» Início » Áreas » Nutrição » Idosos não devem tomar só sopinha!

Idosos não devem tomar só sopinha!

por | jul 4, 2019 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A alimentação é uma das questões mais importantes na manutenção da saúde durante toda a vida, sobretudo, após os 60 anos de idade, que é quando diversos processos naturais de envelhecimento proporcionam mudanças no organismo.

Dr. Fábio Pizzini, médico nutrólogo da clínica Ápice Medicina Integrada, explica que uma das principais alterações ocorridas nessa fase é a sarcopenia. “É caracterizada pela diminuição da força e da massa muscular. É um processo que ocorre com todas as pessoas idosas, mas que pode ser amenizado, prevenido e, até mesmo, revertido, após a adoção de práticas regulares de exercícios físicos, principalmente a musculação, além de uma alimentação equilibrada”, afirma.

Idosos não devem tomar só sopinha!

Dr. Fábio Pizzini, médico nutrólogo da clínica Ápice Medicina Integrada – Crédito: Divulgação

Também ocorrem, nessa etapa da vida, o aumento dos processos inflamatórios, que dificultam o ganho e a manutenção de massa magra, devido ao declínio de hormônios, como a testosterona, tanto no homem, quanto na mulher. Essa condição é chamada de resistência anabólica, isto é, dificuldade no ato de criar novos músculos.

Todas essas mudanças precisam ser observadas e contornadas pelos mais velhos, que devem se adaptar à nova condição de saúde. “Para manter a massa magra é importantíssimo consumir muita proteína, lembrando que a quantidade deve ser ajustada de acordo com o peso do indivíduo”, exemplifica o médico nutrólogo.

Essa necessidade de aumentar o consumo de proteínas vai à contramão de um hábito erroneamente comum entre muitos idosos: a ingestão de “sopinha”. “Primeiramente, esclareço que não há nada de errado com a sopa, no entanto, esse tipo de alimento dificilmente irá suprir as necessidades diárias de nutrientes de um idoso, em especial, no que diz respeito às proteínas. Costumo dizer aos pacientes e seus acompanhantes que a alimentação de pessoas idosas deve ser igual à de um adolescente ou adulto jovem. Alimentos sólidos e frescos são os mais indicados”, recomenda Dr. Fábio.

No entanto, nem sempre é possível seguir essa recomendação. “Idosos debilitados, com problemas motores e neurológicos, não conseguem mastigar normalmente. Nesses casos específicos, é necessário optar pela alimentação líquida e complementar as deficiências nutricionais por meio de suplementação”, completa.

O suplemento alimentar mais utilizado pelos idosos é o Whey Protein, que fornece doses elevadas de proteínas, a fim de suprir as necessidades alimentares. “O Whey Protein é um importante aliado na alimentação de idosos debilitados e também dos saudáveis, que praticam atividades físicas, lembrando que, em ambos os casos, o consumo só deve ser feito após a prescrição nutricional por um médico nutrólogo ou nutricionista”, enfatiza o especialista.

Leia mais: Dietas Hospitalares

Portadores de doenças crônicas, como o diabetes, a hipertensão, reumatismos e demais problemas, precisam redobrar a atenção com relação à alimentação saudável. “É preciso adotar uma dieta balanceada e específica para a condição de saúde de cada um, ficando sempre atento aos cuidados com o excesso de sal, açúcar, carboidratos e gorduras, além de praticar atividades físicas monitoradas e adaptadas às necessidades e limitações de cada um, para que a vida siga um caminho cada vez mais saudável”, conclui Dr. Fábio Pizzini.

A clínica Ápice Medicina Integrada fica localizada na Rua Eulália da Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202 ou pelo site: www.apice.med.br.

 

Foto Destaque: Banco de Imagens

1 Comentário

  1. Adorei o artigo. É sempre bom cuidar da nossa saúde para ter mais qualidade de vida. Obrigada por compartilhar!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens