» Início » Cozinhas » Internacional » Izakayas: tradicionais bares japoneses vão além do peixe cru

Izakayas: tradicionais bares japoneses vão além do peixe cru

por | abr 6, 2021 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Que a comida japonesa popularizada no Brasil não se aproxima da original, já sabemos. Sushi, sashimi e temaki, embora bastante consumidos no Japão, sem a adição de ingredientes tipicamente brasileiros, diga-se de passagem, são apenas uma parte desta rica culinária. Nem só de peixe cru vive o cidadão japonês; prova disso é o teishoku, espécie de prato feito que contém uma refeição completa. Geralmente, ele é composto de carne grelhada ou frita, gohan, uma conserva e missô.

Leia mais: Sushi: principais tipos e suas características

As semelhanças e diferenças entre ocidente e oriente não param por aí. Se, do lado de cá, temos os bares e botecos, dos mais variados estilos e frequentados, tanto por estudantes, quanto por executivos, no Japão, há o equivalente. O Izakaya é um estabelecimento tipicamente japonês, onde se servem bebidas – principalmente, cerveja e saquê – e comidas variadas, com destaque para os pratos quentes. Pode-se consumir no balcão ou em tatames, na companhia de um grupo grande de amigos.

Os izakayas (i = sentar; sakaya = loja de saquê) datam do período Edo (1603-1867), com origem nas lojas de bebidas alcoólicas onde era permitido consumir no local e sentar-se ao balcão. Pouco a pouco, a comida foi sendo introduzida e hoje estes lugares contam com menus extensos. As bebidas também foram sendo diversificadas; atualmente, o cliente pode escolher entre drinques nacionais ou importados.

Vale mencionar que o hábito é compartilhar pequenas porções de pratos diferentes, que vão sendo repostos à medida em que o anterior é finalizado. Com isso, eles chegam frescos e quentes – se for o caso – à mesa, e ninguém fica sem ter o que comer.

Não é tarefa fácil resumir o cardápio de um Izakaya, já que a variedade de pratos é imensa. Os itens mais comuns são: yakitori, espécie de espetinho com todas as partes do frango assados na hora; kushikatsu, também servido em espeto, feito de carne (frango, porco ou peixe) ou legumes empanados e fritos por imersão; yakiniku, um tipo de churrasco de carne cortada em tiras e grelhado em churrasqueira a gás industrial ou carvão; pratos quentes e frituras em geral, além de preparações com arroz e macarrão.

Os Izakayas fazem parte da história e do cenário atual do Japão, considerado local de visita obrigatória para os turistas e ponto de encontro ideal para compartilhar boa comida e bebida com amigos depois de um dia de trabalho.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens