» Início » Áreas » Nutrição » Hipertenso: o sal não é sua única preocupação

Hipertenso: o sal não é sua única preocupação

por | jul 23, 2019 | Áreas, Colunistas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema de saúde que atinge 36 milhões de brasileiros e infelizmente é uma das maiores causas de morte no Brasil. Entre as principais causas da HAS está o excesso de peso e obesidade, consumo excessivo de sal, consumo crônico e excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, fatores socioeconômicos e a genética.

A primeira iniciativa para o tratamento não medicamento da HAS é a redução do sódio, uma ótima opção para conseguir reduzi-lo na alimentação é usar o sal light que possui 50% menos sódio na composição ou fazer sal de ervas, batendo no liquidificador, sal normal, alecrim, orégano, salsinha, coentro, secos, em proporções iguais e usar essa mistura em substituição ao sal normal.

Além do sal, diminuir o consumo de alimentos fonte de gordura saturada é necessário, já que esse tipo de gordura em excesso pode se acumular nas artérias e dificultar a passagem de sangue elevando a pressão sanguínea, por isso, as gorduras insaturadas podem ser utilizadas como substituição, essas gorduras estão presentes nas castanhas, azeite de oliva, peixes e no ômega-3.

As fibras também possuem um papel hipotensor importante, elas diminuem o colesterol total presente muitas vezes em níveis elevados nos hipertensos, as fibras estão presentes nos cereais integrais e grãos como o farelo de aveia, trigo integral, quinoa, feijões e também nos vegetais folhosos, nos legumes e nas frutas.

Além disso é importante prestar atenção nos níveis de vitamina D, cálcio e magnésio, pois os baixos níveis desses nutrientes agravam a doença e claro, praticar atividade física, principalmente exercício aeróbico ajuda a diminuir a pressão arterial.

Todas essas recomendações estão presentes na diretriz brasileira de hipertensão arterial e se forem seguidas diariamente é possível manter a pressão arterial em níveis normais e ter mais qualidade de vida no tratamento da doença.

 

Foto: Banco de imagens


Raiane Gomes

RAIANE GOMES

Nutricionista (CRN3 | 45314). Atendimento com foco no emagrecimento e na hipertrofia muscular. Fone: (11) 99651-4161. E-mail: [email protected].

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens