» Início » Cozinhas » Os principais bairros gastronômicos de São Paulo

Os principais bairros gastronômicos de São Paulo

por | set 22, 2020 | Cozinhas, Notícias, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Quem procura apartamento para alugar na Mooca estará desfrutando, além de uma excelente infraestrutura, de uma gastronomia sensacional, repleta de opções incríveis, para diferentes gostos. Aliás, a cidade de São Paulo como um todo é dotada de um contingente absurdamente grande de restaurantes, bares, cafés e lanchonetes de qualidade impecável.

Em São Paulo você pode encontrar não apenas pratos da culinária paulista e brasileira como um todo, mas também de diferentes partes do mundo. Há alternativas para todos os gostos e bolsos. Contudo, alguns bairros são ainda mais privilegiados nesse sentido, constituindo-se em verdadeiros polos gastronômicos. É sobre eles que falaremos no decorrer deste artigo.

Liberdade

Não tem como se falar em bairros que são polos gastronômicos e não se falar no tão famoso bairro da Liberdade. A Liberdade é um conhecidíssimo bairro japonês da capital paulista. Essa área é intensamente visitada pelos turistas e mesmos pelos próprios paulistanos não apenas por causa de sua arquitetura singular, mas igualmente em razão de seu contingente enorme de restaurantes asiáticos.

No bairro da Liberdade, é possível apreciar o que existe de melhor em termos de culinária japonesa, chinesa e coreana. Lá se encontram não apenas restaurantes “comuns”, mas também quiosques e até mesmo barracas que servem iguarias da culinária asiática, sobretudo na famosa Feirinha da Liberdade.

A propósito, esse evento, muito tradicional no bairro, é realizado na praça da Liberdade e exibe uma variedade de pratos, como os sushis, sashimis, yakissobas e vários outros tipos de alimentos bem típicos da China, Japão e Coreia.

Uma dica valiosíssima para quem for visitar esse bairro é experimentar um prato muito comum na culinária japonesa que é o lamen. Trata-se de uma espécie de macarrão oriunda da China, mas que se popularizou enormemente no Japão, sendo o carro-chefe de diversos restaurantes no referido bairro.

Independente do tamanho do seu bolso, você certamente encontrará opções incríveis de gastronomia na Liberdade. Na já citada Feirinha da Liberdade é possível encontrar pratos deliciosos por um preço bem mais em conta.


Cerqueira César

O bairro de Cerqueira César é bem notório na capital paulista, pois ele comporta algumas das vias mais relevantes de toda a cidade, como a Avenida Consolação, a Rua Frei Caneca, a Avenida Rebouças e a Rua Augusta.

Aliás, outro motivo do bairro ser assim tão famoso é por causa da sua intensa conexão com o mundo da gastronomia. São incontáveis os bares e restaurantes que fazem parte do cenário dessa região.

Alguns dos restaurantes mais conhecidos e conceituados de São Paulo estão situados no bairro de Cerqueira César. Entre eles podemos citar o Fasano, Figueira Rubayat, a churrascaria Fogo de Chão, o Amadeus, o Paris 6 e o Arábia, por exemplo.

Outro restaurante muito famoso que fica localizado no bairro de Cerqueira César é o Arturito, pertencente à chef de cozinha Paola Carosella, apresentadora do reality show de culinário MasterChef Brasil.


Itaim Bibi

Sem sombra de dúvida, o Itaim Bibi é um dos mais importantes bairros gastronômicos da cidade de São Paulo. Aliás, esse bairro compõe uma região nobre de São Paulo, juntamente com o bairro do Morumbi e os Jardins.

Quem mora em casa ou apartamento no Itaim Bibi tem a sua disposição aquilo que existe de melhor quando o assunto é a alta gastronomia, com incontáveis restaurantes que servem os pratos mais requintados.

O Itaim Bibi não é rico apenas em termos de quantidade de restaurantes, bares e afins, mas também em termos de diversidade de tipos de estabelecimentos dessa categoria. No bairro do Itaim Bibi pode-se encontrar variados restaurantes cuja especialidade é a cozinha internacional, o que engloba a culinária francesa, a italiana, a latina e a asiática, por exemplo.

Algumas das ruas desse bairro onde se concentram uma parte expressiva dos restaurantes são a Campos Bicudo, Jerônimo da Veiga, Amauri e Pedroso Alvarenga. Quem mora ou quem quiser fazer um tour gastronômico pelo bairro não pode deixar de passar nessa rua.

É importante pontuar que, por se tratar de um bairro nobre, os preços da gastronomia dessa região são consideravelmente salgados. Todavia, esse é um investimento que simplesmente vale muito a pena fazer. Vale muito a pena gastar cada centavo ali para desfrutar-se do que há de melhor quando o assunto é alta gastronomia.


Mooca

A Mooca é um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo. De fato, ele começou a ser desenvolvido ainda no século XVI e foi o local de residência de inúmeras famílias italianas que vieram para o Brasil. Por essa razão, quando se fala em culinária italiana, o bairro da Mooca se tornou uma verdadeira referência.

Quando se faz um passeio pelas ruas do bairro, é possível encontrar muitas pizzarias, docerias e cantinas italianas A faixa de preços oscila em conformidade com cada restaurante. Em outras palavras, podem ser encontradas alternativas para todos os bolsos.

Quem tem vontade de se sentir como se estivesse na Itália e desfrutar de um belíssimo jantar à base de massas e um bom vinho, não pode perder a oportunidade de fazer isso no bairro da Mooca.

A propósito, uma dica para quem ama pizza, procure dirigir-se até uma pizzaria intitulada Pizza da Mooca, localizada na Rua da Mooca. Nessa pizzaria encontra-se o que existe de melhor quando se trata de pizza.


Vila Mariana

Os apreciadores de comidas de boteco e de bares irão encontrar na Vila Mariana tudo aquilo que eles tanto adoram. Os donos de imóveis na Vila Mariana estão em um dos melhores lugares para se desfrutar de uma gastronomia popular e absolutamente deliciosa.

Essa área é forrada de bares conhecidíssimos por suas comidas típicas de boteco e uma variedade de porções. Iguarias como coxinhas, bolinho de bacalhau, croquetes, pastel, entre outros, podem ser encontrados com facilidade por todo o bairro da Vila Mariana.

 

Agora você sabe quais são os principais e mais conhecidos bairros gastronômicos de São Paulo. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

 

Foto Destaque: Pixabay/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens