» Início » Cozinhas » Internacional » Gastronomia da Costa Rica

Gastronomia da Costa Rica

por | maio 4, 2021 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Qualquer brasileiro se adaptaria com facilidade à gastronomia da Costa Rica, que conta com uma série de pontos em comum com a do Brasil. Entre as semelhanças é possível destacar a presença regular do arroz e do feijão, que podem estar misturados ao restante da refeição ou mesmo surgir separados, formando uma receita.

Assim, abaixo você poderá conhecer um pouco mais a respeito da bebida e pratos típicos da Costa Rica (cuja capital é San José), o que pode ser bastante útil para viajantes que estão pensando em fazer desse país um destino futuro.

Comidas típicas da Costa Rica

Natilla

Em geral, a natilla é usada como um recheio para pães na Costa Rica. Entretanto, ela também pode aparecer como um molho para carnes e pode ser encontrada até mesmo em supermercados do país. Em termos de sabor, ela é um pouco azeda e tem uma consistência bastante similar à da maionese que consumimos no Brasil.

Rice and Beans

Esse prato pode ser considerado uma verdadeira mistura entre tradições brasileiras e mexicanas. Isso porque o rice and beans foi levado à Costa Rica através do Caribe e acabou sendo incorporado à sua culinária. O prato trata-se do já tradicional arroz e feijão, mas com algumas diferenças: o feijão é obrigatoriamente preto e eles são misturados a alguns molhos, especialmente o de mostarda. Além disso, existem alguns temperos que tornam o sabor um pouco mais forte. Em geral, o rice and beans é servido juntamente com algum acompanhamento. Um dos preferidos entre os nativos do país é a carne de boi.

Pejibaye

O pejibaye, que também pode ser chamado de pupunha, é algo importante não somente para a culinária de Costa Rica, mas também para a sua economia, visto que é um produto de exportação. Para tentar aproximar da realidade brasileira, essa fruta se assemelha bastante a um pêssego e possui coloração amarelada ou vermelha. É consumido cru e pode ser encontrado em barracas de feira. Entretanto, também pode ser cozido em água e sal e comido dessa forma.

Casado

Ainda no começo, nós falamos bastante sobre a presença constante de elementos da culinária do Brasil em Costa Rica, certo? Pois bem: o casado é mais um desses casos nos quais os dois países encontram interseção. Em linhas gerais, ele se assemelha bastante ao PFs, tão comuns aos restaurantes mais populares do Brasil. Trata-se de uma refeição composta geralmente por arroz, feijão preto, banana, alguma carne e uma salada. Entretanto, existem ocasiões em que o casado também pode ser acompanhado por um ensopado de chuchu. Outros possíveis acompanhamentos para esse prato são a salada de repolho e a banana-da-terra. Dessa forma, é algo bastante barato de se consumir durante a sua viagem e que vai te fazer ter uma sensação de estar em casa quando a saudade bater.

Chancleta

Se você gosta de batatas recheadas, a chancleta é perfeita para você. Essa pode ser uma opção mais saudável para comer na Costa Rica. Em geral, nesse país o prato é preparado com o uso de um queijo de baixo teor calórico e vários vegetais.

Bebida típica da Costa Rica

Guaro

Guaro é a bebida mais consumida da Costa Rica. Mesmo sendo oriunda da cana-de-açúcar, ela é mais doce e suave que a cachaça, o rum e a vodca.

 

Fizemos um breve texto e sabemos que há outras coisas a se falar sobre a gastronomia da Costa Rica. Por isso, se você já visitou o país, conte para nós nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock
Foto Destaque – Legenda: San José

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens