comidas típicas de Santos

por | jul 1, 2021 | Brasileira, Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A gastronomia dentro do estado de São Paulo é a representação de uma grande variedade de comidas típicas, principalmente quando a cidade é Santos. Desse modo, o município está localizado mais ao sul do País. Ainda, possui um porto marítimo de grande extensão.

A cidade é rodeada de praias e pontos turísticos. Considerada uma ótima opção para quem gosta de calor, surf e praia. Sendo assim, se encontra em 5° lugar no ranking de qualidade de vida, de acordo com índice de desenvolvimento humano.

Ademais, recebe muitas cargas de outros países. Desse modo, a principal fonte de economia do município é o porto marítimo e o turismo da cidade.

Confira a nossa lista com dez comidas típicas de Santos!

10 comidas típicas de Santos

1 – Meca Santista

Considerado como um dos pratos mais típicos da cidade. Ademais, representa um lugar de grande importância na gastronomia do município, por este fato recebe o nome de santista. Além disso, o prato é composto geralmente de farofa de banana, peixe meca, camarão e risoto de pupunha.

2 – Brigadeiro com Casca de Banana

Já deu para perceber que a banana é a fruta preferida dos moradores de Santos. Dessa forma, cria-se o brigadeiro com casca de banana, um pouco diferente do brigadeiro conhecido pelos brasileiros, mas muito saboroso.

3 – Corvina com Banana Verdolenga

A preferida está novamente na alimentação dos santistas. O prato é composto por corvina assada, sendo uma espécie de peixe, que vive em água doce. A banana verdolenga é o nome dado à fruta quando não está madura. Dessa maneira, além da corvina assada, a comida é acompanhada de farinha de mandioca, banana verdolenga, farofa de banana, suco de limão, azeite e temperos.

4 – Bolinho de Bacalhau

Os santistas possuem um grande costume noturno. População apaixonada em sentar nos bares, jogar aquela conversa fora com os amigos e beber uma boa cerveja. Sendo neste momento que entra alguns deliciosos petiscos, como por exemplo o bolinho de bacalhau.

O mesmo, possui como ingrediente principal o bacalhau desfiado, batatas, farinha de trigo e temperos. Ótima opção e acompanhamento para uma conversa entre amigos.

5 – Provolone à Milanesa

A receita tem como principal ingrediente o provolone, já presente no nome do prato. Ainda, pode ter um nome diferenciado, mas é o famoso queijo que tem como origem a Itália. Os outros ingredientes são: ovo, sal, farinha de trigo e farinha de rosca. Muito fácil e rápido de fazer, por este fato também é muito presente em bares e servido como petiscos.

6 – Pastel

O pastel não pode faltar na lista dos santistas. Uma comida muito típica entre a população brasileira. Logo, o pastel de Santos não pode ficar para trás, possui muito recheio e sabores variados. Se você já visitou a cidade ou pretende visitar, você vai perceber que ao andar pelas ruas a cada esquina você encontra um carrinho de pastel.

7 – Caranguejada

Os frutos do mar são muito presentes na cultura de cidades litorâneas. Pensando nisso, o caranguejo também é um dos pratos mais pedidos em restaurantes e bares da cidade. Mas, não é uma caranguejada comum, ou seja, é o prato principal ensopado na cerveja. Então, se você gosta de cerveja e caranguejo é uma combinação perfeita para um jantar de frente para o mar.

8 – Temakis

Por ser uma cultura muito afetada por outras, muito conhecida como a cultura “salada”, na qual é construída pela mistura de portugueses, espanhóis, ingleses, japoneses e etc. Os pratos de origem japonesa não podem faltar no dia a dia dos moradores.

9 – Iscas de Peixe

O petisco preferido da região. Ainda, o mesmo é composto de filés de merluza, limão, vinho branco e temperos. Com a cultura boêmia da cidade, é considerado um dos pratos mais pedidos nos restaurantes e bares.

10 – Camarão

Um prato muito apreciado não só por santistas, mas por grande parte da população brasileira. Ademais, é muito fácil de encontrar em diversos restaurantes e bares na cidade de Santos. Desse modo, é muito servido como petisco e porções, um bom acompanhamento para você que curte tomar uma cerveja.

 

O que achou da nossa lista? Conte pra gente nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Tasca do Porto
Foto Destaque – Legenda: Meca Santista

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens