» Início » Técnicas » Habilidades Básicas » Por que nem todo milho vira pipoca?

Por que nem todo milho vira pipoca?

por | maio 23, 2019 | Habilidades Básicas, Parceiros, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Por: Eli Braz

Ante de responder a essa pergunta temos que admitir que, dificilmente teremos alguém que não goste de pipoca, não é mesmo? Ela é quase uma unanimidade no mundo todo. Por isso a pipoca que antes tinha um caráter mais doméstico foi ganhando espaço até se tornar um negócio.

O mercado gourmet se apoderou da nossa amada pipoca e deu a ela uma roupagem sofisticada. As Pipocas de doce ganharam vários sabores, como chocolate, caramelo e leite ninho. E tem muitas pessoas se dando bem com o mercado.

Mas para todos que gostam de pipoca sempre ficava uma dúvida, por que nem todos os grãos de milho de pipoca estoura? Primeiro vamos saber por que ela estoura, ok?

Antes de mais nada é preciso saber que nem todo milho vira pipoca. A espécie chamada Zea Mays Everta, tem mais umidade que os demais tipos de milho, cerca de 12 a 16%. Além disso esse milho tem a casca mais resistente que os outros. Por isso quando submetido a uma certa temperatura (mais que 170ºC), transforma a água em vapor e gerando pressão dentro da casca o grão estoura virando pipoca.

Então por que nem todos os grãos estouram? Simples! Porque caso haja irregularidades na casca, como furos ou rachaduras, o vapor de água escapa e a casca não explode. Outros fatores que impedem a transformação do milho em pipoca são a contínua exposição ao sol – que acaba secando o interior do grão – e o aquecimento abaixo da temperatura necessária.

Este é o interessante processo pelo qual o milho de pipoca passa para se transformar em um dos petiscos mais amados e companheiro inseparável de um bom filme.

1 Comentário

  1. Parabens pelo artigo!!! Adorei.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens