Veganismo requer cuidados especiais para não prejudicar a saúde

Banner Benedita Vaz Massoterapeuta
Banner Espaçamento

O veganismo é um dos movimentos que mais cresce no mundo, e seus seguidores boicotam o uso e consumo de qualquer produto de origem animal. Recentemente, porém, um grande número de influenciadores que promovem esse estilo de vida está abandonando a dieta vegana por motivos de saúde. Apesar de ser possível comer apenas vegetais e manter-se saudável, a dieta vegana possui limitações e deve ser acompanhada sempre por um nutricionista.

“Essa alimentação é restrita em nutrientes que estão presentes ou que têm maior e melhor disponibilidade nutricional em alimentos de origem animal”, conta a coordenadora da graduação em Nutrição do Centro Universitário IESB, Patrícia Costa Bezerra. “Veganos precisam fazer uso de suplementos vitamínicos e de minerais específicos. Essa dieta deve sempre ser acompanhada por profissionais especializados”, continua.

 

MONTE SUA NHOQUERIA - CONFIRA MAIS DETALHES!400 RECEITAS FIT COM CARDÁPIOS - SAIBA MAIS!APRENDA A FAZER MASSAS FRESCAS COM TÉCNICAS DE CONGELAMENTO!

 

Em março, a youtuber Yovana Mendoza, que promovia uma dieta contendo apenas alimentos crus, foi extremamente criticada por seus seguidores após um vídeo seu comendo peixe ser publicado por acidente. Logo depois, a influenciadora revelou que havia voltado a comer alimentos de origem animal para reverter problemas de saúde causado pela sua dieta.

“O crudiveganismo, em que a pessoa só come alimentos crus, é especialmente perigoso”, conta Patrícia. “Além de restrita em nutrientes, a comida crua pode carregar uma série de micro-organismos, toxinas ou fatores antinutricionais que seriam eliminados pelo processo de cocção”, conta.

Outro youtuber que precisou abandonar o veganismo foi o britânico Tim Shieff, praticante de parkour. Ele afirmou que sua saúde estava declinando e incluiu ovos crus e salmão na sua alimentação.

Segundo Patrícia, uma dieta vegana sem acompanhamento profissional pode levar a deficiências de vitaminas que estão envolvidas no funcionamento de sistemas essenciais do nosso organismo, como o próprio sistema nervoso. Algumas deficiências são tão graves que podem afetar o equilíbrio e a marcha da pessoa.

“Um nutricionista deve identificar as necessidades nutricionais do indivíduo, bem como sua fase de desenvolvimento, e avaliar se a opção pretendida não coloca em risco a saúde do paciente naquele momento”, conta Patrícia. “Além disso, muitas adequações e reposições de nutrientes serão necessárias. Muitos hábitos e cuidados de saúde também precisam ser incorporados e mantidos a longo prazo”, finaliza.

Veganismo requer cuidados especiais para não prejudicar a saúde
5 (100%) 1 vote[s]

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Colunistas, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Um comentário em “Veganismo requer cuidados especiais para não prejudicar a saúde

  • 22 de abril de 2019 em 20:25
    Permalink

    Que pena, mais uma nutricionista falando mais do mesmo, parece até que se o vegano não tomar um caminhão de comprimido vai morrer desnutrido. Está na hora de atualizar o conhecimento, especialmente pra uma professora. Dieta vegana é muito saudável e a única suplementação indispensável é de vitamina B12.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *