» Início » Notícias » Eventos » Stop Food Waste Day: dicas para reduzir o desperdício de alimentos

Stop Food Waste Day: dicas para reduzir o desperdício de alimentos

por | abr 21, 2019 | Eventos, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Segundo dados da FAO/ONU, 1,3 bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas por ano no mundo. Isso equivale a cerca de 1/3 de toda a comida produzida para o consumo humano. No Brasil, as famílias desperdiçam em média 353 gramas de comida por dia, ou 128,8 quilos por ano, segundo dados do projeto Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil. De acordo com a pesquisa, a dupla arroz e feijão, base da alimentação brasileira, está entre os mais desperdiçados, representando 38% dos alimentos jogados fora no Brasil. Diante desse cenário, o Brasil participa pela segunda vez da campanha internacional contra o desperdício de alimentos Stop Food Waste Day (www.stopfoodwasteday.com.br). A campanha acontece durante o mês de abril e terá seu Dia D no dia 24 de abril. A iniciativa é realizada pelo Grupo Compass e no Brasil acontece por meio da GRSA|Compass, responsável pela alimentação diária de mais de um milhão de pessoas. “O objetivo da campanha é conscientizar e engajar as pessoas sobre o consumo consciente de alimentos e a redução do desperdício para gerar um impacto positivo na mudança de hábitos de consumo alimentar”, explica Mara Baggio, nutricionista e gerente de Segurança, Qualidade e Meio Ambiente da GRSA.

Confira algumas dicas da nutricionista de pequenas atitudes que podem fazer a diferença para evitar o desperdício de alimentos e gerar mais economia no seu dia a dia.

Planeje as refeições

Antes de fazer compras, olhe a sua despensa, geladeira e planeje o que você irá cozinhar. Crie cardápios inteligentes que permitam aproveitar ingredientes nas diversas refeições. Assim você economiza tempo e dinheiro, além de evitar o desperdício.


Faça uma lista de compras

Uma família brasileira joga cerca de um terço dos alimentos que compra. A partir do planejamento das refeições, faça uma lista e compre apenas o que você sabe que será consumido.


Não coloque comida demais no prato

Isso vale para as refeições dentro e fora de casa. Sirva-se em quantidades menores e repita depois se ainda tiver fome. Assim você evita deixar aquele restinho de comida sempre no prato. Evite também o exagero ao servir as crianças. Comece com pequenas porções para evitar que sobre muita comida no prato dos pequenos.


Fique atento às datas de validade

Existem aplicativos que ajudam a acompanhar as datas de validade dos produtos que temos em casa. Fique de olho e crie receitas para aproveitar os alimentos próximos do vencimento.


Aproveite os alimentos por inteiro

Muitas sementes, folhas e talos que geralmente jogamos fora são ricos em nutrientes e ficam muito saborosos em diversas receitas. Procure usar os alimentos por inteiro sempre que possível. Para isso prefira sempre os orgânicos e lave muito bem.


Tenha uma horta em casa

Ter uma pequena horta ajuda a ter alimentos e temperos sempre frescos e usar apenas a quantidade necessária. Quantas vezes você comprou um maço de manjericão e usou apenas algumas folhas? Com a plantinha em casa você colhe apenas o que vai usar. Muitas sobras de vegetais e frutas podem ser plantadas, como o alho-poró, cebolinha, alface, alho e abacaxi. O lixo orgânico também pode ser usado para fazer compostagem e adubar sua horta.


Use e abuse das PANCs

As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são aquelas que, apesar de serem comestíveis, não são muito usadas como alimento. “É o caso da azedinha, rica em vitaminas A, B, C e sais minerais e ora-pro-nóbis, rico em fibras, ferro, proteína, vitaminas e aminoácidos essenciais ” afirma a nutricionista da GRSA, Mara Baggio.


Planeje eventos com antecedência

Organize eventos como o churrasco em família ou uma festa de aniversário pensando na quantidade adequada ao número de convidados. Leve em consideração a idade dos convidados e a duração da festa para evitar exageros e gerar muito desperdício.


Dê uma chance às frutas e legumes feios

Muitas frutas e legumes, apesar de frescos e saborosos, acabam na lata do lixo por não serem bonitos. Valorize também esses produtos, que muitas vezes inclusive são vendidos com desconto.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens