» Início » Receitas » Salgadas » 5 receitas caseiras de lanches vegetarianos para você fazer em casa

5 receitas caseiras de lanches vegetarianos para você fazer em casa

por | mar 8, 2021 | Cozinhas, Receitas, Salgadas, Vegetariana

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

É mais que possível saborear um delicioso hambúrguer à base de vegetais ou legumes. Para além do tradicional e já conhecido hambúrguer de soja, existem inúmeras opções de lanches vegetarianos e, com certeza, você vai achar um hambúrguer que agrade o seu paladar.

A familiaridade com os temperos e um bom jogo de panelas antiaderentes são importantes, mas o segredo para aproveitar e saborear ao máximo um hambúrguer vegetariano é se desprender da ideia de que o hambúrguer vegetal precisa ter “gosto de carne”. Mais do que uma ótima fonte de nutrientes vegetais, legumes e grãos são ricos em sabores, aromas e diferentes texturas. Se abra para o novo e experimente estas receitas!

Lanches vegetarianos


1 – Hambúrguer de Feijão Preto

Ingredientes: 1 xícara de chá de feijão preto cru, 1/2 cebola bem picada, 2 dentes de alho picados, 1 colher de sopa de suco de limão, 1/2 xícara de chá de farinha de trigo, orégano, azeite de oliva, salsinha, sal e pimenta-do-reino moída a gosto.

Modo de preparo: Deixar o feijão de molho por dez horas e cozinhar por cerca de 15 minutos na pressão. Depois, escorrer bem e amassar o feijão, até ele virar uma pasta – vale também deixar alguns grãos inteiros para dar mais textura. Refogar o alho e a cebola e ir adicionando a pasta juntamente com os outros temperos. Adicionar a farinha de trigo aos poucos para dar liga na massa. Depois, é só modelar e colocar para fritar. A receita também pode ser adaptada para outros grãos como lentilha e também para outros tipos de feijão.


2 – Hambúrguer de Jaca

Ingredientes: 1 jaca verde pequena, 1 xícara de chá de farinha de arroz, 1 cebola picada, 1 dente de alho picado, 3 colheres de sopa de azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino e cebolinha a gosto.

Modo de preparo: Corte e descasque a jaca e coloque na panela de pressão para cozinhar por 40 minutos. Quando ela estiver mole, desfie e escorra bem. Na panela, refogue a cebola e o alho e acrescente a jaca desfiada. Adicione os outros temperos e misture a farinha, até que fique uma massa homogênea.


3 – Hambúrguer de Cogumelo à Milanesa

Ingredientes: 4 cogumelos tipo portobello, 1/3 de xícara de chá de farinha de rosca, 1/3 de xícara de chá de farinha de trigo, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio, água e sal a gosto.

Modo de preparo: Limpe os cogumelos e coloque no micro-ondas por três minutos para secar. Faça uma mistura com água, farinha de trigo e bicarbonato. Em seguida, retire os talos do cogumelo e passe nesta mistura; depois, passe também na farinha de rosca. Por fim, basta fritá-los em imersão em óleo de soja, canola ou girassol.


4 – Hambúrguer de Berinjela

Ingredientes: 1 berinjela picada, 5 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de salsa picada, 3 colheres de sopa de queijo mussarela ralado, 3 colheres de sopa de farinha de rosca, 2 dentes de alho picados e 1 ovo.

Modo de preparo: Cozinhe a berinjela e pique. Depois, em um recipiente, misture todos os ingredientes, até dar o ponto ideal para modelar e fritar.


5 – Hambúrguer de Grão-de-bico

Ingredientes: 4 xícaras de chá de grão-de-bico, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados, 1 xícara de chá de farinha de aveia, água, suco de 1 limão, sal, coentro, cebolinha, salsa e pimenta-do-reino moída a gosto.

Modo de preparo: Deixe o grão-de-bico de molho por cerca de oito horas e cozinhe na panela de pressão por, pelo menos, dez minutos. Escorra e passe os grãos em um processador ou no liquidificador na função “pulsar”, até ele virar uma pasta. Em uma panela, refogue o alho e a cebola; depois, coloque a massa e acrescente os outros ingredientes, menos a farinha. Adicione a farinha aos poucos, para não empelotar. Modele e frite.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens