A gastronomia presente na edição 2018 da Expoflora em Holambra

Banner Benedita Vaz Massoterapeuta
Banner Confraria Hallertau
Banner Espaçamento

Os mais de 300 mil turistas que todos os anos visitam a Expoflora já sabem: tem sempre uma receita nova para ser apreciada nos restaurantes e nas confeitarias. Entre as novidades gastronômicas este ano está a “Salada de flores” com endívias e vinagrete de framboesa – receita do chef Pablo Schoenmaker do Casa Bela Restaurante.

O prato poderá ser harmonizado com o vinho “Pétalas”, da linha “Tempos”, lançamento da Vinícola Góes na Expoflora e produzido com uvas Cabernet Franc cultivadas em São Roque. Trata-se de um rosé fino seco com notas frutadas, especialmente de cereja, morango e mamão, com leves toques florais. Seu sabor é cremoso, de acidez equilibrada e prolongada persistência. Como sobremesa, o Casa Bela apresenta a tortinha “Lemon Curd”, com massa de amêndoas recheada com creme de limão siciliano e coberta com chantilly.

A gastronomia presente na edição 2018 da Expoflora em Holambra
“Salada de flores”, com endívias e vinagrete de framboesa, receita do chef Pablo Schoenmaker

Outra novidade é o “Martin pork” (cotovelo de porco holandês) com molho de mostarda – da Martin Holandesa Confeitaria e Restaurante, que traz também o “Lentebloem” (flor da primavera). O doce, criação do chef Frank Martin Gerritsen, consiste em creme de amêndoas com mousse de creme de leite sabor morango, com cobertura de morangos e chantilly frescos.

O chef Daniel Ruiz, do Dr Food Truck, criou “Bouquet Burger” um hambúrguer com creme de rosas. A Confeitaria Doce de Rosas também inovou e apresenta o “Frambozem geak” (doce de framboesa), com base crocante com marzipã, recheado com geleia de framboesa e cobertura de chocolate branco. As receitas estão disponíveis no site: www.ateliedanoticia.com.br. O parque da Expoflora conta com uma ampla área de 250 mil metros quadrados onde funcionam duas grandes praças de alimentação com 16 lanchonetes, além de sete restaurantes (desde fast-food a comidas nacionais e típicas holandesas) e duas confeitarias.

Banner Espaçamento

Queijos holandeses

A gastronomia presente na edição 2018 da Expoflora em Holambra
A Oma Beppie importou diversos tipos de queijos holandeses para serem apreciados

Este ano, a Oma Beppie não traz novas receitas, mas importou diversos tipos de queijos holandeses para serem apreciados pelo público. Entre eles, o Maasdam (caracterizado por suas grandes olhaduras, formadas em um processo artesanal, que lhe conferem sabor suave e adocicado, com leve toque amendoado, ideal para harmonizar com um vinho tipo Riesling e cervejas claras tipo “blond”), o queijo de cabra (leve e cremoso), o Prima Donna (extra maturado, meio picante e de consistência firme para ser degustado com Cabernet Sauvignon, Pinot Noir ou Sirah), e o Vincent (tipo “proosdij” com 26 semanas de maturação, no qual se utiliza uma cultura específica de bactérias para atingir seu sabor inconfundível, frutado e levemente doce, ideal para ser saboreado com vinho tipo Riesling ou Chardonnay ou ainda com cervejas de trigo).

Não poderia faltar o Gouda, o queijo holandês mais exportado (e copiado) no mundo todo. Além do tradicional (que combina com vinhos Chardonnay e Sauvignon Blanc e cervejas tipo lager), a Oma Beppie importou o Gouda com sementes de cominho, que lhe garantem um sabor cremoso suave e ligeiramente picante (para acompanhar vinhos frutados e cervejas pilsen), e ainda o Mediterrâneo, com uma deliciosa combinação de azeitonas, manjericão e alho.

A Expoflora – maior exposição de flores e planta ornamentais da América Latina – acontece entre 24 de agosto e 23 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, localizada a 140 km de São Paulo. O patrocínio é da Coca-Cola Femsa Brasil, Água Mineral Crystal, Amstel e Ultragaz e apoio do Banco do Brasil e da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra.


Serviço

37ª Expoflora
Localização:
 Holambra
Data: 24 de agosto a 23 de setembro (de sexta a domingo)
Horário: Das 9h às 19h
Ingressos: R$ 48 na bilheteria e no site: www.ingressorapido.com.br
Informações para o Público: (19) 3802-1499
Patrocínio: Coca-Cola Femsa Brasil, Água Mineral Crystal, Amstel e Ultragaz e apoio do Banco do Brasil e da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra

 

Foto – Legenda: “Lentebloem”, doce da confeitaria Martin Holandesa

A gastronomia presente na edição 2018 da Expoflora em Holambra
5 (100%) 1 vote[s]
Banner Itu.com.br

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Colunistas, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *