» Início » Bebidas » Bar » Matcha: desvendando os segredos desta super bebida típica japonesa

Matcha: desvendando os segredos desta super bebida típica japonesa

por | abr 7, 2021 | Bar, Bebidas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Com alto teor de antioxidantes e rico em fibras e vitaminas, o matcha é resultado de um processo artesanal no qual os brotos jovens da Camellia sinensis – a planta que dá origem ao chá – são reduzidos a um pó fino em moinho de pedra. A bebida, muito apreciada no Japão, tem uma cor verde viva, resultado do sombreamento pelo qual passam as folhas para acelerar a produção de clorofila. O resultado é um chá único pelo sabor e pela explosão de propriedades que fazem bem à saúde.

Leia mais: Benefícios dos chás e infusões para a saúde

Desvende os segredos do matcha revelados por especialistas da Tea Shop, uma das maiores e mais especializadas redes de chás do País:

Segredos do matcha


É estimulante

O matcha contém teína, uma espécie de prima da cafeína. A teína e a cafeína são a mesma molécula, porém metabolizadas de forma diferente no organismo. A teína do chá, ao contrário da cafeína do café, é liberada gradualmente no organismo durante cerca de quatro horas. No caso do matcha, o tempo de liberação é ainda maior, por cerca de seis horas, e sem aumento da pressão arterial ou frequência cardíaca. Por isso, proporciona vitalidade e concentração por um período duradouro.


É ultra saudável

Além do poder antioxidante do chá verde, que neutraliza a ação dos radicais livres, o matcha tem alto teor de vitaminas, regula os níveis de colesterol, melhora a circulação sanguínea e o metabolismo. Graças à teína, também impulsiona o rendimento intelectual e a concentração. Uma xícara de matcha orgânico equivale em teor de antioxidantes a 10 xícaras de chá verde.


O preparo tem ritual

O matcha pode ser tomado quente ou gelado, mas é diferente dos demais chás porque não precisa ficar em infusão. A maneira tradicional de preparar é batendo o pó verde em um bowl com um pouco de água aquecida. Para o preparo perfeito existem uma medida e uma batedora de bambu específicas. E aqui fique esperto: os japoneses levam a sério cada etapa do preparo do matcha, como se fosse um verdadeiro ritual. A Tea Shop disponibiliza um kit completo para a cerimônia do chá japonês, com batedora e colher de bambu, bowl, matcha orgânico e um case de madeira com acabamento em couro para armazenar o chá e os acessórios.


Como preparar
  • Colocar uma medida de matcha no bowl;
  • Adicionar 50ml de água quente (mínimo 80 graus);
  • Mexer lentamente com a batedora de bambu até dissolver o pó;
  • No final, bater vigorosamente até obter espuma;
  • Acrescentar 80ml a 100ml de água quente (mínimo 80 graus) para completar.

E aqui vale citar outra qualidade do matcha: o rendimento. Por ser bastante concentrado, rende 150ml de chá com apenas uma medida – ou 1,5g – de pó verde.


Como guardar

Recomenda-se mantê-lo protegido da luz, umidade e altas temperaturas.


Sobre a Tea Shop

Presente nos principais centros do País, a Tea Shop disponibiliza mais de 130 chás e infusões nas 35 lojas físicas e também por tele-entrega ou na loja virtual. A rede nasceu em Barcelona (Espanha) há três décadas e hoje tem 100 lojas em seis países. As operações no Brasil ficam em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Brasília, entre outros.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens