» Início » Colunistas » Chef Bianca Folla: diferença entre cuscuz paulista, marroquino e nordestino

Chef Bianca Folla: diferença entre cuscuz paulista, marroquino e nordestino

por | jun 15, 2021 | Colunistas, Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Por: chef Bianca Folla

Há algumas semanas publiquei no meu Instagram a receita de cuscuz paulista. Porém, muita gente ainda confunde esse prato com o cuscuz marroquino e o cuscuz nordestino. Mas para acabar de vez com qualquer dúvida, mostro aqui as diferenças entre essas três deliciosas e diferentes versões de cuscuz.

Sabendo disso, aprenda um pouco mais sobre esse prato.

Cuscuz Marroquino

Tudo começou com o couscous, na grafia francesa, um prato típico do norte da África, criado no século XIII e trazido para o Brasil pelos portugueses.

Ele é feito, na maioria das vezes, com sêmola de trigo, mas pode ser também de cevada, arroz ou sorgo, todos cozidos no vapor e acompanhando legumes, carne de boi, cordeiro ou frango. Porém, pode também ser preparado na versão doce, com leite, açúcar, frutas secas e especiarias.

É muito simples preparar o cuscuz marroquino, basta hidratar a fécula de trigo adicionando água ou caldo, e temperos à moda do cozinheiro por cerca de 5 ou 7 minutos.

O cuscuz marroquino é versátil, leve e saboroso. Deve ser servido sempre à temperatura ambiente e é perfeito para substituir o arroz ou quinoa nas refeições e como não requer cozimento, apenas hidratação, é também extremamente prático.

No Marrocos, o prato é servido com um molho de sete vegetais, geralmente às sextas-feiras, depois da oração do meio-dia. Já a receita com amêndoas, cebola caramelizada e várias especiarias, é reservada para dias de festa.

Dica: como o preparo é bem rápido, o ideal é servir sempre fresquinho, já que guardá-lo na geladeira faz com que fique muito úmido.


Cuscuz Nordestino

Chef Bianca Folla: diferença entre cuscuz paulista, marroquino e nordestino

Cuscuz Nordestino – Crédito: Divulgação

No Nordeste do Brasil e também em alguns lugares do Norte, o cuscuz nordestino, também conhecido como cuscuz de milho, reina absoluto. Diferente das do cuscuz marroquino, o cuscuz nordestino é feito com flocos de milho.

É servido quente e pode ser recheado com carne de sol, queijo coalho, coco, ovo, manteiga ou o que mais você quiser. Levemente adocicado, ele é muito consumido no café da manhã ou lanche da tarde acompanhado com uma xícara de café quentinho.

 

Cuscuz Paulista

Chef Bianca Folla: diferença entre cuscuz paulista, marroquino e nordestino

Cuscuz Paulista – Crédito: Divulgação

No Sudeste do País, o cuscuz foi difundido pelos bandeirantes e ganhou as mesas da região ao longo do tempo. Dos tabuleiros das escravas no pátio do colégio às famílias paulistanas tradicionais, o cuscuz é popular em São Paulo desde o século XVIII.

Mas o cuscuz paulista é bem diferente do cuscuz nordestino. Ele é salgado, servido sempre gelado, cortado em fatias. É perfeito para ser servido como entrada ou acompanhamento para peixes, por exemplo.

Em seu preparo, a farinha de milho grossa é cozida com temperos e ingredientes variados, como pimentões, cebola, alho, coentro, ervilha, tomate, ovos, frango, sardinha e camarão. A mistura é levada à geladeira em forma similar às utilizadas para fazer pudins.

Leia mais: Receita: Cuscuz Paulista

É considerado um prato típico das festas populares, podendo ser encontrado principalmente nas festas juninas, no Natal e no Ano Novo.

 

Por fim, saiba que o cuscuz, em suas diferentes versões, não é comum apenas por aqui. Além do Brasil, o cuscuz também é consumido em outros países da América Latina, em Portugal, nos países árabes, em Cabo Verde e na França, onde uma pesquisa apontou como o terceiro prato mais popular em 2011.

 

Chef Bianca Folla é formada em Direito pela PUC/SP e Gastronomia no SENAC/SP. Atua na área desde 2005 e seu currículo é recheado de muitos cursos e concursos no Brasil e exterior.

Site / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação
Foto Destaque – Legenda: Cuscuz Marroquino

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens