» Início » Áreas » Confeitaria » Principais tipos de cobertura de bolo

Principais tipos de cobertura de bolo

por | jun 10, 2021 | Áreas, Confeitaria

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Existem várias coberturas possíveis para bolos atualmente. Dessa forma, muitas pessoas se sentem confusas quanto ao que escolher. Entretanto, vale ressaltar que cada uma delas deve ser usada com um propósito distinto e em uma situação específica. Assim, para esclarecer alguns pontos a respeito das mais famosas, elaboramos essa matéria com os principais tipos de cobertura de bolo existentes hoje em dia.

Leia mais: Melhores cursos de confeitaria online

Coberturas de bolo

Buttercream

Feito à base de manteiga, esse creme apresenta uma textura bastante suave e cremosa. O buttercream também costuma ser usado como recheio e como forma de fazer a decoração. Vale informar que a gordura presente no creme assegura que o bolo se mantenha úmido.

Pasta Americana

A pasta americana é uma das coberturas mais populares para bolos, sendo amplamente usada em todo o mundo, especialmente pelas pessoas que desejam investir na decoração. Devido à sua textura maleável, ela permite diversidade.

Fondant

Trata-se de uma mistura feita à base de açúcar e líquidos, mas que acaba endurecendo após ser aplicada à superfície do bolo. Assim, o fondant é uma excelente opção para as pessoas que não poderão manter os bolos refrigerados.

Ganache

Ideal para tortas e para bolos, a ganache é capaz de dar um acabamento bastante bonito para o bolo, além de ser ótima para a preservação em temperatura ambiente. Ela pode ser feita a partir de chocolate amargo, ao leite ou mesmo branco, além da possibilidade de que seja tingida de várias cores diferentes.

Glaçagem

A glaçagem é uma receita prima da ganache, mas que resulta em um produto mais fluído e que proporciona acabamento mais brilhante. Em inglês é chamado de chocolate mirror glaze (esmalte de espelho de chocolate), pelo motivo de ser um revestimento brilhante feito de chocolate, cacau em pó, leite condensado e gelatina. Quando é derramado sobre sobremesas congeladas, ele se transforma em um esmalte reflexivo super brilhante, tão brilhante que você pode ver seu reflexo na superfície.

Leia mais: Glaçagem espelhada

Chantilly

O chantilly é uma das coberturas mais queridinhas das padarias e costuma ser muito usada no caso de bolos gelados e que serão consumidos em pouco tempo, visto que ela não suporta bem o calor. Portanto, deve ser consumido rapidamente.

Merengue e Marshmallow

O merengue e o marshmallow são feitos da mesma forma: à base de claras de ovos e açúcar, que são batidos na batedeira posteriormente. Entretanto, eles funcionam de forma parecida com o chantilly e não são muito estáveis se mantidos em temperatura ambiente.

Crocante

Geralmente são necessários somente quatro ingredientes para fazer a cobertura crocante: chocolate, creme de leite, crocantes e manteiga. Fica excelente para acompanhar um bolo de cenoura. Portanto, se você estiver pensando em fazer um bolo como esse, considere essa possibilidade.

Leia mais: Receita: Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Glacê Real

Feito à base de açúcar, o glacê real é usado por aqueles que estão em busca de praticidade na hora de cobrir um bolo. Ele é firme e costuma ser utilizado especialmente no caso de bolos que ficarão expostos por muito tempo.

Marzipan

Bastante similar à pasta americana, o marzipan tem como o seu principal diferencial em relação a essa cobertura o fato de que o seu sabor é consideravelmente melhor devido ao toque amendoado que possui.

Cream Cheese Frosting

Essa cobertura é feita à base de cream cheese e normalmente é usada em bolos como o red velvet, mas também pode ser encontrada em bolos de cenoura. O sabor do cream cheese frosting é incrível e também tem a possibilidade dele ser mantido em temperatura ambiente quando não está muito quente.

Brigadeiro

E por último da nossa lista, mas não menos importante, um verdadeiro clássico brasileiro: o brigadeiro. Em um ponto mais mole do que normalmente é usado para enrolar, o brigadeiro é uma cobertura que tende a agradar a todos os tipos de paladar e, portanto, é amplamente usada no Brasil.

 

Foto Destaque: Pixabay/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens