» Início » Notícias » Eventos » Movimento mundial Stop Food Waste Day tem seu Dia D em 28 de abril

Movimento mundial Stop Food Waste Day tem seu Dia D em 28 de abril

por | abr 7, 2021 | Eventos, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Em sua terceira edição no Brasil, o movimento Stop Food Waste Day, campanha internacional contra o desperdício de alimentos, terá seu Dia D em 28 de abril de 2021. O movimento une forças com iniciativas que serão realizadas em mais de 30 países. Além do Brasil, participarão Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália, entre outros. O objetivo principal é educar e promover mudança de comportamento em relação à epidemia de desperdício de alimentos que assola o planeta. No Brasil, o movimento ocorre por meio da GRSA | Compass, empresa responsável por servir mais de um milhão de refeições por dia em todo o País.

Leia também: TOP 5 Mercados de Street Food em Londres

Para celebrar o Dia D, o movimento apresentará o Festival Consumo Consciente: semeando bons hábitos, uma Live que contará com uma série de atrações, com debates importantes sobre economia circular, Teaching & Kitchen, receitas apresentadas por chefs e nutricionistas renomados e engajados na causa do desperdício, além de atrações musicais. O evento ocorrerá pelo YouTube com inscrições abertas pelo Sympla, das 14h às 18h.

Além dessas ações, a GRSA | Compass lançou a campanha “Juntos Contra o Desperdício”, um conjunto de ações que integra o movimento global Stop Food Waste Day. Trata-se de uma mobilização com todos os stakeholders da GRSA | Compass para dar voz a esse importante debate. A ação, que será realizada durante abril, tem como finalidade incentivar funcionários e clientes a terem uma alimentação mais consciente, reduzindo o desperdício diário durante as refeições.

Como parte da campanha, a partir do dia 6 de abril, a empresa irá postar em suas mídias sociais do Brasil dicas, receitas e desafios para os seguidores, como o desafio do Prato Limpo, que consiste em escolher melhor a quantidade de alimento que será produzido para as sobras não irem para o lixo, e serão estimulados a postar em seus perfis com a hashtag #StopFoodWasteDayBrasil.

Entre os embaixadores que aderiram à campanha estão Renato Caleffi, chef especialista em gastronomia orgânica e funcional e fundador do restaurante Le Manjue; Valéria Paschoal, nutricionista e diretora da VP Nutrição Funcional; Carina Müller, nutricionista funcional; Anna Elisa de Castro, chef Health fundadora da NOS Escola; além de Sabrina e Silvia Jeha, sócias do viveiro de plantas medicinais e aromáticas Sabor de Fazenda. “Nossa proposta é estimular a mudança de hábitos do consumidor. Mostrar formas de como aproveitar melhor os alimentos, como ter uma horta em casa e que planejar melhor as refeições e compras são atitudes simples do dia a dia que podem gerar um impacto muito positivo”, explica Mara Cristina Maran Baggio, nutricionista e gerente de Segurança e Qualidade da GRSA | Compass.

O Grupo Compass é uma das maiores empresas de serviços de alimentação e suporte do mundo, com atuação em 45 países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Espanha e Japão. A meta global é reduzir o desperdício de alimentos em 50% até 2030 nas operações do Grupo Compass. “Neste ano, com todos os indicadores sociais em alta disparada pela pandemia, o movimento Stop Food Waste Day se torna ainda mais relevante no que tange à conscientização da sociedade na mudança de hábitos alimentares para obtermos resultados concretos”, afirma o presidente da GRSA | Compass, Fernando Calamita.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), 1,3 bilhão de toneladas de comida se perdem ou são desperdiçadas por ano no mundo. Este número é proporcional a cerca de 1/3 de todo alimento produzido para consumo humano ao redor do mundo. O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam alimentos no dia a dia, totalizando 23,6 toneladas por ano. De acordo com as pesquisas, os alimentos, como arroz e feijão (38%), carne bovina (20%) e frango (15%), são os mais desperdiçados nas refeições pelos brasileiros.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação/GRSA | Compass

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens