» Início » Áreas » Empreendedorismo » 5 aplicativos móveis para restaurantes e cafés

5 aplicativos móveis para restaurantes e cafés

por | jan 28, 2021 | Áreas, Empreendedorismo, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A tecnologia facilita nossas vidas de forma incrível. Não só pela parte do entretenimento, mas para questões práticas. Qualquer empreendedor pode se beneficiar muito com os avanços que foram feitos nesse setor. Nesta publicação vamos falar sobre os apps que podem mudar o jogo para qualquer dono de restaurante, cafeteria, etc. De aplicativos de entrega, até serviços de avaliação, temos um pouco de tudo aqui.

A ideia desta matéria é mostrar como os empreendedores podem se beneficiar, mas se você não é dono de um estabelecimento como este, continue lendo, alguns desses aplicativos podem ser úteis para você como um usuário comum.

iFood

Se você vive no Brasil, é provável que já viu a propaganda dessa empresa em algum lugar antes. Isso porque o iFood é quem domina o ramo de entrega de comida pela internet por aqui. Ele foi fundado em 2011 como uma startup, mas não demorou muito para chamar a atenção de investidores de risco, inclusive de grupos de Jorge Paulo Lemann, um dos homens mais ricos do Brasil. Em 2014 ela foi adquirida pela Movile, uma empresa gigante de capital de risco. Desde então, o iFood está em todo lugar. Ao menos está em várias propagandas do YouTube, entre outros.

O funcionamento do aplicativo é simples, você cadastra o seu estabelecimento junto com os pratos que oferece e os usuários passam a ver os mesmos como opção. A entrega fica em cargo do iFood para entregadores, isto é, entregadores vinculados ou não com o seu estabelecimento. Uma taxa é cobrada de cada entrega, mas isso não é problema porque você tem o controle dos preços.


Uber Eats

Como o nome sugere, trata-se de uma plataforma de entrega de refeições ligadas ao Uber. Inicialmente, o Uber Eats era parte do aplicativo original do Uber, com o tempo se tornou um app separado. Em vez de intermediar a relação entre passageiros e motoristas, este faz uma parceria com os restaurantes, motoristas e usuários finais, que são quem pedem a comida.

A ideia deste app segue a do Uber: preços baixos. O problema é que a empresa por trás do aplicativo Uber e Uber Eats já está no vermelho há anos. Isto é, elas tomaram prejuízos nos últimos anos. Mas ainda assim merece espaço na nossa lista, pois o aplicativo é realmente muito bom. O que sugerimos é que você se proteja e não deixe seu negócio dependente do Uber Eats, pois mudanças radicais podem acontecer nos próximos anos.


Rappi

Este é um app um pouco diferente dos anteriores. Trata-se de um aplicativo de deliveries para restaurantes, supermercados e farmácias. Não focam apenas na entrega de comida. A vantagem é justamente essa. Mais serviços são oferecidos aqui. Há muitas pessoas que vão preferir resolver tudo em um só lugar. Rappi é a única que vem com essa proposta desde cedo.

Além disso, a empresa foca em ter o melhor serviço através de suporte 24 horas sete dias por semana, descontos, opções de frete grátis e etc. Eles se esforçam em oferecer um app simples e transparente, o que é ótimo, pois ninguém vai querer um aplicativo espião para iPhone no aparelho.


TripAdvisor

Trata-se de um verdadeiro ecossistema de opções. É um website, aplicativo e muito mais. O objetivo é oferecer informações relacionadas ao turismo. Conta com milhões de usuários ao redor do mundo. Nele é possível conferir os restaurantes da região e avaliar os mesmos. Não é um serviço de entrega, mas um local onde você cadastra o seu restaurante e permite que os usuários o avaliem. O TripAdvisor conta com regras especiais, por exemplo, apenas pessoas que realmente visitaram o estabelecimento podem deixar reviews.

A vantagem deste app está no fato de focar em um grupo específico, isto é, os turistas. Combine o TripAdvisor com outros apps que focam em pessoas da região e você vai estar atingindo um público enorme. Para aqueles que acham que é um app que beneficia os usuários e não os donos de restaurante, lembre-se que você vai ter uma visibilidade maior através dele.

O número de pessoas que conferem as informações do TripAdvisor antes de visitar um local é enorme. Seria uma grande perda não aproveitar essa oportunidade.


TheFork

É um aplicativo de reserva de mesas e cupons de desconto. O conceito pode parecer simples, mas atrai muitos usuários. Começou como uma iniciativa independente, mas logo cresceu e foi adquirida pelo TripAdvisor. O que é legal é que se você tiver seu restaurante cadastrado no TripAdvisor, as avaliações deste podem ser usadas no TheFork. Com este aplicativo fica muito mais fácil organizar promoções.

Mas, porque você precisa cadastrar o seu restaurante neste app, em vez de simplesmente oferecer o serviço de reserva de mesas da maneira tradicional? Isto é, através de uma ligação por telefone como muitos restaurantes ainda fazem. Bom, em primeiro lugar, você não vai excluir a forma tradicional de reserva do seu restaurante. Para evitar conflitos entre o app e a forma tradicional basta separar o número de mesas que podem ser reservadas pelo aplicativo e o número de mesas que podem ser reservadas tradicionalmente.

Em segundo lugar, estamos falando de visibilidade. Aplicativos como o TheFork contam com milhares de usuários e só tendem a crescer com o passar do tempo. Portanto, um dono de um restaurante, café ou similar só tem a ganhar com esse tipo de aplicativo.


Dicas finais

Esses são os cinco aplicativos que podem mudar o jogo para o seu estabelecimento. A verdade é que não há nada que impeça você de usar um, dois, ou todos os aplicativos dessa lista. Inclusive, prevemos que no futuro próximo uma nova profissão surgirá. Algo como “Gerente de aplicativos móveis”, um profissional responsável por lidar com os aplicativos em que um restaurante está cadastrado. Pode parecer um exagero, mas estamos apenas começando com a era dos aplicativos para restaurante. Os mais populares e maiores ainda estão ou completaram uma década. A expectativa é que eles continuem crescendo nos próximos anos.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens