» Início » Áreas » Nutrição » Setembro Vermelho: conheça 6 alimentos que são aliados da saúde do coração

Setembro Vermelho: conheça 6 alimentos que são aliados da saúde do coração

por | set 22, 2020 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A nutrição desempenha papel importante, tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças crônicas, como as cardiovasculares. No Setembro Vermelho, mês dedicado para a prevenção de doenças cardíacas, o Mundo Verde – rede de alimentos saudáveis e orgânicos – apresenta uma lista de seis alimentos para incluir na rotina alimentar que contribuem para a saúde do coração.

A nutricionista do Mundo Verde, Priscila Gomes, destaca algumas atitudes que podem prevenir e reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. “Manter-se ativo com atividade física pelo menos três vezes por semana; alimentação saudável e equilibrada, com redução do consumo de sal nas refeições, assim como alimentos industrializados e ultraprocessados; dormir bem; e o controle do estresse são importantes para se ter um coração saudável”, orienta.

Seis alimentos e seus benefícios


1 – Abacate

O abacate é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, gordura saudável, associadas à redução de LDL colesterol (ruim) no sangue e ao menor risco de doença cardíaca, quando consumida com moderação.


2 – Oleaginosas

Fonte de gorduras saudáveis, como o ômega 3. As oleaginosas melhoram a função vascular em diabéticos, aumentando a sensibilidade à insulina. Lembrando que excesso de glicose, também prejudica as artérias e vasos sanguíneos, assim como as gorduras saturadas.


3 – Berries

Ricas em antioxidantes, as berries são excelentes escolhas para a saúde cardíaca. Invista o consumo em frutas vermelhas e arroxeadas, pois possuem boas concentrações de polifenóis, favorecem o aumento do HDL colesterol (bom), auxilia na redução da pressão arterial, além de oferecer vitaminas A, C, E e carotenoides.


4 – Vegetais verde-escuros

Fontes de magnésio, cálcio e potássio, variando as quantidades entre um e outro, mas quando consumidos com frequência, garantem o aporte desses minerais, que atuam juntos regulando a pressão arterial, melhorando o ritmo e a contração do músculo cardíaco.


5 – Aveia

Rica em fibra solúvel, a aveia possui alta concentração de betaglucana. Auxilia na redução dos níveis do colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares. Pode ser utilizada na forma de farelo, farinha e em flocos, adicionadas em frutas como: banana, mamão, maçã, pera, morango e outras.


6 – Ômega 3

Ômega 3 é um conjunto de gorduras, entre elas o EPA e o DHA, considerados ácidos graxos poli-insaturados. Em estudos o Ômega 3 mostrou-se eficaz na diminuição significativa de morte cardiovascular e risco cardiovascular nos indivíduos que fizeram uso do Ômega 3.

As concentrações de EPA se mostram eficazes para reduzir triglicerídeos e potencialmente estabilizar membranas celulares reduzindo a inflamação e a oxidação.


Sobre o Mundo Verde

O Mundo Verde, uma das maiores redes especializadas em produtos naturais e orgânicos da América Latina, é referência em qualidade de vida e alimentação saudável, oferecendo soluções para o bem-estar através de lojas, e-commerce, delivery e drive-thru em todo o Brasil. A rede oferece ainda o serviço gratuito “Olá Nutri”, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações por meio do telefone 0800 022 25 28 e pelo e-mail.

Site / Instagram / Facebook

 

Foto Destaque: Jason Goh/Pixabay

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens