» Início » Colunistas » Tradição familiar substituída pelo celular

Tradição familiar substituída pelo celular

por | jun 12, 2019 | Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Ainda vejo pessoas entrando no prédio de domingo com pirex de comida enrolado no pano de prato anunciando que haverá um almoço com a família. Antigamente era mais assim; um chegava com a massa, outro com a carne, outro com a maionese e outro com o pudim. Cardápio clássico de domingo. Todos tinham uma sacolinha na mão e as crianças chegavam felizes, loucas para brincar.

Era um hábito, uma rotina dominical, uma preparação para as visitas, as mães e sogras neste dia. Falava-se alto, ria-se muito e era inevitável contar aquela história engraçada pela milésima vez e todos riam de novo. Arriscava-se até a pegar aqueles álbuns antigos de fotos impressas para relembrar os bons e velhos tempos. Era tradição.

Hoje essa tradição familiar foi substituída pelo celular. O cardápio mudou e chega-se de mão vazia, pois tudo pode ser pedido pelo celular. Já não existe o ritual da preparação dos pratos com antecedência e a mesa posta com capricho e carinho. Hoje come-se até no sofá, na cama, em pé e com as mãos. Não tem tanta louça pra lavar e as conversas duram pouco, algumas amenidades e em pouco tempo o silêncio toma conta e na sala já está cada um num canto com o celular na mão.

A solidão acompanhada. Epidemia mundial. O mal deste século também. A mão da tecnologia que nos conecta, nos oferece conteúdo, possibilidades, experiências, inovações e serviços e nos afaga; é a mesma mão que nos distancia da vida real, das pessoas, das famílias, da natureza, das sensações verdadeiras e sentidas por inteiro e não somente através das pontas dos dedos. Essa mão nos apedreja, nos aprisiona, nos vicia, nos isola e nos mata aos poucos. Alienação digital.

A era da solidão acompanhada já chegou. Você viu no Face? Diante de tantas oportunidades, fotos, viagens, comida e compras, continuamos parados com o celular na mão. O paradoxo digital chegou na tela do seu celular, só abrir o link.

 

Leia também: Claro Flex vale a pena?

 

Foto Destaque: Paula Boldrini


Paula Boldrini

PAULA BOLDRINI

Nutricionista e com sua mãe cozinheira criaram o Facebook Paula Boldrini e o Instagram Já pra Panela com produções culinárias caseiras para tornar seu dia a dia mais gostoso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens