» Início » Cozinhas » Brasileira » 12 motivos para não deixar de comer arroz e feijão

12 motivos para não deixar de comer arroz e feijão

por | abr 6, 2021 | Brasileira, Colunistas, Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Por: chef Bianca Folla

Não há dúvidas de que o famoso “arroz e feijão” é a cara do Brasil. Mas muita gente não sabe que, além de ser um prato típico, essa é uma combinação que faz muito bem para a saúde. Não acredita? Coloque o feijão de molho e confira este novo conteúdo. Boa leitura e bom apetite!

12 motivos para comer arroz e feijão


1º motivo

Em busca do peso ideal? Então não abra mão do nosso tradicional arroz e feijão. A combinação pode e deve fazer parte do seu cardápio diário, uma vez que esses alimentos juntos trazem sensação de saciedade, regulam o apetite e com isso auxiliam no processo de emagrecimento. Mas para não cometer exageros, a proporção ideal é de três porções de arroz para uma de feijão.


2º motivo

O guia alimentar do Ministério da Saúde recomenda a ingestão de arroz e feijão todos os dias, já que o consumo diário desses alimentos ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e o mau funcionamento do intestino. E a explicação para isso é que eles são ricos em fibras que ajudam a reduzir a fome e a absorção de açúcares e gorduras.


3º motivo

Do ponto de vista nutricional, o arroz com feijão é uma combinação perfeita, garantem os nutricionistas. O arroz é pobre em aminoácidos lisina, que estão presentes no feijão. Já o feijão é pobre em metionina e cisteína, aminoácidos que são abundantes no arroz. Assim, um completa o outro e formam uma proteína de alta qualidade nutricional.


4º motivo

Mas não são só proteínas que o arroz tem a oferecer. Ele também é fonte de carboidratos, fosfato, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B e ferro.

Leia mais: 7 tipos de arrozes e suas propriedades


5º motivo

Já o feijão, contém mais proteína do que qualquer outro alimento de fonte vegetal. E além disso é rico em vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco, minerais essenciais para o perfeito funcionamento do organismo.

Leia mais: Inovando o cardápio com diferentes tipos de feijão


6º motivo

O arroz é um alimento de fácil digestão, raramente provoca alergias e é perfeito para aquelas pessoas que têm intolerância ao glúten.


7º motivo

O feijão apresenta baixo teor de sódio e gordura e ainda é rico em fibras e tem função antioxidante.


8º motivo

Para crianças e adolescentes, a tradicional combinação brasileira também é fundamental, pois fornece diversos nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento.


9º motivo

E por falar em crianças, o arroz e feijão é indicado para os pequenos e pode ser consumido por eles a partir dos seis meses em forma de papa. Nas fases pré-escolar e escolar, o arroz e feijão devem ser oferecidos inteiros para ajudar a estimular o processo de mastigação.


10º motivo

Prefere arroz integral? Melhor ainda! O arroz integral tem muitas fibras e isso é essencial para o funcionamento adequado do intestino e a prevenção de algumas doenças, como câncer colorretal, obesidade e diabetes.


11º motivo

Para deixar a refeição ainda mais saudável e nutritiva, os especialistas recomendam adicionar uma porção de proteína animal (carne vermelha, frango, peixe ou ovo), legumes e verduras, de acordo com a sua preferência.


12º motivo

Se a ideia é comer uma feijoada com arroz, escolha somente um tipo de carne, capriche nos acompanhamentos menos calóricos, como a couve e a laranja, e resista a tentação de repetir o prato.

 

Viu só como é possível comer arroz e feijão sem culpa? A dupla é muito mais que uma combinação tradicional da culinária brasileira. Esse prato simples, fácil de preparar e saboroso proporciona também uma série de nutrientes importantes para a saúde e não merece ser substituído no dia a dia por qualquer outro alimento. E para ficar melhor ainda, dê seu toque pessoal com seus temperos e acompanhamentos preferidos.

 

Chef Bianca Folla é formada em Direito pela PUC/SP e Gastronomia no SENAC/SP. Atua na área desde 2005 e seu currículo é recheado de muitos cursos e concursos no Brasil e exterior.

Site / Instagram

 

Foto Destaque: Daniel Dan/Pixabay

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens