» Início » Guia Gastronômico » Campinas » IFBG – Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia – Campinas – São Paulo

IFBG – Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia – Campinas – São Paulo

por | jan 15, 2020 | Campinas, Guia Gastronômico

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Sobre

O IFBG – Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia nasceu da necessidade de oferecer a seus clientes um instituto de alta gastronomia com padrão internacional. Foram anos de buscas, pesquisas, longas viagens gastronômicas e inumeráveis contatos com chefs internacionais e as melhores escolas do gênero.

O IFBG foi buscar inspiração para seus cursos de gastronomia lá mesmo onde tudo de fato começou e continuou: na França. Foi até Lyon para entender porque esta cidade, com pouco mais de meio milhão de habitantes, foi eleita a “Capital Mundial da Gastronomia” que hoje constitui um “patrimônio cultural imaterial da UNESCO”. Em Lyon o Instituto encontrou a inspiração que precisava em encontro com aquele que é considerado um dos maiores chefs da nossa história, Paul Bocuse, eleito o “Chef do Século” pela CIA (Culinary Institut of America). Após muita reflexão, estudos aprimorados sobre o conteúdo, métodos de ensino e a assessoria dos melhores profissionais da área, o IFBG ousou em dar o passo que resultou nesta proposta inovadora e diferenciada para o ensino da arte da gastronomia. Aqui está o resultado.

Missão – Acolher, treinar e formar, transmitindo conhecimentos e técnicas das artes culinárias, visando o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante, de modo que sua experiência seja única!

Visão – Tornar-se o melhor instituto de formação em gastronomia na sua região de atuação.

Valores – Integridade, sustentabilidade, inovação e lucratividade.

YouTube video


Por que fazer seu curso de gastronomia no IFBG?

Porque no IFBG se ensina técnica gastronômica de modo a lhe permitir criar receitas com a sua assinatura – o trinômio: “técnicas – preparações – criatividade” constitui o pilar onde se apoia o projeto de ensino do Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia.

Porque no IFBG tudo foi pensado para garantir o melhor aproveitamento no aprendizado do aluno, desde a estrutura física até o treinamento, do atendente ao do chef.

Porque no IFBG você poderá aprofundar seu contato com a gastronomia, conhecendo tudo o que se pratica nos grandes centros europeus, participando de salões de alimentação, como SIAL, EUROPAIN, entre outros.

Porque no IFBG você terá a oportunidade de concluir o seu curso com uma semana de aulas intensivas, em condições muito especiais, junto aos parceiros da escola na França.

Porque as turmas são reduzidas, tanto na sala de aula quanto na cozinha-laboratório.

Porque o Franco-Brasileiro considera a gastronomia uma arte e como arte deve ser venerada, com a humildade do aprendiz e a paixão dos grandes heróis.


Gastronomia: um mercado em expansão

A recente ascensão econômica das classes C e D ampliou de maneira significativa a quantidade de pessoas que passaram a buscar uma alimentação fora de casa. Em 2017, após os eventos esportivos, estima-se que 10,10% do PIB do brasileiro é gasto com a alimentação e, ainda, que o faturamento total de bares e restaurantes representa 2,7% do PIB nacional.

Por outro lado, verifica-se facilmente que a mídia em geral e a televisão em particular, elegeram a gastronomia como tema importante em suas grades de programação, com novos programas e reportagens e até mesmo em “reality shows” e novelas.

A demanda tem sido grande e tende a ser ainda maior por profissionais qualificados e cada vez mais criativos e competentes. Esse é, portanto, o momento de buscar uma formação sólida e consistente nessa área que continuará em evidência nos próximos anos.


Cursos


Profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes do IFBG visam preparar os alunos para atenderem de forma excelente o mercado de trabalho. Sempre embasados nas técnicas básicas e clássicas francesas, berço da gastronomia mundial, o IFBG busca constantemente por tendências e diferenciais no assunto, para sempre manter seus alunos antenados e competitivos com o que existe de mais atual no mercado. Confira aqui mais detalhes!


Compactos

Os cursos compactos são cursos com duração de 4 meses (1 semestre) que têm como foco o público “hobbystas” que é apaixonado por gastronomia e busca um aprimoramento para oferecer em casa para familiares e amigos, das preparações mais clássicas até as mais sofisticadas. Confira aqui mais detalhes!


Rápidos

Aqui você aprenderá a buscar o melhor insumo, escolher a melhor técnica e chegar a resultados surpreendentes. Terminar o seu curso com uma semana de estágio junto ao parceiro L’atelier des Chefs é um diferencial exclusivo (opcional). Confira aqui mais detalhes!


Contato

Endereço: Av. Orosimbo Maia, 1.573 – Cambuí – Campinas
Telefone: (19) 3579-9033 / (19) 99322-6013 (WhatsApp)
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e sábado, das 8h às 13h

Site / E-mailFacebook / Instagram / YouTube

 

Foto Destaque: Divulgação/Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens