» Início » Áreas » Nutrição » Janeiro Branco: alimentos que ajudam a tratar os sintomas de ansiedade

Janeiro Branco: alimentos que ajudam a tratar os sintomas de ansiedade

por | jan 21, 2021 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O ano começa com a campanha Janeiro Branco, criada para chamar a atenção aos cuidados com a saúde mental, ao mesmo tempo em que é promovido uma maior compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo, totalizando 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) com o transtorno.

Leia mais: O papel da nutrição no controle do estresse, ansiedade e insônia

São inúmeras as causas que podem influenciar o aparecimento dessas doenças, mas em um ano tão atípico, podemos destacar a preocupação com a pandemia de COVID-19, instabilidade econômica e outras questões pessoais e familiares que podem afetar o psicológico. Mas como a alimentação pode diminuir os sintomas? Embora não exista uma lista que possa “curar”, alguns alimentos podem ajudar a aliviar os sintomas, como é o caso de frutas e verduras com vitamina C,  como kiwi, limão, laranja, brócolis e couve. Esses alimentos podem diminuir o cortisol – que está diretamente atrelado ao estresse e pode causar picos de instabilidade. Confira abaixo alguns alimentos que ajudam a tratar os sintomas.

Alimentos recomendados


Abacate

A fruta é repleta de nutrientes, além de ter vitamina B6 e magnésio, uma poderosa combinação que ajuda na produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar no corpo. O abacate pode ser consumido em pequenas fatias ou incluindo em saladas e smoothies balanceando as fibras e as gorduras saudáveis em uma dieta.


Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e contribuem para eliminar substâncias que causam danos às células o que, consequentemente, combate o envelhecimento e muitas doenças.


Banana

Comum em todas as partes do Brasil, a banana é fonte de triptofano, precursor de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável por regular o humor, sono, apetite e outras funções cognitivas. A presença de potássio também contribui para o fortalecimento do sistema nervoso e o controle do estresse.


Vegetais

Alface, espinafre, acelga e aspargo não podem ficar fora da lista de mercado. Esses vegetais apresentam boas doses de ácido fólico, uma potente vitamina que é considerada um antidepressivo natural.


Camomila

A planta que é muito usada para chás, apresenta propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes. Além de todas essas propriedades benéficas para a saúde, a camomila também exerce um efeito relaxante e combate os sintomas da ansiedade.

 

Importante comentar que o aconselhamento psicológico é o mais indicado para tratar o transtorno da ansiedade. Sessões com a ajuda de psicólogo podem ajudar a identificar a origem do problema e como controlar.


Sobre A Boa Terra

A Boa Terra é pioneira na agricultura orgânica no Brasil e na entrega de cestas orgânicas na porta de casa. Em 1981 os fundadores Joop e Tini seguiram o sonho de uma sociedade e agricultura mais justa, respeitando o equilíbrio com a natureza, e o homem que produz e que se alimenta da terra. Tudo isso em uma época que a grande maioria das pessoas não sabia, nem nunca tinha ouvido falar o que era um alimento orgânico. Atualmente, centenas de famílias são atendidas por semana na grande São Paulo, Ribeirão Preto e cidades mais próximas ao Sítio.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Kurhan/Shutterstock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens