» Início » Áreas » Nutrição » 5 motivos para inserir o arroz preto ou negro na sua alimentação

5 motivos para inserir o arroz preto ou negro na sua alimentação

por | jan 10, 2020 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Cultivado há mais de quatro mil anos na China, o arroz preto – também conhecido como arroz negro – tem alto valor nutricional e é rico em benefícios à saúde. Se antes era conhecido como “arroz proibido”, pois por ser raro e saboroso, só podia ser consumido pelo Imperador Chinês e sua família, hoje ele pode ser encontrado nas prateleiras dos supermercados, oferecendo suas nobres características a todos os consumidores.

Conheça abaixo cinco motivos para incluir esse exótico grão no cardápio do dia a dia.

Motivos


1 – Rico em fibras e proteínas

O arroz preto é uma excelente fonte de proteínas e fibras. Cada porção do grão oferece 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras do que o arroz branco.


2 – Amigo da balança

169 kcal é o que contém uma porção de 50gr de arroz preto, quantidade inferior ao arroz branco, com 177 kcal, e ao integral, com 180 kcal. Além de menos calórico, o grão, por ser rico em fibras, ajuda a prolongar a sensação de saciedade e a regular o funcionamento do intestino, fatores que podem ser aliados de quem deseja emagrecer.


3 – Possui propriedades antioxidantes

Comparado com outras variedades do grão, o arroz preto é o que tem o mais alto nível de antioxidantes, com perfil equiparado ao de frutas como famosas por essa propriedade, como cranberry e framboesa. O grão é rico em antocianina, que ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer, inflamações e doenças do coração.


4 – Fonte de minerais

Com alto teor de ferro, o arroz preto é uma boa opção para o cardápio de quem segue dieta vegetariana. Esse tipo de arroz também é rico em magnésio, mineral que auxilia na fixação do cálcio nos ossos.


5 – Afrodisíaco

Lendas chinesas atribuem o título de “arroz proibido” ao poder afrodisíaco do grão. Mito ou verdade, o fato é que o arroz preto é uma excelente combinação para preparações com frutos do mar, que são famosos por esse efeito. O grão, que tem sabor acastanhado, também vai bem com carnes mais robustas, como cordeiro e porco.


Sobre a Josapar

Produzindo qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, possui unidades industriais em Pelotas (RS), em Recife (PE), Itaqui (RS) e Campo Largo (PR). Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju, a linha de alimentos em pó à base de proteína isolada de soja – SupraSoy -, entre outras marcas, como Azeite Nova Oliva, Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.

Site / Facebook

 

Foto Destaque: Banco de imagens

6 Comentários

  1. Realmente muito saboroso e nutritivo. Eu o alio à mais oito grãos, azeite extra virgem 0,2 de acidez, vinagre balsâmico, vinagre de arroz e vinagre de maçã, peixes e crustáceos.

    Responder
  2. Ainda é um arroz proibido, estava 35,00 reais o quilo!

    Responder
  3. Realmente proibido, rsrs, tanto o preto quanto ao vermelho, são ótimos para saúde, massss, caríssimos

    Responder
    • Tem razão, Maria Ines. O jeito é comprar sempre que possível rsrs. =D

      Responder
  4. Eu o adotei, independentemente do preço que for. Não sou rico, porém invisto em qualidade de vida.

    Responder
  5. Eu também estou consumindo o arroz preto todos os dias, é maravilhoso, não sou rico, porém, prefiro me privar de algumas coisas para investir em minha saúde, você é o que você come .
    Seu remédio e o seu alimento, seu alimento é o seu remédio.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens