» Início » Cozinhas » Internacional » Gastronomia da Jamaica

Gastronomia da Jamaica

por | maio 27, 2021 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A gastronomia da Jamaica – país insular da América Central, mais precisamente no mar do Caribe, cuja capital é Kingston -, conta com preparos que passam de geração em geração, e remontam a época na qual os jamaicanos precisavam se esconder nas montanhas. Nessa época, o fogo e a fumaça poderiam revelar a localização, por isso, criaram um método de cozimento de carne que não gera fumaça, dando origem a uma carne muito parecida com o charque ou com a carne-seca. Atualmente, carnes de frango, porco e peixe seguem sendo preparadas da mesma forma, mas por uma questão de tradição.

Outro alimento que remete a época da escravidão é a fruta-pão, que foi trazida da África para servir de uma fonte barata para alimentar os escravos, bem como a mandioca e diversas outras raízes.

Atualmente, a gastronomia da Jamaica se baseia na mistura das culturas indígena, africana e inglesa, com o sabor marcante dos temperos e especiarias do Caribe. Além das comidas típicas, que veremos a seguir, a Jamaica também possui uma cerveja própria, a Red Stripe, que está presente nos quatro cantos do país.

Comidas típicas da Jamaica

Jerk Chicken

Em qualquer cidade do país é possível encontrar um jerk point, que consiste basicamente em uma churrasqueira no meio da rua. O jerk chicken é uma maneira de cozinhar a carne, na qual primeiro ela é marinada em um molho de especiarias e depois é defumada na churrasqueira. O frango é o tipo de carne mais consumido dessa maneira, mas também é possível preparar porco, peixes e outros frutos do mar da mesma forma.

Arroz com Feijão

Assim como no Brasil, o arroz com feijão também é a base da alimentação jamaicana. Os grãos são pré-cozidos e misturados em um único recipiente, adicionados de diversos temperos, inclusive sal. Além disso, é comum que o prato também seja encorpado de vegetais e picadinhos de carnes.

Ackee and Saltfish

A árvore de ackee é um símbolo nacional, encontrado nas ruas das principais cidades jamaicanas. A partir dessa fruta, foi criado o prato ackee and saltfish, com bacalhau. Em seu preparo, a fruta é salteada junto ao batalhão de diversos temperos. Além disso, é comum que adicionem saladas refogadas ao prato, que geralmente é consumido no café da manhã.

Patty

Esse salgado tradicional da Jamaica é muito personalizável e é preparado de diferentes formas pelos nativos. No geral, o patty é feito como um pastel assado de massa folhada (ou não), com os mais variados recheios. É possível rechear com carnes, peixes, frutos do mar e queijos, mas também há opção para os veganos, com recheios de vegetais e legumes. No geral, eles são vendidos em estabelecimentos exclusivos para o preparo de patties, mas também é possível encontrar vendedores ambulantes à beira-mar.

Curry Goat

Há quem diga que a Jamaica é o lar das cabras. Em todos os cantos é possível encontrar cabras vivendo livremente, inclusive no meio de rodovias. A carne de cabra é o ingrediente principal do curry goat, no entanto, ela é preparada como um molho e servida com arroz, feijão e, às vezes, legumes.

 

Fizemos um breve texto e sabemos que há outras coisas a se falar sobre a gastronomia da Jamaica. Por isso, se você já visitou o país, conte para nós nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock
Foto Destaque – Legenda: Montego Bay, cidade jamaicana

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens