» Início » Cozinhas » Internacional » França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

por | fev 6, 2019 | Cozinhas, Internacional, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A França é um país que chama a atenção não apenas pelas belezas arquitetônicas e as belas paisagens que possui, o país é encantador do seu idioma à sua maravilhosa culinária. A França preserva sua cultura gastronômica à finco, uma fidelidade que tem um importante papel no turismo, pois são sabores peculiares e afrodisíacos encontrados em queijos, vinhos, temperos e outros produtos da gastronomia local um dos motivos que atraem turistas de todas as partes do mundo. Para você que está pensando em provar a comida francesa, saiba que existem muitos fatos e curiosidades do universo gastronômico francês; a seguir, destacamos alguns:

Fatos e curiosidades em torno da gastronomia francesa

Destino turístico mais popular do mundo, a França é um país em que comer não é apenas uma necessidade. A gastronomia francesa carrega fortes aspectos culturais e muita destreza no preparo apurado das refeições, provocando inquietude em seus habitantes e turistas para conhecer e aprender um pouco mais dessa culinária mundialmente apreciada.

A forma como os franceses se alimentam influenciou o mundo todo; quando se fala em culinária francesa, queijo e vinho são os primeiros elementos que veem à mente, ambos são tidos como símbolos da gastronomia francesa.

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

Queijo e vinho, símbolos da gastronomia francesa – Crédito: Pixabay


1 – Chocolate está para a páscoa, assim como o queijo está para a França

O queijo tem suma importância na gastronomia francesa, basicamente a maioria das receitas típicas do país leva queijos, mas, diferente dos brasileiros, os franceses não têm o hábito de consumir queijo no café da manhã.

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

A França é um dos maiores produtores de queijo do mundo – Crédito: Pixabay

A França é um dos maiores produtores e consumidores de queijo do mundo. Estima-se que anualmente sejam produzidos no país quase um bilhão de toneladas de queijo, divididos em mais de 1.200 variedades, das quais, apenas ¼ são reconhecidas. Esta diversidade inspirou uma frase, “o país dos 360 tipos de queijos“, o número varia, mas acredita-se que há ao menos um queijo diferente para cada dia do ano.

O queijo é um produto tão importante para os franceses, que no final do mês de março existe um dia só para ele, o dia nacional do queijo! E já que mencionamos sobre a Páscoa, é bom saber que na França, o feriado de Páscoa é comemorado na segunda-feira depois do domingo de Páscoa e não na sexta-feira, como no Brasil.

Leia mais: Os 7 queijos franceses que você precisa experimentar ao visitar o país


2 –
Para os franceses, a refeição é um momento sagrado

A gastronomia francesa é tão marcante e significativa que em 2010 foi nomeada “patrimônio cultural intangível da humanidade” pela UNESCO.

A refeição é apreciada em etapas pelos franceses, geralmente composta por cinco pratos: aperitivo, prato de entrada, o prato principal, a tábua de queijos e/ou a sobremesa.

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

Os famosos chips, um dos aperitivos mais apreciados pelos franceses – Crédito: Pixabay

À noite, a entrada é frequentemente substituída por uma sopa e vem daí a associação que fazemos de jantar para esta refeição. O prato principal é completado geralmente com queijo e pão como aperitivos.

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

Sopa de cebola gratinada, prato típico francês – Crédito: Pixabay

No dia a dia a correria não permite mais aos franceses todos estes pratos, então geralmente é resumido à dois ou três pratos, de acordo com a fome de cada um. Mas quando recebem em casa, ou nos finais de semana: sábados e domingos a refeição é mais elaborada, seguindo todas as etapas citadas acima. Uma forma cortês que os franceses têm de tratar os convidados é oferecer diferentes opções de bebidas, juntamente com o aperitivo servido.

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

Nas refeições francesas, não pode faltar uma boa tábua de queijos – Crédito: Freepik

Uma curiosidade envolvendo essas refeições é que os franceses acreditam que a duração de uma refeição deve ser a mesma da sua preparação. Na França não se come pela simples necessidade de saciar a fome, come-se para degustar e saborear o alimento desde o cheiro ao sabor.


3 – 
Alguns dos mais caros pratos franceses são feitos com carnes exóticas

As várias receitas tradicionais francesas usam diferentes tipos de carnes. As mais comuns nos cardápios são as de coelho, porco, carneiro, pato, frango, sapo, cordeiro, ganso, codorna, peru, de boi, peixes, frutos do mar e escargot.

