Banner Teknisa

Queijos e vinhos: combinação perfeita para baixas temperaturas

Banner Rancho do Pescador
Banner Curso Beca Milano

Considerado um dos encontros mais clássicos na mesa, o casamento entre queijos e vinhos é uma das principais alternativas para aquecer e curtir a temporada marcada pelas baixas temperaturas. De acordo com André Dian, expert no assunto e sócio proprietário da Grand Cru Campinas, é importante conhecer as características desses dois elementos para acertar na combinação.

Leia mais: Mundo QUEIJO

“É indispensável analisar se os vinhos apresentam estrutura, tanino, acidez e aroma para harmonizar com o tipo de alimento que será consumido. No entanto, temos que levar em consideração o paladar e as preferências de cada pessoa”, explica Dian.

Reconhecida pela variedade de rótulos disponíveis, a Grand Cru Campinas, no Cambuí, conta com um Empório Gourmet repleto de itens exclusivos na cidade. Queijos, nuts, pães congelados, massas, jamóns, geleias e azeites estão entre as opções e, neste inverno, o estabelecimento apresenta uma: o fondue de Queijo Cruzília. Confira abaixo as sugestões do especialista para combinar queijos e vinhos:

Banner Espaçamento

Queijos e vinhos


Camembert e Brie

De origem francesa e produzidos com leite de vaca, o Camembert e o Brie são carnudos, macios e apresentam textura cremosa. Vão bem com vinhos equilibrados e aromáticos. Dian indica dois rótulos: um Chardonnay argentino com notas frescas e um tinto italiano frutado.

Sugestões: Cobos Felino Chardonnay (Branco/Argentina) e Fonterutoli Número 10 (Tinto/Itália).


Gouda

Clássico nas tábuas de aperitivo, o Gouda é marcado pelo sabor suave e levemente adocicado. Sua massa untuosa e de consistência macia permite uma combinação perfeita com rótulos encorpados e de boa acidez.

Sugestões: Mazzei Belguardo Vermentino (Branco/Itália) e Leyda Reserva Syrah (Tinto/Chile).


Roquefort e Gorgonzola

Produzido com leite de ovelha, o Roquefort é lembrado pelo aroma e sabor forte, um bom complemento para os vinhos do Porto. O Gorgonzola, que também é um queijo azul, apresenta características similares, mas ganha popularidade pela consistência mais cremosa e macia. Para acompanhar, prefira os vinhos leves, frutados e equilibrados.

Sugestões: Niepport Porto (Porto/Portugal), Marlborough Sun Riesling (Branco/Nova Zelândia) e San Marzano Taló Primitivo Di Manduria (Tinto/Itália).


Grana Padano

Na família dos queijos duros, o Grana Padano é um dos mais vendidos na Itália. Conhecido pela textura granulada, fica ainda melhor quando combinado com tintos complexos e de taninos marcados, que denotam boa maturação.

Sugestões: Cobos Felino Cabernet Sauvignon (Tinto/Argentina), Zuccardi Q Malbec (Tinto/Argentina) e San Marzano Collezione Cinquanta (Tinto/Itália).


Gruyère e Emmental

Complexos e extremamente marcantes, o Gruyère e Emmental proporcionam uma experiência intensa quando bem harmonizados. Para isso, é interessante investir em vinhos estruturados e equilibrados em redondeza e persistência.

Sugestões: Zuccardi Série A Torrontes (Branco/Argentina) e Barone Montalto Passivento Rosso Terre Siciliane (Tinto/Itália).


Sobre a Grand Cru Campinas

Reconhecida pelo portfólio ímpar, a Grand Cru Campinas oferece praticidade com o serviço de delivery e possibilita que os clientes recebam em casa os mais de 800 rótulos disponíveis. As entregas são realizadas de segunda a sexta, das 9h30 às 17h, em toda a região. Para quem preferir, os pedidos podem ser retirados na loja, no Cambuí, até às 18h. O delivery é cortesia para compras acima de R$ 150.

Entre os diferenciais da rede está a atenção especial à seleção da bebida: todas passam pelo aval de uma exigente equipe de Sommeliers, formada por alguns dos principais profissionais do Brasil.


Serviço

Cambuí
Endereço: Rua Dr. Sampaio Ferraz, 336 – Campinas
Telefone: (19) 3252-4311 e (19) 99594-0094 (WhatsApp)

Parque D. Pedro Shopping
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jd. Santa Genebra – Campinas
Telefone: (19) 3397-9747

 

Foto Destaque: Banco de imagens

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

2 thoughts on “Queijos e vinhos: combinação perfeita para baixas temperaturas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 9 =