Banner Teknisa

Revelando SP começa nesta quarta no Parque da Água Branca em São Paulo

Banner WhatsApp e Telegram
Banner Rancho do Pescador
Banner Curso Beca Milano

Começa na próxima quarta-feira (13) no Parque da Água Branca o Revelando SP, maior evento de cultura tradicional de São Paulo, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e produzido pela organização social Amigos da Arte, que mantém contrato de gestão com a Pasta. Mais acessível e sustentável, em seu 22º ano consecutivo, o evento reúne mais de 350 atrações de música, dança, artesanato, gastronomia e expressões culturais populares de mais de 120 cidades paulistas. É uma imersão nos sons, nas cores, nos sabores, nas artes e no jeito de ser dos brasileiros de São Paulo.

Na Estação Gastronomia e no Rancho dos Sabores, estandes das cidades participantes, selecionadas por meio de chamadas públicas, vão oferecer degustação e venda de produtos caseiros, como geleias, pães, compotas e vinhos, e de pratos tradicionais da culinária paulista, como o “Feijão Tropeiro” de Bom Jesus dos Perdões e de Monteiro Lobato, a “Galinhada de São Longuinho” de Guararema, a “Polenta Recheada com Linguiça” de Bragança Paulista e o “Bolinho de Mandioca com Recheio de Camarão e Carne-seca” de Ubatuba.

Na Programação Artística, serão mais de 100 apresentações de grupos tradicionais de batuques, folias, jongos, congos, comunidades indígenas, irmandades religiosas, folclore, dança, violeiros, violas e fandangos. Entre as atrações estão a “Folia de Reis Estrela da Guia” de Guararapes, a “Congada Preto e Branco” de Nazaré Paulista, e o “Fandango de Tamancos” de Itaoca, além de shows de Ronaldo Boldrin (dia 13), Três é Bom (dia 14), Demônios da Garoa (dia 15), Matuto Moderno e Moda de Rock (dia 16) e Renato Teixeira (dia 17).

Na Estação Artesanato, dezenas de artesãos de todas as regiões de São Paulo estarão apresentando e vendendo suas criações, como peças de arte, itens de decoração, acessórios, brinquedos e jogos, levando o público a uma viagem pelos cenários e histórias do interior e do litoral paulista. Entre os trabalhos apresentados estão os “Pássaros em Madeira” de Areias, “Arte em Ferro” de Carapicuíba, “Terços de Capiá” de Jacareí e “Bonecos de Tecido de Frei Galvão” de Guaratinguetá.

No Armazém, o público encontrará esculturas, produtos em barro e argila, quadros decorativos e móveis, entre eles, os “Barcos, Canoas e Remos Decorativos” de Caraguatatuba, “Artesanato Quilombola” de Eldorado, “Esculturas em Cerâmica de Argila e Terracota” de Embu das Artes e muito mais.

No espaço Aldeia, bijuterias, chocalhos, chaveiros, canetas, ervas medicinais e uma variedade de artesanatos indígenas serão expostos e comercializados. Peruíbe traz “Bolsas de Palha e de Fibra de Coroá”, Osasco apresenta “Bijuterias com Sementes e Penas” e Itaporanga expõe os “Filtros dos Sonhos”, entre outros.

Confira todas as atrações aqui!

As cidades e atrações foram selecionadas por meio de chamadas públicas realizadas no âmbito do programa Juntos pela Cultura, realizado pelo Governo de São Paulo, que visa ampliar o acesso à arte e à cultura e a geração de renda, emprego e desenvolvimento nos municípios do Estado e estabelecer parcerias com os municípios.

“Além de fortalecer e valorizar a cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP tem um alto potencial de geração de renda e de visibilidade para os artistas participantes”, explica Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. “Em cinco dias, o público poderá conhecer e vivenciar a arte rica, diversa e de qualidade que é produzida em todos os cantos de São Paulo”.

Banner Espaçamento

Experiência imersiva

A 22ª edição do Revelando SP é a maior já realizada, tanto no que diz respeito ao número de artistas e criadores participantes quanto ao de cidades envolvidas. Há também uma série de atrações novas e a criação de um ambiente imersivo, que proporciona ao público diversas experiências com a cultura popular e tradicional do Estado.

Entre as novidades está uma instalação cenográfica que levará o público a uma viagem pelo Estado de São Paulo a bordo de um trem com janelas que projetam vídeos de paisagens e marcos de cada região. A atração vai oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor as cidades dos artesãos e produtores que estarão expondo suas criações no evento.

A cenografia tem a assinatura do artista Zé Carratu, que já realizou projetos para televisão, cinema, teatro, shows e exposições, como Criança Esperança, abertura das Paralimpíadas e apresentações de artistas como Gal Costa e Chitãozinho & Xororó.


Local e acessibilidade

Em 2019, o Revelando SP retorna ao Parque da Água Branca, espaço do Governo do Estado que já sediou edições anteriores do evento e possui fácil acesso à população, a 850m da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô. O local é atendido também por diversas linhas de ônibus e possui estacionamento próprio.

Garantindo um Revelando SP para todos, o evento será acessível a pessoas com deficiência física, visual e auditiva. Em parceria com a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência, foram instalados 7.200m² de piso especial em toda a arena, tornando o palco e as tendas acessíveis por todos os lados; dois intérpretes de Libras estarão no palco e poderão, entre as apresentações, circular com os participantes pelos espaços; há espaço preferencial próximo às apresentações para cadeirantes e pessoas com deficiência; a recepção distribuirá panfletos em braile; e todas as imagens de divulgação digital incluem a hashtag #PraCegoVer, com descrição da imagem publicada.

O evento tem entrada gratuita e atrações para todas as idades.


Sustentabilidade e segurança alimentar

O Revelando SP 2019 dedica especial atenção ao tema sustentabilidade. A empresa Cicla Brasil, especializada em difusão de formas eficientes e inovadoras de aumentar a coleta seletiva e diminuir a geração de resíduos, realizará recolhimento de óleo, separação de resíduos orgânicos e ações de reciclagem. Também nesta edição, o controle de qualidade e a higienização dos alimentos prontos e preparados na hora serão garantidos por nutricionistas de plantão.


Estímulo ao empreendedorismo

Com o objetivo de fomentar a economia criativa e oferecer oportunidades de crescimento e aprendizado aos participantes, o SEBRAE-SP realiza, em todos os dias do evento, palestras com especialistas sobre empreendedorismo, relacionamento com clientes, estratégias de marketing e orientações sobre crédito, nota fiscal e legislação. Confira a programação:

13/10

  • 11h30 às 12h10 – 10 dicas para quem quer abrir seu próprio negócio;
  • 14h30 às 15h10 – 10 comportamentos dos empreendedores de sucesso;
  • 17h30 às 18h10 – 10 dicas para se relacionar com seu cliente e impulsionar as vendas.

14/10

  • 11h30 às 12h10 – 10 passos para segmentar seu cliente e impulsionar as vendas;
  • 14h30 às 15h10 – 10 fatores essenciais para formar o Preço de Venda;
  • 17h30 às 18h10 – 10 hábitos para fazer seu dia render mais.

15/10

  • 11h30 às 12h10 – 10 dicas para seu negócio bombar nas redes sociais;
  • 14h30 às 15h10 – 10 dicas para quem quer abrir seu próprio negócio;
  • 17h30 às 18h10 – 10 comportamentos dos empreendedores de sucesso.

16/10

  • 11h30 às 12h10 – 10 comportamentos dos empreendedores de sucesso;
  • 14h30 às 15h10 – 10 dicas para quem quer abrir seu próprio negócio;
  • 17h30 às 18h10 – 10 dicas para seu negócio bombar nas redes sociais.

17/10

  • 11h30 às 12h10 – 10 perguntas para o MEI emitir Nota Fiscal;
  • 14h30 às 15h10 – 10 dicas sobre direito do consumidor que todo empreendedor deve conhecer;
  • 17h30 às 18h10 – 10 dicas para uso de crédito consciente.

 O evento conta com o apoio da Globo, SEBRAE e Veja São Paulo.


Serviço

Revelando SP 2019
Data: 13 a 17 de novembro (quarta a domingo)
Horário: 10h às 20h
Local: Parque da Água Branca
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca – São Paulo

Banner Cursos de Confeitaria Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − dois =