» Início » Receitas » Salgadas » Descascar Pinhão agora é fácil: veja como a Scain revolucionou o mercado

Descascar Pinhão agora é fácil: veja como a Scain revolucionou o mercado

por | maio 20, 2021 | Cozinhas, Parceiros, Receitas, Salgadas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Se você é morador da Região Sul do Brasil, ou se já passou por ela em algum momento, certamente já deve ter ouvido falar da araucária, uma árvore típica do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Dela nasce a pinha, um fruto que não é comestível, mas que tem o pinhão como semente, e esse sim é um alimento, e dos mais tradicionais por sinal.

De origem milenar, o pinhão faz parte da cultura sulista do País, diversas localidades realizam até mesmo festas e eventos para celebrar o cultivo da araucária e, também, os ganhos que a sua semente lhes dá financeiramente.

Em Caxias do Sul, cerca de 127 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, a Metalúrgica Scain criou um produto para descascar pinhão que se tornou uma revolução no mercado, facilitando um processo que por muito tempo era rudimentar.

Descascar Pinhão agora é fácil: veja como a Scain revolucionou o mercado

Crédito: Divulgação

Hoje, elaboramos uma matéria especial para você conhecer mais sobre a araucária, seu fruto e semente, saber como uma empresa revolucionou o processo de descascar pinhão, e um bônus com receitas para o final.

Se você é catarinense, gaúcho ou paranaense, certamente vai se identificar com o assunto. No entanto, se for de outras regiões do Brasil, conheça mais sobre um atrativo da culinária e coloque-o na sua lista de comidas a serem provadas quando for viajar.

Boa leitura!

História da Araucária

A Araucaria Angustifolia é o nome científico da árvore conhecida como Araucária, muito presente em regiões serranas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Neste último, ela é considerada a árvore símbolo do estado.

Datar o início do cultivo da Araucária é uma das tarefas mais difíceis e complexas, porém, relatos históricos e dados fósseis datam de milhões de anos atrás os primeiros registros de plantações dessa árvore.

Uma informação bastante importante sobre o seu cultivo, e que ficou conhecida com o passar dos anos, é que a Araucária somente se desenvolve em localidades que tenham uma altitude mínima de cerca de 500 metros do nível do mar, ou seja, normalmente em regiões serranas.

Descascar Pinhão agora é fácil: veja como a Scain revolucionou o mercado

Crédito: Banco de imagens

Além dos três estados do Sul do Brasil, também podemos encontrar essa árvore presente no sul de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, todavia, em menores escalas.

A Araucária também tem uma grande importância para o ecossistema, uma vez que podem chegar a até 40 ou 50 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro. Suas folhas e frutos se desenvolvem no sol, por outro lado, a sombra que ela gera é capaz de auxiliar no cultivo de outras plantações, principalmente aquelas que necessitam de sombra para se desenvolverem.

Entretanto, a Araucária só começa a dar os primeiros frutos após 15 ou 20 anos de cultivo. E, diferente do que ocorre com outras em outras plantações, o seu fruto não é comestível, mas sim a sua semente, o pinhão. Em algumas localidades, a Araucária também é conhecida como pinheiro.


Pinhão: consumo e benefícios para a saúde

Os primeiros povos a cultivarem e consumirem o pinhão foram os indígenas, com eles também nasceram diversas formas de cozinhar, assar e incrementar a semente com outros alimentos.

O pinhão ganhou fama como companheiro dos sulistas no inverno, isso se dá porque sua safra ocorre entre os meses de abril e agosto e, normalmente, ele é consumido junto a outros ingredientes.

A semente do pinheiro é rica em carboidrato, fibras, minerais, além dos compostos fenólicos, que auxiliam no sistema defensivo das células de nossos corpos. Todavia, para ser consumido é necessário que ele seja cozido ou assado, ingeri-lo cru pode causar problemas para o organismo.

Descascar Pinhão agora é fácil: veja como a Scain revolucionou o mercado

Crédito: Banco de imagens

Os benefícios de ingerir esse alimento são muitos, dentre eles podemos destacar a proteção do sistema cardiovascular, uma vez que ele diminui os efeitos do sódio e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.

Da mesma forma, o pinhão é rico em vitaminas do complexo B, contribuindo para o bom funcionamento do cérebro. E, por fim, podemos destacar que a semente da araucária ainda auxilia na visão por conter luteína, um antioxidante que evita a degeneração macular devido ao envelhecimento.


História da Scain e a revolução no Descascar Pinhão

Fundada no ano de 1994, em Caxias do Sul, a Metalúrgica Scain trabalha com a produção de Máquinas para Cortar Bobinas e também CNC. Contudo, em 2017, a empresa patenteou um produto que chegou para revolucionar a forma como consumimos o pinhão.

