» Início » Áreas » Confeitaria » Conheça a história do macaron e aprenda como prepará-lo

Conheça a história do macaron e aprenda como prepará-lo

por | maio 24, 2019 | Áreas, Confeitaria, Doces, Parceiros, Receitas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Qual é a história por trás do delicioso macaron, a pequena doce estrela da confeitaria francesa, admirada e venerada pelo mundo todo?

As origens do doce, que hoje é considerado uma iguaria, é humilde: eles vieram da Itália e nasceram como simples biscoitos de açúcar, farinha de amêndoa e clara de ovo. Catarina de Médici foi a responsável por levá-los a França quando se casou com o Rei Henrique II em 1533 e tudo mudou assim que a França conheceu esses pequenos docinhos açucarados.

No início do século XX, o neto de Louis Ernest Ladurée (da Ladurée, a fabricante de macarons mais famosa da França e do mundo), Pierre Desfontaines, teve a ideia de unir o fino biscoito a uma ganache de chocolate. Assim, Ladurée popularizou o macaron moderno e o transformou em um ícone de Paris. A partir daí, nasceram inúmeras variações do doce, criadas pelos mais diferentes chefs franceses.

Hoje, os macarons são celebrados como um dos doces gourmet mais famosos do mundo e são anualmente homenageados na França no dia 30 de março.

Preparar macarons pode ser uma tarefa complicada para iniciantes. Os que esperam encontrar uma receita fácil na internet, custarão em encontrá-la. Isso porque o processo de fabricação desses doces requer precisão exata na pesagem de seus ingredientes e requer também um pouco de técnica de confeitaria para alcançar o resultado perfeito.

O “macaronage”, ou o ato de misturar os ingredientes secos com as claras, é delicado e feito “a olho”, apenas olhando e sentindo a textura da mistura. Se a massa for misturada em excesso, o macaron ficará parecido a uma panqueca. Em caso de se misturar pouco, eles nunca ficarão com a forma lisa tão característica do doce.

Receita clássica de macaron 

Ingredientes

MACARONS
1 xícara de açúcar de confeiteiro
3/4 xícara de farinha de amêndoa
2 claras de ovos grandes em temperatura ambiente
5 colheres de sopa de açúcar granulado
1 colher de chá de extrato de baunilha
Duas gotas de corante em gel de laranja (opcional)

BUTTERCREAM DE LARANJA
4 colheres de sopa de manteiga amolecida
4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de raspas de laranja
3 colheres de sopa de suco de laranja fresco
1/2 colher de chá de sal marinho

Modo de preparo
  • Etapa 1: Preaqueça o forno a 180ºC;
  • Etapa 2: Misture o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoa em um processador de alimentos em velocidade lenta. Peneire a mistura 2 vezes, descartando qualquer pedaço de amêndoa restante;
  • Etapa 3: Com uma batedeira de mão ou planetária, bata as claras até conseguir formar picos moles que não se desfaçam. Lentamente, adicione o açúcar granulado (e o corante se estiver usando) e aumente a velocidade até que os picos duros se formem. Misture a farinha peneirada com açúcar nas claras até conseguir uma mistura lisa e brilhante;
  • Etapa 4: Transfira a massa para um saco de confeitaria com uma ponta arredondada lisa de 1/2 polegada e um cano de 3/4 de polegada e distribua-os em uma assadeira forrada com uma polegada de distância entre eles;
  • Etapa 5: Deixe repousar em temperatura ambiente por 10 minutos. Depois, asse uma folha de cada vez, virando na metade, até que os macarons estejam cozidos, por cerca de 10 minutos. Deixe os macarons esfriarem na folha por dois minutos e só então transfira-os para uma grade para esfriar completamente;
  • Etapa 6: Buttercream de laranja – Em um processador de alimentos ou batedeira, bata a manteiga, o açúcar de confeiteiro, as raspas de laranja, o suco de laranja e o sal até ficar homogêneo e cremoso. Coloque tudo em um saco de confeitaria equipado com uma ponta redonda plana de 1,2cm;
  • Etapa 7: Buttercream de laranja – Para finalizar os macarons, coloque uma colher de chá de recheio de buttercream em uma casca e cubra com outra. Sirva imediatamente ou empilhe entre camadas de papel, enrole em plástico e congele por até 3 meses.

2 Comentários

  1. Amo macarons, são doces irresistíveis e por trás dessas deliciosas receitas tem uma história muito interessante! Adorei o seu post e a receita também, deu água na boca.

    Responder
    • Obrigado pelo carinho, Ana Clara! =D

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens