» Início » Cozinhas » Rural » Receita: Bolo de Milho Salgado

Receita: Bolo de Milho Salgado

por | jun 29, 2018 | Cozinhas, Receitas, Rural, Salgadas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Insumos

– 4 Ovos (180gr);
– 1 colher (chá) de Sal (5gr);
– 2 xícaras de Leite (400ml);
– 1/2 xícara de Margarina sem sal (100gr);
– 1 xícara de Farinha de Trigo (110gr);
– 1 1/2 xícara de Fubá (195gr);
– 1 colher (sopa) de Fermento em pó (12gr);
– 200gr de Queijo de Coalho, em cubinhos.


Modo de Preparo

Para fazer o Bolo de Milho Salgado, na tigela da batedeira, coloque as claras de ovo e uma pitada do sal, e bata até espumar. Junte as gemas, o leite, a margarina e o restante do sal, e continue batendo até ficar homogêneo.

Transfira para uma tigela e misture a farinha de trigo, o fubá e o fermento, delicadamente. Disponha em uma assadeira retangular (30x20cm), untada e enfarinhada, espalhe o queijo de coalho e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos, ou até que inserindo um palito na superfície, este saia limpo. Retire do forno e sirva em seguida.

Dicas
Se não tiver batedeira, utilize o liquidificador para misturar os ingredientes, com exceção da farinha de trigo, fubá e fermento, que devem ser misturados delicadamente à parte. Se preferir, acrescente pedacinhos de linguiça calabresa defumada e frita à massa do bolo.


Sobre o gosto Umami

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse: www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas mídias sociais: www.facebook.com/gostoumami e www.instagram.com/ogostoumami.

Leia mais: Umami: o quinto sabor

Receita criada pelo Comitê Umami

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens