Esporte: bons resultados começam na cozinha

Banner Cafeteria Gamela
Banner Guia Gastronômico
Banner Espaçamento

A comida é a base fundamental para os melhores atletas do mundo treinarem seus corpos e atingirem seus objetivos, seja em competições individuais ou coletivas. Embora esses atletas possam se especializar em esportes muito diversos, sua dieta tem pontos em comum que lhes permitem converter seu árduo treinamento em resultados tangíveis.

Banner Espaçamento

Boa nutrição para ótimos resultados

Independentemente do esporte que praticam, os melhores atletas do mundo dependem de uma boa alimentação para poderem ter os nutrientes necessários para treinar seus corpos.

Nesse contexto, o site Motivação na Musculação destaca alimentos como banana, peixe e azeite, além de peito de frango, ovos e chá verde, entre os alimentos incluídos na melhor dieta para atletas.

Isso se deve a que todos os alimentos acima mencionados são fontes de nutrientes essenciais que são fáceis de assimilar para o nosso organismo, e permitem que ele tenha uma fonte de energia efetiva para praticar um esporte e obter os melhores resultados possíveis.

Pela sua parte, a empresa Red Bull, conhecida por ser patrocinadora de alguns dos melhores atletas do mundo em diversas disciplinas, mostra como melhorar o desempenho através da alimentação, mostrando uma lista de ingredientes que devem estar na cozinha de qualquer atleta.

Dentro dela, é possível encontrar alimentos como batata doce, brócolis, aveia, frutas vermelhas e cafeína, além dos alimentos mencionados acima.


Você é aquilo que você come

Um ponto que tem sido comumente mencionado por treinadores e nutricionistas focados em esportes é que a dieta de um atleta pode ser mais importante do que o próprio treinamento físico. Isso ocorre porque certa alimentação, pode melhorar significativamente o desempenho de um atleta.

Neste contexto aparece o exemplo da tenista americana Serena Williams, que por muitos anos tem sido a melhor do mundo, e nas Olimpíadas de Rio 2016, fez notícia por receber cardápio completamente vegano como parte da sua rotina.

Depois de fazer uma pausa na sua carreira no tênis, ela continua procurando recuperar o seu título de número 1 do mundo, e começa a aparecer nos sites que oferecem dicas de apostas para hoje, como no caso do Betfair, que lhe dá 21.7% de chances em 4 de março para vencer no próximo torneio de Wimbledon.

Esporte: bons resultados começam na cozinha
Crédito: Unsplash


A importância da alimentação pós-treino

Assim como a comida é importante para se preparar antes da atividade física, os alimentos consumidos após um treino ou a prática de um esporte são vitais para a recuperação de um atleta.

Segundo especialistas em nutrição, dentro de duas horas após o exercício físico, é necessário ingerir carboidratos e proteínas que estimulem a melhora muscular e o reparo de seus respectivos tecidos.

Nesse período, é essencial reabastecer as reservas de glicogênio muscular e hepático, restaurar os eletrólitos perdidos e consumir alimentos que ajudem a minimizar o impacto negativo do esforço físico no sistema imunológico.

Por isso, o site Globoesporte compartilhou uma lista dos melhores alimentos para acelerar a recuperação pós-treinamento. Nela se inclui açafrão, água de coco, abacate e oleaginosas, como castanhas, amêndoas e avelãs.

 

Uma boa nutrição é essencial antes e depois da atividade física, já que o corpo precisa ter nutrientes suficientes para um atleta treinar e melhorar seu desempenho no momento das competições para obter os melhores resultados possíveis.

Esporte: bons resultados começam na cozinha
5 (100%) 1 vote[s]
Banner Anuncie Aqui

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Colunistas, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *