» Início » Cozinhas » Vegana » Ovo vegano: ele é feito de vegetais e faz sucesso nas cozinhas veganas

Ovo vegano: ele é feito de vegetais e faz sucesso nas cozinhas veganas

por | fev 19, 2021 | Cozinhas, Vegana

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A substituição de alimentos condenáveis em dietas veganas por alternativas mais naturais não é novidade. Hoje em dia, é possível encontrar até hambúrguer feito de vegetais, mas a comida do momento certamente é o ovo vegano, que de uns anos para cá vem ganhando cada vez mais força ao redor do mundo.

Tudo começou em 2017, quando as francesas Sheryline Thavisouk e Philippine Soulères, fundadoras da startup Le Papondu, resolveram criar um ovo feito totalmente de leguminosas. Indo além do veganismo, elas afirmam que sua criação também visa ajudar aqueles que são alérgicos a ovos – algo cada vez mais recorrente na França.

Leia mais: França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

Sua criação foi revolucionária não só por permitir que veganos e pessoas alérgicas consumissem ovos normalmente, mas também pela aparência e consistência, que são idênticas às de um ovo comum. É até possível utilizá-los em receitas de bolos e massas, ou simplesmente cozinhá-los da forma como preferir. Além disso, as proteínas vegetais garantem uma base nutricional muito alta, ou seja, acima de tudo, é saudável.

Com o tempo, a ideia foi se popularizando e inspirando outros a fazerem sua própria versão do ovo vegano ao redor do mundo. Outra pioneira foi a rede de fast-food Dicos, a principal concorrente do KFC na China, que recentemente incluiu o ovo vegetal da Eat Just – empresa norte-americana focada na produção de alimentos alternativos à base de vegetais – em sete pratos de seu cardápio. Segundo a Eat Just, esta foi a primeira vez que uma grande rede de restaurantes atualiza tantas opções de seu cardápio com produtos de origem vegetal.

As inovações não pararam por aí. No Brasil, o Grupo Mantiqueira lançou sua própria variação do ovo vegano: o N.ovo. A diferença é que ele não possui a aparência de um ovo convencional, pois é vendido em um pó à base de amido de ervilha, que pode substituir os ovos em receitas de bolos, pães e massas. O problema é que ele ainda não pode ser utilizado como alimento – para fazer uma omelete ou ovos mexidos, por exemplo.

Todos esses avanços só foram possíveis graças ao aumento do interesse dos consumidores por alimentos de origem vegetal. Seja por veganismo ou simplesmente para tornar sua dieta mais saudável, a procura por alimentos do gênero está aumentando no mundo todo. No Brasil, a saúde e o estilo de vida fitness são os motivos predominantes, elevando a popularidade de pratos como o pão de queijo fit e outros que dispensam lactose e componentes de origem animal de sua composição.

 

Foto Destaque: Divulgação
Foto Destaque – Legenda: “Ovos” mexidos de tofu com cúrcuma

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens