Banner Teknisa

10 comidas típicas de São José do Rio Preto

Banner WhatsApp e Telegram
Banner Rancho do Pescador
Banner Cursos de Culinária Online
Banner Cursos de Confeitaria Online

A cidade de São José do Rio Preto está localizada mais no interior do estado de São Paulo. O município recebe o apelido de “Capital da Capivara”. A mesma, possui o apelido por conta do grande número de animais da espécie que residem na cidade, principalmente próximo a represa municipal. Ademais, suas comidas típicas são as principais atrações da cidade.

A cidade é marcada pelo grande número de pontos turísticos. Como por exemplo, parques ecológicos e zoológicos. Além disso, possui uma grande ligação com a proteção ambiental. É uma cidade com muitas comidas típicas. Sendo assim, para quem se interessa por natureza e gastronomia é um ótimo lugar a ser visitado. Confira a nossa lista com dez comidas típicas de São José do Rio Preto!

Banner Espaçamento

10 comidas típicas de São José do Rio Preto


1 – Pilãozinho Caipira

A preferência dos rio-pretenses é a comida caipira e suas inovações. Desse modo, o Pilãozinho, do Bar do Cidinho, tem essa criação com massa de cabotiã e recheio de ragu de rabada. Para acompanhar, pesto de manjericão. O prato foi campeão do Comida di Buteco 2019 na região de São José do Rio Preto.


2 – Ragu Marruado com Polenta Cremosa

O prato tem origem italiana. Composto por carne, em especial músculo bem temperado com o acompanhamento da polenta. Ainda, a polenta é composta de fubá ou sêmola de milho.


3 – Baurustela

Comida muito presente nos bares e restaurantes de São José do Rio Preto. Esteve no festival gastronômico da cidade. Além disso, a receita é composta por Bauru de costela desossada.

Ademais, a Baurustela foi classificada como “Sabor de São Paulo”. Desse modo, se você deseja ir a Rio Preto conhecer e saborear o delicioso prato já sabe que encontra no bar Vila Aurora. O local já recebeu muitos concursos de gastronomia.


4 – Bolinho Pescadô

É feito por uma mistura de tilápia, com queijo meia-cura, cajá-manga e pimenta dedo-de-moça. Um conjunto de ingredientes dentro de apenas um bolinho. Desse modo, é um dos principais representantes da culinária de Rio Preto.


5 – Cabo de Relho

A região gosta mesmo de inventar novas receitas e tem uma criatividade muito aflorada quando assunto é linguiça. Sendo assim, é a cidade que você encontra as melhores receitas com linguiça. Ainda, cabo de relho é composto de linguiça de porco e costelinha de porco.


6 – Risoto

O prato mais procurado e apreciado nos restaurantes mais badalados de São José do Rio Preto. Assim, tem origem italiana, composto por arroz arbório, carnaroli ou vialone nano. Mas, não podemos esquecer que o rio-pretense gosta de inovar seus pratos e o risoto não escapa desta inovação dos habitantes da cidade. Sendo assim, recebe muitas combinações, por exemplo, polvo com açafrão, tomate-cereja, aspargos, etc.


7 – Vaca Trelada

Os moradores da cidade gostam de visitar botecos ao fim da tarde para happy hour. Sendo o momento principal para a procura de um bom petisco. Um dos principais petiscos de Rio Preto é a vaca trelada. A receita possui a presença de linguiça caipira, mandioca frita e costela desossada.


8 – Pizza

Mesmo a cidade possuindo uma grande estrutura de comida mais criativa, a pizza é um alimento muito consumido também pelos moradores e turistas. A cidade possui pizzarias que oferecem opções vegana, vegetariana, sem lactose e glúten, perfeito para cada gosto e preferência.

Leia mais: Pizza: uma deliciosa paixão nacional


9 – Canoa Quebrada

A massa de pastel não poderia faltar, a canoa quebrada é uma comida típica na cidade. Tem a casca de massa de pastel com formato de canoa, o recheio é carne de siri ao leite de coco, a sua cobertura possui queijo e camarão.


10 – A Cura

Este prato é uma verdadeira comida típica da região. Sendo assim, cura é o processo de conservação de um determinado alimento com sal. Dessa forma, é uma carne que é salgada e deixada na geladeira por um período.

Ademais, o prato é muito famoso e apreciado por muitas pessoas da cidade. O mesmo também participou do Festival Gastronômico Sabor em Rio Preto.

 

O que achou da nossa lista? Conte pra gente nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Comunic/Comida di Buteco
Foto Destaque – Legenda: Pilãozinho Caipira do Bar do Cidinho

Banner Cursos de Panificação Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + dois =