Entretanto, a Scain mudou a forma como isso pode ser feito, criando um descascador, o que facilita e torna ainda mais fácil a forma como podemos descascar o pinhão.

Descascar Pinhão agora é fácil: veja como a Scain revolucionou o mercado

Crédito: Divulgação

Após a revolução proposta pela Scain, descascar pinhão tornou-se uma das tarefas mais fáceis e ágeis de serem feitas. Esqueça as facas, a sujeira e toda a bagunça na hora de cozinhar e comer pinhão.

Esse equipamento é extremamente seguro. Um produto prático para descascar pinhões cozidos. Com uma estrutura de aço zincado, ele é resistente e pode durar anos. Além disso, limpá-lo é muito fácil. E sua fixação pode ser feita em superfícies de até 6cm de espessura.

O descascador de pinhão funciona em diversos tamanhos da semente e conta também com fixador emborrachado e proteção de silicone, por isso, não vai estragar sua mesa e vai garantir que o descascador de pinhão ficará firme para realizar o seu trabalho.

Com a inovação proposta pela Scain, descascar pinhão tornou-se uma das funções mais tranquilas, um produto patenteado e pronto para exercer a sua função de fazer com que uma tarefa, antes complexa, seja o mais fácil possível. Corra e garanta o seu descascador de pinhão com um preço qualificado.


3 Receitas com Pinhão

Como um bônus para você que chegou até o final do texto, separamos algumas receitas que podem ser feitas com pinhão, e claro, depois que vocês descascá-lo utilizando o produto da Scain.

Vamos para uma rápida lista: 


 1 – Entrevero de Pinhão

Ingredientes
– Carnes variadas (bovina, frango, suína – a sua escolha);
– Couve-flor;
– Brócolis;
– Couve;
– Repolho;
– Tomate;
– Pimentão;
– Batata;
– Cenoura;
– Abóbora;
– Pinhão.

Modo de preparo: pique as carnes, tempere-as e frite-as. Cozinhe o pinhão, a cenoura e a batata. Refogue o brócolis e a couve-flor. Após, acrescente a couve, o repolho, o tomate, o pimentão e a abóbora. Posteriormente, adicione as batatas, a cenoura e o pinhão, misture tudo e está pronto.


2 – Arroz de Forno com Pinhão

Ingredientes
– 5 xícaras de arroz branco cozido;
– Margarina para untar;
– Batata palha para polvilhar;
– Ovos;
– Requeijão;
– Pinhão.

Refogando o pinhão: separe 2 colheres de manteiga, 1 cebola picada, ½ pimentão vermelho picado, 2 xícaras de carne bovina cozida e desfiada, 2 xícaras de pinhão cozido e picado, 1 lata de milho verde escorrido, 1 tomate sem sementes e picado, ½ xícara de cheiro-verde picado, sal a gosto.

Modo de preparo: refogue o pinhão em fogo médio, aqueça uma panela com a manteiga e refogue, por 3 minutos, a cebola, o pimentão, a carne, o pinhão, o milho, o tomate, o cheiro-verde e sal. Desligue e reserve. Em um recipiente untado, faça uma camada com metade do arroz, uma com o refogado e outra com o restante do arroz. Para a cobertura, misture ovos e o requeijão e despeje sobre o arroz. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar levemente. Polvilhe com batata palha e sirva em seguida.


3 – Frango Assado com Farofa de Pinhão

Ingredientes para o Frango Assado
– 4 colheres de manteiga;
– 3 dentes de alho picados;
– Sal e pimenta do reino a gosto;
– 1 frango inteiro;
– Manteiga para untar.

Ingredientes para a Farofa de Pinhão
– 2 colheres de manteiga;
– 1 xícara de bacon picado;
– 2 xícaras de pinhão cozido e picado;
– 3 xícaras de farinha de mandioca;
– Sal a gosto.

Modo de preparo: para fazer a farofa, aqueça uma panela com a manteiga e frite o bacon até dourar. Posteriormente, acrescente o pinhão, a farinha e o sal, misturando tudo, cozinhe por mais 2 minutos. Desligue e reserve. Misture a manteiga, o alho, sal e pimenta e passe essa mistura dentro e fora do frango.

Para rechear o frango, coloque metade da farofa dentro dele e feche-o com palitos. Coloque-o em uma forma untada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora. Retire o papel e asse por mais 30 minutos ou até assar e dourar. Retire, transfira para uma travessa e sirva com a farofa restante.

 

Bom apetite!

 

Foto Destaque: Divulgação/Metalúrgica Scain

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens