» Início » Bebidas » Bar » Comidas que combinam muito bem com whisky

Comidas que combinam muito bem com whisky

por | jun 17, 2019 | Bar, Bebidas, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Há uma antiga controvérsia a respeito do whisky ser ou não uma bebida apropriada para combinar com comida, mas a popularidade da bebida vem crescendo e novas maneiras de consumi-la vão surgindo. Antes, degustar um copo de whisky era um programa por si só; sem acompanhamentos nem petiscos.

Atualmente, há muitos apreciadores e conhecedores da bebida investindo em combinações gastronômicas. Para encontrar um alimento que case bem com o sabor do whisky, é preciso entender as classes e tipos da bebida, se é leve ou encorpado, com toques adocicados ou frutados, ou se tem notas mais complexas e ousadas como terra ou trufa.

De acordo com os especialistas, a comida deve ser combinada com o whisky de maneira que nem ele e nem a comida encubram o sabor do outro. Em vez disso, ele devem se complementar e ajudar a melhorar a experiência dos dois.

Aqui estão sete alimentos que combinam bem com diferentes tipos da bebida:

Chocolate Amargo

Chocolate e whisky complementam um ao outro. Em vez de chocolate açucarado, a combinação funciona melhor com chocolate amargo de boa qualidade. Chocolate amargo com laranja é uma boa escolha para experimentar com scotch, já que a nota cítrica do scotch realça o sabor alaranjado do chocolate.

Chocolates de leite, simples ou com um toque de gengibre ou pimenta, funcionam bem com whisky do tipo rye. Chocolates de avelã vão bem com um single malt.


Queijos

Whisky e queijo têm coisas em comum: ambos são envelhecidos e a vêm em muitos sabores diferentes. Esta é a razão pela qual o queijo é um bom par para um bom whisky. Degustar um cheddar envelhecido vai bem com um de sabor defumado. Queijos moles, como brie ou de cabra, combinam bem com variações leves e perfumadas, um pouco adocicadas.


Frutas secas e nozes

Frutas secas e nozes são sempre uma opção segura. Basta ser um pouco inovador ao misturar e combinar, com cuidado ao misturar os sabores. Por exemplo, nozes mais doces vão bem com um whisky forte, enquanto bebidas mais doces vão bem com sabores mais amargos. Um whisky com sabor defumado vai bem com nozes muito torradas.


Carne grelhada

Se a ocasião for um jantar e você não tiver a certeza sobre o que servir com whisky, escolha carne grelhada, uma combinação que sempre funciona. Bifes vão muito bem com whisky encorpados. A carne bovina, em especial, combina com um whisky mais defumado. A gordura da carne desenvolve um papel central no saber da combinação: carnes mais magras, por exemplo, ficam ótimas com um bourbon.


Bolo de carne

Um bolo de carne combina bem com whiskys fortes. O alto teor de álcool e o tempero dos whiskys encorpados combinam bem com pratos mais contundentes como o bolo de carne.


Salmão defumado

Peixe também casa com whisky e o sabor defumado do salmão dá ao bourbon um sabor picante e frutado. Esses dois sabores se complementam muito bem.


Crumble de Maçã

Sobremesa também entra na lista e um crumble de maçã combina com um whisky leve e perfumado. Os sabores de caramelo no bourbon complementam a torta de maçã de uma maneira diferente e deliciosa.

 

Foto: Unsplash.com

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens