» Início » Áreas » Confeitaria » Tendências da confeitaria para 2019

Tendências da confeitaria para 2019

por | maio 3, 2019 | Áreas, Confeitaria, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Por: Tatiana Fabbri Gaeta Quadros

A confeitaria tem um papel importante na gastronomia. Você até pode frequentar um restaurante onde a comida é boa, mas caso a sobremesa deixe a desejar, provavelmente você não voltará. Por esse papel ser tão importante, a confeitaria está em evidência, principalmente em microempresas. Muitas pessoas abriram seus próprios negócios voltados para a área de festas e com doces personalizados.

A procura por cursos de confeitaria de curta duração cresceu exponencialmente. Aulas on-line têm sido a sensação do momento, uma vez que buscam sempre inovar e trazer tendências para o mercado de doces e festas.

Leia mais: Melhores cursos de confeitaria online

Tendências

Algumas tendências estão previstas para este ano, que vão dos bolos aos doces. Os bolos terão aparência mais simples, serão menores e apresentarão cores mais suaves em tons pastéis e mais harmônicos. Podemos até abusar das texturas, mas de forma simples, sutil e com delicadeza.


Tipos de Bolos

Já o bolo fake volta ao mercado. São bolos com acabamentos perfeitos que não desmontam, mesmo em dias mais quentes, complementando a decoração das mesas. Outro bolo que virá com tudo este ano são os espatulados. Apesar de já estar no mercado há algum tempo, ele continua encantando clientes. É um bolo simples, mas que agrada pelo sabor e aparência.

O cake in box também está ganhando mais visibilidade no mercado da confeitaria no Brasil. Nada mais é do que um bolo bem molhadinho e com bastante recheio. Costuma ser cortado e vendido em fatias largas e generosas. Do jeito que o brasileiro gosta!


Chocolate e doces

Um produto que também terá destaque este ano é o chocolate. Em aniversários e casamentos, os bolos de chocolate devem ser os mais pedidos e virão com uma decoração moderna e elegante.

Mas não só de bolo vive a confeitaria! Os chocolates artesanais, com sabores exclusivos, serão muito valorizados e apreciados. Além disso, os doces tradicionais ganharão um ar de sofisticação, passando a ser considerado um doce gourmet. Alguns exemplos são o brigadeiro explosivo, a bala de coco recheada, o bolo no palito (cake pop), entre outros.


Bolachas decoradas

Outro item que fará sucesso são as bolachas decoradas, uma tradição americana. As bolachas ganham personalização em mesas de bolo e doces, fazendo muito sucesso entre crianças e adultos. É um item com baixo valor de produção, porém, comercializado com preço elevado devido ao trabalho dedicado na decoração.

A confeitaria não para e está sempre inovando. Temos muitos profissionais excelentes no mercado, que pensam a confeitaria com muito amor e carinho para todos nós.

 

Tatiana Fabbri Gaeta Quadros possui graduação em gastronomia, pelo Centro Universitário Senac (2006), e especialização em confeitaria e panificação, pela Universidade Anhembi Morumbi (2008). É especialista em gestão da segurança de alimentos, pelo Senac Rio (2012), e graduada em engenharia de alimentos, pela Universidade de Taubaté (UNITAU) (2013). Atualmente, é professora e coordenadora da graduação Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, lecionando nas disciplinas de confeitaria e panificação.

4 Comentários

  1. Gostei muito do seu post, o conteúdo além de ser bem explicado tem me ajudado muito, vou acompanhar mais suas postagens.

    Responder
  2. Mesmo sendo um artigo de 2019, são tendências que com certeza continuam em alta, afinal, a área da confeitaria só tem coisas gostosas rsrs Um abraço!

    Responder
  3. Adorei o artigo pessoal. Realmente Bolachas Decoradas parecem estar em tendência esse ano também, são bem simples e muito fáceis de fazer. Gratidão!!!!

    Responder
    • Obrigado pelo carinho, Maria. Volte sempre e grande abraço! =D

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens