Automação Comercial

Tradição familiar substituída pelo celular

Banner Sinergia Brazil
Banner Rancho do Pescador
Banner Melhores Cursos Online

Ainda vejo pessoas entrando no prédio de domingo com pirex de comida enrolado no pano de prato anunciando que haverá um almoço com a família. Antigamente era mais assim; um chegava com a massa, outro com a carne, outro com a maionese e outro com o pudim. Cardápio clássico de domingo. Todos tinham uma sacolinha na mão e as crianças chegavam felizes, loucas para brincar.

Era um hábito, uma rotina dominical, uma preparação para as visitas, as mães e sogras neste dia. Falava-se alto, ria-se muito e era inevitável contar aquela história engraçada pela milésima vez e todos riam de novo. Arriscava-se até a pegar aqueles álbuns antigos de fotos impressas para relembrar os bons e velhos tempos. Era tradição.

Hoje essa tradição familiar foi substituída pelo celular. O cardápio mudou e chega-se de mão vazia, pois tudo pode ser pedido pelo celular. Já não existe o ritual da preparação dos pratos com antecedência e a mesa posta com capricho e carinho. Hoje come-se até no sofá, na cama, em pé e com as mãos. Não tem tanta louça pra lavar e as conversas duram pouco, algumas amenidades e em pouco tempo o silêncio toma conta e na sala já está cada um num canto com o celular na mão.

A solidão acompanhada. Epidemia mundial. O mal deste século também. A mão da tecnologia que nos conecta, nos oferece conteúdo, possibilidades, experiências, inovações e serviços e nos afaga; é a mesma mão que nos distancia da vida real, das pessoas, das famílias, da natureza, das sensações verdadeiras e sentidas por inteiro e não somente através das pontas dos dedos. Essa mão nos apedreja, nos aprisiona, nos vicia, nos isola e nos mata aos poucos. Alienação digital.

A era da solidão acompanhada já chegou. Você viu no Face? Diante de tantas oportunidades, fotos, viagens, comida e compras, continuamos parados com o celular na mão. O paradoxo digital chegou na tela do seu celular, só abrir o link.

 

Leia também: Claro Flex vale a pena?

 

Foto Destaque: Paula Boldrini


Paula Boldrini

PAULA BOLDRINI

Nutricionista e com sua mãe cozinheira criaram o Facebook Paula Boldrini e o Instagram Já pra Panela com produções culinárias caseiras para tornar seu dia a dia mais gostoso.

Banner Melhores Cursos Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + 10 =