Banner Teknisa

SuperOpa: marketplace tem como objetivo acabar com o desperdício de alimentos

Banner WhatsApp e Telegram
Banner Rancho do Pescador
Banner Curso Beca Milano

A SuperOpa, marketplace da indústria de alimentos, foi criada em 2018 para aproximar os consumidores finais das distribuidoras de alimentos e, assim, contribuir para a redução de alimentos no País. Com operação em mais de 500 cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a startup permite a compra de produtos em perfeitas condições e de ótima qualidade, mas que não chegarão às prateleiras dos mercados porque estão próximos do vencimento, com descontos atrativos.

Leia mais: Desperdício de Alimentos

“O Brasil descarta 41 mil toneladas de alimentos por dia, sendo que 44% acabam perdendo a validade antes mesmo de chegarem às gôndolas dos supermercados. A SuperOpa chega para solucionar esse problema, pois o consumidor final compra direto dos distribuidores, otimizando processos, evitando desperdícios e trazendo preços mais baixos. Até hoje, já conseguimos evitar que 20 mil toneladas de produtos fossem descartados”, explica Luís Borba, cofundador e CEO da SuperOpa.

A plataforma da SuperOpa conta com mais de 800 produtos convencionais e também algumas super promoções de itens que estão próximos da data de vencimento, com descontos que podem chegar a 70%. A entrega é feita pelos próprios distribuidores ou por operadores logísticos no prazo de um dia útil. Para monetizar, a empresa fica com 30% de margem sobre as compras de mercadorias com prazo de validade menor e 15% sobre os produtos convencionais.

“Queremos criar valor para esses produtos e oferecer o melhor preço ao consumidor final. Os clientes economizam. Os distribuidores vendem e o mundo ganha com menos desperdício de comida”, pontua Borba.

A SuperOpa já recebeu um aporte inicial de R$ 700 mil de um investidor institucional. “O potencial da SuperOpa é fantástico. Três fatores nos chamaram a atenção na startup: sua equipe, impacto na sociedade e a promoção de sustentabilidade. A empresa cresceu mais de 23 vezes durante a pandemia, as expectativas são as melhores possíveis”, revela João Kepler, sócio da Bossa Nova Investimentos.

A plataforma é simples e intuitiva. Para utilizar a SuperOpa, o usuário baixa o aplicativo, preenche com o CEP para encontrar as melhores ofertas naquela região e pode começar as compras.

Banner Espaçamento

Sobre a SuperOpa

Fundada em 2018 a SuperOpa surgiu depois de um desafio lançado ao aluno Luís Borba pelo professor Leandro Zanardi em uma aula de gamification da FGV. O projeto fez tanto sentido que professor e aluno decidiram investir no projeto e colocá-lo em prática. Hoje, a SuperOpa já opera em 500 cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, fazendo conexão direta entre distribuidor e consumidor final para reduzir o desperdício de alimentos. Sua plataforma oferece produtos para serem consumidos em período próximo com até 70% de desconto e entrega em um dia útil.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação/SuperOpa

Banner Cursos de Confeitaria Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

2 thoughts on “SuperOpa: marketplace tem como objetivo acabar com o desperdício de alimentos

    • 17/12/2020 em 08:26
      Permalink

      Depois, se desejar, nos conte como foi a sua experiência com o aplicativo, Marco. Grande abraço!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =