» Início » Técnicas » Dietéticas » Os benefícios da comida congelada saudável

Os benefícios da comida congelada saudável

por | set 13, 2019 | Áreas, Dietéticas, Nutrição, Parceiros, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O hábito de congelar os alimentos como método de manutenção da comida congelada, é um costume antigo. Da mesma forma que o homem pré-histórico descobriu a utilização do fogo para cozinhar os alimentos, por volta de 3.000 anos A.C, civilizações antigas também utilizavam do gelo e do ar frio, nas regiões árticas, para conservarem os alimentos. A comida congelada em sua origem, do início do período da descoberta do método aos dias atuais, passou por muitas etapas de desenvolvimento. No entanto, o processo de resfriamento do alimento a temperaturas muito baixas para a sua conservação, com sal, se mantém até hoje. Atualmente, com soluções muito mais avançadas para a preservação dos alimentos.

Os alimentos se conservam pelo frio, pois a temperatura próxima de zero graus ou a índices abaixo de zero, cessa a propagação de reações enzimáticas que podem oxidar os alimentos, o que impossibilita a degradação da comida. No entanto, os benefícios da comida congelada vão além, o alimento se mantém próximo do original e preserva seus nutrientes por muito mais tempo.

Com a chegada das comidas congeladas no Brasil, no início da década de 60, a novidade foi a princípio sendo vista com outros olhos, e hoje, com processos tecnológicos de congelamento cada vez mais adequados, essa certa “resistência inicial” foi substituída nos dias atuais com neutralidade da parte dos consumidores e não raro por preferência por marmitas congeladas.

E a vida passando cada vez mais depressa, devido ao dinamismo da contemporaneidade e a rotina consumida pelo trabalho muitas vezes, as pessoas notaram que a comida congelada pode ser muito favorável, não só pela praticidade, mas pelos vários benefícios que vem a oferecer.

Como escolher a comida congelada?

A facilidade que proporciona é sim um dos benefícios primordiais de optar pelo consumo das marmitas congeladas. No entanto, antes de tudo é de suma importância conhecer a precedência do alimento e se atentar para consumir uma comida congelada saudável.

Há uma rede vasta hoje de opções de comida congelada comercializada, entretanto, muitas das vezes o consumidor pode receber, nas marmitas congeladas, alta quantidade de gordura, conservante e até mesmo de sódio.

Nesse caso, a praticidade acaba ficando em segundo plano, pois o valor nutricional do que é ingerido, é efetivamente mais importante do que o simples fato de absorver qualquer tipo de alimento congelado.

Carinhosamente, buscando melhorar sempre a condição de vida alimentar das pessoas, a Congelados da Sônia reconhece, em primeira mão, a importância de uma qualidade superior das comidas congeladas a serem oferecidas: os pratos são cuidadosamente preparados, visando a saúde, o bem-estar, inclusive a estética em busca do emagrecimento e as restrições alimentares que o consumidor possa vir a ter.


Com auxílio de nutricionistas e profissionais da saúde, a
Congelados da Sônia possui um cardápio vasto e altamente nutritivo, em qualquer linha, entre as opções oferecidas

A variedade no cardápio também é fator muito favorável na hora de escolher uma boa opção de marmita saudável. Observados os padrões de qualidade nutricional da marmita congelada, a sua alimentação deve ser pertinente ao padrão corporal que se objetiva no momento, com foco na sua saúde principalmente.

Desde uma simples refeição saborosa, até aqueles que consomem a alimentação low carb, se ainda tem dúvidas sobre o que é uma alimentação low carb dê uma olhada no VivaBem, tem uma matéria bem explicativa sobre o assunto. Ou precisa de uma dieta sem glúten, a variedade dos alimentos à qualidade especial dos pratos está associada em todos os casos.


E por que consumir comida congelada da Sônia?

A comida congelada de boa qualidade não altera o sabor e os nutrientes, pois a forma com que é preparada segue um padrão superior de preparo, que vai desde a escolha dos alimentos, até o momento de embalar. “Congelar é sinônimo de preservar”, diz o nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Abran). E quanto mais rápido o processo de congelamento, mais bem preservados ficarão os nutrientes. “O congelamento, na verdade, mantém o alimento mais próximo do seu estado natural”, diz Neto. Afirmações de especialistas desmistificam alguma ideia de que alimento congelado não é saudável; muito pelo contrário, a comida congelada mantém seu valor nutricional até superior ao alimento no seu estado normal.

Uma característica muito favorável das marmitas congeladas é a diversidade que oferece no consumo, o que garante o equilíbrio nutricional. Hoje você encontra seleções de massas saborosas a caldos e carnes, entre as opções ofertadas. Seja para um almoço delicioso e/ou uma refeição mais leve no jantar, a comida congelada terá alto índice vitamínico, com uma variedade de opções que vai atender os mais diferentes paladares e suprir a demanda ideal de nutrientes para o organismo.

Os benefícios da comida congelada saudável

Os benefícios da comida congelada saudável

Com a correria do dia a dia, nada como chegar à sua casa depois de um dia exaustivo de trabalho e saber que pode ter uma ótima refeição. Tudo isso fica melhor, se não precisar se preocupar com o preparo da mesma. É só retirar do congelador e aquecer e em poucos minutos, você terá uma refeição deliciosa. Cozinhar em casa demanda tempo e trabalho. Com a opção da marmita congelada, você economiza tempo para realizar outras atividades e até mesmo para descansar.


Na sequência dos melhores benefícios, dois quesitos muito favoráveis da comida congelada são: economia de tempo e em alguns casos, economia de dinheiro

Se colocar na “ponta do lápis” todos os possíveis gastos que teria cozinhando em casa, vai observar que a opção de comida congelada oferece excelente custo-benefício. E ainda evita o desperdício! Afinal, as marmitas congeladas têm a quantidade de alimentos específica para o consumo exato para você.

As comidas congeladas no geral têm muitos pontos a favor, quer seja no que tange a praticidade, até a qualidade. Além disso, ter a opção de um cardápio vasto, com a medida e foco específico para o que você precisa em sua alimentação, é o que faz da Congelados da Sônia, uma empresa diferenciada no mercado.

Você que não abre mão de uma feijoada, tem a opção de feijoada light, com valor calórico reduzido. Entre esse e outros pratos, as opções de dietas low carb e com baixo índice glicêmico, são muito benéficas para quem deseja consumir quantidade reduzida de carboidrato, entretanto, faz questão de ter uma alimentação saborosa.

Para quem passou por uma cirurgia bariátrica, por exemplo, precisará de cuidados redobrados com a alimentação, sempre, por isso é importante seguir as orientações, veja aqui algumas que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) recomenda. Após o período inicial da dieta líquida e pastosa, é necessário focar em uma alimentação estratégica – a dieta bariátrica, com quantidade de alimentos reduzida a 300 gramas ao dia, mas que garanta alto valor nutricional.


Além da saúde, a comida fit vai ajudar a manter seu peso ideal e contribuir muito para a estética e consequentemente, para a sua autoestima

Se falta tempo para preparar seu prato fit, com as marmitas congeladas fit, você pode inclusive levar para o trabalho. Desta forma, você vai unir qualidade e praticidade para controlar sua dieta na rotina.

De olho na saúde, em todas as idades é necessário balancear uma alimentação com o máximo de combinações vitamínicas possíveis. Além disso, é primordial o consumo de água, de no mínimo 2 litros diários. A água ajuda a eliminar as toxinas do corpo e mantém o bom funcionamento dos órgãos. Exagerou com a comida no fim de semana? Além do consumo de água e chás, é possível associar com uma dieta detox, o que vai acelerar e muito esse processo de limpeza do organismo.

Além das condições pessoais de alimentação, para cada faixa etária, o corpo humano demanda de nutrientes diferentes. Os alimentos para a terceira idade são tão importantes quanto à alimentação de um bebê. Afinal, é uma etapa da vida que vai de encontro com condições específicas quanto à fase de desenvolvimento. Entretanto, nesse caso, essa necessidade surge por certa “carência” que o metabolismo desenvolve, com o passar do tempo. Por isso, o cuidado com a alimentação na terceira idade é primordial para a qualidade de vida e até mesmo para a longevidade.

Saiba mais sobre a Congelados da Sônia:

YouTube video

 

Foto: Divulgação/Congelados da Sônia

1 Comentário

  1. Poder congelar a comida para a semana toda, é tudo de bommm!! Emagrecer é fácil, manter uma dieta exige dedicação e disciplina. A dieta low carb funciona porque além de ter em seu cardápio receitas INCRÍVEIS, pode congelar a comida para cada dia da semana. Assim, facilita muito a vida e a pessoa que está seguindo esse estilo de vida, pode se manter nela.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens