» Início » Áreas » Nutrição » Outubro Rosa: 17 alimentos que auxiliam na prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa: 17 alimentos que auxiliam na prevenção do câncer de mama

por | out 22, 2020 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Manter hábitos alimentares saudáveis proporciona inúmeros benefícios durante toda a vida. Mas, você sabia que essa rotina também está associada à prevenção de cânceres, dentre eles o de mama? O câncer de mama tem a segunda maior incidência em mulheres, com cerca de 56 mil novos casos no Brasil a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA. Já dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que até 80% dos casos estão relacionados ao estilo de vida das mulheres.

Segundo Bettina Del Pino, nutricionista da Dietbox, startup de nutrição, além dos exames periódicos, algumas mudanças de hábitos ajudam de forma significativa na prevenção do câncer de mama. “É fato que existem riscos inerentes, como genética e histórico familiar. Mas, o que muitas mulheres não sabem é que uma dieta variada e saudável, com predominância de alimentos naturais, é essencial na manutenção do peso e na prevenção de doenças, além de outras medidas, como o consumo baixo ou zero de álcool e tabaco e a prática regular de atividades físicas”, orienta a profissional.

Leia também: Frases Outubro Rosa

“Alimentos ultraprocessados, com predominância de aditivos químicos, como corantes, estabilizantes e exenobióticos, são impulsionadores de mudanças hormonais que podem desencadear o desenvolvimento de células malignas. Por isso, sempre que possível, é aconselhado trocar por opções mais saudáveis e orgânicos”, completa.

Confira alguns alimentos que não podem faltar na rotina, segundo Bettina Del Pino, e que são essenciais na prevenção do câncer de mama:

Lista de alimentos


Brócolis
, couve-flor e repolho

Com alta presença de sulforafano, molécula capaz de aumentar o número de enzimas protetoras presentes no tecido mamário, o brócolis é um forte aliado. Recomenda-se o consumo diário de, pelo menos, meia xícara de chá.


Framboesa
e amora

As duas frutas contêm antocianinas, fitonutrientes com alto teor antioxidantes que retardam o crescimento de células pré-malignas.


Uva

A fruta possui grandes quantidade de flavonoides e resveratrol, poderosos antioxidantes, que auxiliam no retardo do crescimento de células malignas no corpo.


Romã

As catequinas presentes na fruta podem atuar na inibição de carcinógenos e no desenvolvimento dos tumores.


Melancia
, morango e tomate

São ricos em licopeno, que ajuda a proteger as células do organismo contra os radicais livres, além de estimular o sistema imunológico.


Cenoura
, acerola, abóbora e manga

Contêm grande quantidade de carotenoides, que combatem os radicais livres.


Soja

O grão e seus derivados, como o leite e o tofu, contêm fitoestrogênio, substância protetora contra o desenvolvimento de células cancerígenas.


Linhaça

O alimento é fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama.


Sobre a Dietbox

Fundada em 2013, a Dietbox é a empresa responsável pelo software online de nutrição utilizado por profissionais da área, que oferece aos nutricionistas uma ferramenta de aproximação e fidelização de pacientes. A startup conta com mais de 160 mil profissionais e estudantes no sistema, mais de 2 milhões e meio de pacientes cadastrados e está presente em 14 países. Em 2019, a companhia deu início ao seu processo de internacionalização e personalizou o software para o mercado chileno. A Dietbox ocupa posição de líder de mercado no Brasil.

Site / Facebook / Instagram

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens