Banner Teknisa

Dia Internacional do Arroz: confira 5 curiosidades sobre o alimento

Banner WhatsApp e Telegram
Banner Rancho do Pescador
Banner Curso Beca Milano

O terceiro alimento mais consumido no mundo e que está presente na gastronomia internacional e, principalmente, nas mesas dos brasileiros, tem um dia só dele. O Dia Internacional do Arroz é celebrado no dia 31 de outubro.

Soltinho, macio e nutritivo, acompanha muito bem diversos pratos, o arroz é campeão em fibras, vitaminas e minerais, apresenta baixo teor de lipídeos (gorduras) e é uma boa fonte de energia devido à grande quantidade de amido (carboidrato).

Banner Espaçamento

Curiosidades do arroz

1 – Além dos inúmeros benefícios do arroz, ele é fonte de energia, fibras, fonte de carboidratos completo, é essencial para uma dieta saudável e balanceada. O arroz é capaz de suprir 20% da energia e 15% da proteína da necessidade diária de um adulto, além de conter vitaminas, sais minerais, fósforo, cálcio e ferro, segundo a Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação (FAO).

2 – A combinação do arroz com feijão é uma refeição completa, do ponto de vista nutricional. Isso porque, quando a pessoa consome um alimento leguminoso como o feijão junto com um cereal, o caso do arroz, o organismo consegue fazer a digestão de todas as vitaminas e proteínas vegetais. Além disso, a combinação apresenta baixo teor de gordura, contribui para o controle da diabetes (apresenta baixo índice glicêmico) e ajuda no ganho de massa muscular, porque é uma boa fonte de proteína magra.

Leia mais: 6 pratos bem comuns que podem ser harmonizados com vinho

3 – O arroz tem várias simbologias. A tradição de jogar arroz nos noivos veio da China, quando um poderoso mandarim fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma chuva de arroz – o símbolo da fartura para os chineses.

4 – O arroz já foi usado como unidade primária de troca. No período Heian – última divisão da história clássica japonesa, que foi do ano 794 ao 1185 – foi marcado pela paz, mas de fraqueza econômica no país. Por volta do ano 1000, o governo não sabia como emitir mais moeda e o dinheiro foi gradualmente desaparecendo.

5 – Os budistas têm por tradição oferecer comida aos mortos, para que suas almas tenham com o que se alimentar durante a viagem que a morte representa. Na China, muitas pessoas têm o hábito de servir tigelas de arroz cozido às almas queridas, em altares ou em túmulos.


Sobre a Josapar

A Josapar, uma das dez maiores empresas de produtos alimentícios do Brasil, é a detentora do Tio João, a marca de arroz mais lembrada pelos consumidores no País, segundo o Top Of Mind 2019. A linha possui mais de 30 produtos e uma grande variedade de grãos, entre eles o orgânico, o integral, o tipo especial para risoto, além das preferências de várias partes do mundo.

Site / Facebook

 

Foto: Banco de Imagens

Banner Cursos de Confeitaria Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + doze =