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

Saboreados como alimentos gourmet, os escargots são um prato tradicional da cozinha francesa, aproximadamente 30.000 toneladas são consumidas todos os anos. Junto com as trufas, um gênero de fungos, o foie gras (fígado gordo de pato ou ganso) é considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa, um prato luxuoso com produção média anual de mais de 16.000 toneladas.

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

Foie Gras – Crédito: Pixabay


4 – 
Na França, o pão francês é tipicamente brasileiro
França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

O mais tradicional dos pães no Brasil – o pão francês – lá na França nem existe, sabia? O pão francês consumido pelos brasileiros é uma imitação de um formato de pão fabricado na França no século XIX: pequeno, cilíndrico, com casca dourada e miolo. Somente no século XX o pão comercializado na França tomou a forma da tradicional baguete, consumida até hoje no país. Entretanto, o Brasil continuou fabricando sua paixão nacional, o pão francês (que de francês não tem nada).

Os franceses possuem o hábito de comer pão com a refeição e o mesmo é usado para limpar até o molho que sobra no prato. Os pães mais conhecidos e comuns na França são a baguete e o brioche.

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

Baguete e vinho, tradições francesas – Crédito: Pinterest

As curiosidades que giram em torno da panificação francesa estão em acreditar que virar uma baguete de ponta-cabeça dá azar e que o croissant é uma invenção francesa, quando na realidade, o famoso salgado francês de massa folhada foi inventado na Áustria. Vale ressaltar que na França, o croissant se come apenas no café da manhã, molhando-o na bebida.

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

O famoso croissant “francês” – Crédito: Pixabay


5 – 
Na França o vinho é um complemento alimentar

A França é um dos maiores produtores e exportadores de vinho do mundo e seus habitantes possuem o hábito de consumir a bebida diariamente, sem precisar ao menos de um motivo especial para abrir uma boa garrafa de vinho.

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

Vinho, queijo e pão para o lanche da tarde francês – Crédito: Pixabay

Uma das curiosidades sobre a França e seu universo gastronômico é que lá é muito comum tomar vinho no horário do almoço, pois os franceses consideram que uma refeição sem vinho é uma refeição incompleta. Mas não é só no almoço que eles apreciam uma boa taça de vinho: na França a bebida também é servida nas reuniões de trabalho (e quem disse que não pode beber no horário do expediente?).

Os franceses consomem, em média, 11,2 bilhões de taças de vinho por ano. A bebida é um dos melhores acompanhamentos para todo o banquete servido na França, sendo um fator de harmonização para os pratos – o vinho branco é usado para acompanhar os pratos servidos com aves e frutos do mar enquanto os vinhos tintos acompanham pratos feitos com carne vermelha.  Quer aprender mais sobre os vinhos franceses e visitar vinícolas? Então acesse: GIMGOURMAND.

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

França: fatos e curiosidades do universo gastronômico

Uma coisa importante a se destacar é que a gastronomia francesa é magnífica e contribuiu em muitos aspectos para a culinária mundial, permitindo inovações e reinvenções fantásticas, desde o surgimento da comida enlatada até a mudança dos hábitos alimentares que elevou a França aos mais altos patamares da gastronomia internacional.

E para terminar, uma última curiosidade em torno do universo gastronômico francês: Na França, nunca chame o garçom com um assobio ou estalar de dedos, ok?

Organize sua viagem enogastronômica na França com a GIMtravel, roteiros exclusivos em português.


Sobre a GIMtravel

GIMtravel é uma empresa especializada em visitas turísticas da França, localizada em Lyon.

Tudo começou em 2010, quando a fundadora da empresa saiu de São Paulo, para fazer um ano sabático na França. Daí surgiu a ideia da GIMtravel, que há quase 5 anos no mercado, atua em todo território Francês com guias e parceiros qualificados e selecionados à dedo para mostrar o melhor da França para vocês.

Com sua sede localizada ao lado de Lyon, capital da gastronomia francesa, sua equipe trabalha todos os dias buscando o melhor da França: Vinhos, Gastronomia, Luxo, eventos, visitas, etc.

Site: www.gimtravel.com
Lyon/França: +33 641 67 41 75  |  São Paulo: (11) 3230-7575

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens