» Início » Áreas » Nutrição » Clean Label é tendência nutricional

Clean Label é tendência nutricional

por | set 26, 2019 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A busca do consumidor moderno por qualidade de vida e maiores benefícios nutricionais tem movimentado a indústria alimentícia para oferecer cada vez mais produtos 100% naturais. Dessa demanda, gerou-se uma nova tendência nutricional: o Clean Label (rótulo limpo). “Esse movimento surgiu da necessidade de reconhecer os ingredientes de cada produto para que o consumidor saiba exatamente o que está ingerindo”, comenta Sandra Bérard, gerente de marketing da Tia Sônia.

Para esclarecer o conceito dessa novidade no mercado, Sandra responde as principais dúvidas:

O que é um alimento Clean Label?

São produtos 100% naturais, livres de transgênicos, sem conservantes, acidulantes, corantes, aromatizantes, realçadores de sabor, antioxidantes, entre outros aditivos químicos prejudiciais, e que tenham informações claras sobre os ingredientes utilizados, descritos no rótulo de forma que o consumidor entenda exatamente sua composição.


Quais são as diretrizes da formulação do produto Clean Label?

Não existe uma definição de Produto Clean Label pela ANVISA, porém há 3 diretrizes básicas que devem ser seguidas para que um produto possa ser classificado como tal: produto 100% natural (ingredientes devem ser de origem natural), lista de ingredientes curta e simples (os poucos ingredientes presentes precisam ter nomes comuns, facilmente identificáveis pelo grande público) e minimamente processados (produtos que sofreram poucas transformações).


Quais são os motivos para consumi-los?

Esses produtos não possuem adição de corantes e aromas sintéticos, são naturais, saudáveis e muitas vezes funcionais, além de conter transparência nas informações contidas no rótulo. “Pessoas celíacas, veganas, diabéticas, com intolerância à lactose ou as que buscam por uma alimentação natural são atendidas pelos produtos Clean Label”.


Como identificar?

Ainda não existe um selo específico para os produtos. “A identificação é simples, já que os ingredientes dos alimentos com rótulo limpo são poucos e naturais. Se no rótulo conter uma lista extensa e indecifrável de ingredientes, esse produto não será Clean Label”.


Como posso utilizar os produtos Clean Label na minha alimentação?

Acrescentar esses produtos no cardápio diário é simples, basta substituir aqueles alimentos que apresentam conservantes e aromatizantes presentes em sua composição. “É importante ressaltar que mesmo esses produtos devem ser consumidos moderadamente, conforme as informações nutricionais e porções descritos em seu rótulo, e ser associada a um plano alimentar saudável”, finaliza.

 

Foto: Banco de Imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens