» Início » Cozinhas » Internacional » Estamos muito mais perto da China do que imaginamos

Estamos muito mais perto da China do que imaginamos

por | jul 29, 2019 | Cozinhas, Internacional, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A China é um país gigantesco, tanto em território quanto em população. Com uma história encantadora, a cultura chinesa costuma ser bastante rígida com seus filhos quando se fala em manter tradições e costumes. Mas, como toda mãe coruja, é para o bem dos pequenos, que não raramente se sobressaem em seus feitos.

A cultura da China enaltece os valores milenares dentro de sua sociedade. Conforme aponta o site China na Minha Vida, por mais que a tecnologia e os novos tempos lancem tendências de comportamento, as raízes chinesas prevalecem, mesmo que isso signifique contrariar as normas sociais praticadas em outras partes do mundo.

A cozinha chinesa tem um sabor que a distingue de outras tradições. A riqueza de temperos e a criatividade do uso de ingredientes faz com que os alimentos se destaquem de forma única e inconfundível. Por ser um país bastante grande, as regiões contam com sabores e receitas bem definidos — a região norte, por exemplo, valoriza as massas e frituras, como os famosos bolinhos de carne e pastéis.

Estamos muito mais perto da China do que imaginamos

Crédito: Pexels

Tanta riqueza cultural e gastronômica não passaria batida por outros países. A China influenciou diversas fontes sociais ao redor do mundo com seus costumes e tradições. A temática chinesa e seus conhecimentos fazem parte da base de muitas práticas ocidentais. No cenário do entretenimento, o mercado de jogos soube explorar as tradições chinesas sem violar seus valores de ética e honra.

É possível encontrar até mesmo jogos de cassino inspirados na tradição culinária chinesa, como o Chinese Kitchen, da Betfair. Falando em termos tecnológicos, a China soube muito bem como explorar o entretenimento e influenciar a forma como trabalhamos com a tecnologia, principalmente considerando a era digital atual. Assim como os jogos, o entretenimento digital é uma das áreas de maior crescimento do mercado, motivando o país asiático a promover um evento global — o China Joy, que já é um dos mais influentes na indústria.

Ainda que o Brasil esteja geograficamente distante da China, as similaridades gastronômicas são presentes por aqui. Por ser um País de grande porte, o Brasil também conta com culinárias regionais bastante específicas, que são acentuadas de acordo com os temperos e ingredientes locais: você até pode saborear um vatapá delicioso no sul do Brasil, mas dificilmente ele terá o mesmo sabor que tem no Nordeste.

Outra similaridade que guarda sua beleza é que, assim como no Brasil, os chineses também valorizam o momento da refeição em família. Apesar de ser algo muito natural para nós, sejamos chineses ou brasileiros, no restante do mundo nem sempre essa prática é uma prioridade familiar.

E quem diria que até mesmo a religião teria influência tanto na China quanto no Brasil no tocante aos costumes culinários? Assim como no Brasil, e outras sociedades, costumes religiosos acabam por delinear as refeições. A China também conta com esse costume, sendo a religião budista a grande propulsora do incentivo em buscar fontes de proteína alternativas, como a soja e o tofu.

Não se deixe enganar pela distância geográfica. Estamos muito mais perto dos chineses do que imaginamos. Com o avanço da tecnologia, o diálogo é facilitado para que possamos evoluir e construir laços cada vez mais fortes e compartilhar nossas tradições culinárias.

Foto: Pexels

1 Comentário

  1. Olá,
    Obrigada por compartilhar o artigo do blog.
    Adorei.
    E a cuinária chinesa é maravilhosa. O ocidente ainda traz muito preconceito, mas como vc escreveu, a tecnologia está encurtando caminhos.
    Abraço
    Christine

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens